Schwetzingen1

A cidadezinha de Schwetzingen, que faz parte da Estrada dos Castelos, parece ter parado no tempo assim que você se depara com o impressionante palácio da cidade e com seus moradores andando pelas ruazinhas com roupas da época de Maria Antonieta para dar um charme a mais na história do palácio.

Este era na Idade Mmédia um Wasserburg, ou melhor, um castelo construído com um fosso em volta (que para a época era a melhor defesa) e virou em 1710-1716 um palácio exclusivamente para a caça e festas que aconteciam no verão, no melhor estilo barroco e rococó.

O palácio ficou famoso por causa do principe eleitor da Baviera, Karl Theodor (1724 e 1799), que também era um músico e promoveu concertos e bailes que movimentavam toda a cidade e região. Seu reinado teve enorme importância para o desenvolvimento cultural, econômico e de infra-estrutura do sul da Alemanha, na segunda metade do século XVIII.

Com isso,  atraiu muitos artistas, músicos, poetas e filósofos (incluindo Mozart e Voltaire) para Schwetzingen. Com sua orquestra da corte foi o pioneiro da música clássica européia e discutia a mudança sobre a renovação da ópera, uma vez apresentadas em italiano, para serem apresentadas somente na língua alemã.

Karl_Theodor_(Bayern)
O palácio é enorme. Para começar, o seu teatro em estilo rococo construído em 1752 é maravilhoso e foi o primeiro teatro da Europa com galerias, e hoje é o local onde no verão acontecem festivais maravilhosos. Aliás, foi neste teatro que o pequeno Mozart de 7 anos tocou em 1763.
Os apartamentos de Karl Theodor e sua esposa Elisabeth Auguste foram fielmente reconstruídos, um luxo. Todos os móveis do palácio são originais dos séculos XVIII e XIX.
E a história do século XVIII ganha vida durante os tours guiados pelo palácio que são imperdíveis, feito pelo guia com roupas de época.  Infelizmente, é super proibido tirar fotos do interior do palácio.
Schwetzingen1 Schwetzingen2 Schwetzingen3 Schwetzingen4
schwetzingen2
schwetzingen3
Agora, para os jardins, as fotos estão liberadas. Estes jardins estão entre os mais importantes e bonitos da Europa. Em 1753 Karl Theodor reformou todo o jardim e o expandiu em mais de 72 hectares deixando-o  geometricamente perfeito, isso significa que o jardim tem somente linhas retas. Você passará um dia inteirinho percorrendo (ou se perdendo) nas duas partes principais dos jardins, uma parte em estilo francês barroco e a outra em estilo inglês. O jardim barroco é chamado de Arborium Theodoricum, e foi um dos primeiros nesse estilo na Alemanha.
O visitante encontra de tudo nestes jardins: esculturas (mais de 100), fontes, pontes chinesas,  vários templos de Deuses gregos, a Badehaus (casa de banho) uma casa de verão com o seu próprio jardim imitando uma vila italiana… mas, o mais fascinante é o jardim turco com a sua própria mesquita criada por Nicolas de Pigage. O edifício só é decorativo e não serve a nenhum propósito religioso… é de tirar o fôlego!

Schwetzingen5 Schwetzingen6 Schwetzingen7 Schwetzingen8 Schwetzingen9 Schwetzingen10 Schwetzingen11 Schwetzingen12 Schwetzingen13 Schwetzingen14 Schwetzingen15 Schwetzingen16 Schwetzingen18 Schwetzingen19 Schwetzingen20 Schwetzingen21 Schwetzingen22 Schwetzingen23 Schwetzingen24 Schwetzingen25 Schwetzingen26 Schwetzingen27 Schwetzingen28 Schwetzingen29
Schwetzingen4
Hoje o palácio é chamado de “Versailles do Palatinado” e recebe mais de 500.000 visitantes no ano.
O palácio também tem um delicioso restaurante com 800 lugares e está aberto de abril a outubro.
As visitas guiadas no verão, em alemão, acontecem de segunda a sexta das 11:00-16:00; sábados, domingos e feriados das 11:00-17:00h. As visitas guiadas em inglês acontecem somente aos sábados, domingos e feriados e em um único horário, às 14:00h.
Visitas guiadas no inverno somente em alemão nas sextas, sábados, domingos e feriados às 11:00, 13:30 e 15:00.

Ingressos para o verão:

Para o palácio e jardins:

-Adultos 9,00 euros;

-Crianças e idosos 4,50;

-Familias (casal e crianças) 22,50 euros

Ingressos somente para os jardins:

-Adultos 5,00 euros;

-Crianças e idosos 2,50;

-Familias (casal e crianças) 12,50 euros

Ingressos para o inverno:

Para o palácio e jardins:

-Adultos 7,00 euros;

-Crianças e idosos 3,50;

-Familias (casal e crianças) 17,50 euros

Ingressos somente para os jardins:

-Adultos 3,00 euros;

-Crianças e idosos 1,50;

-Familias (casal e crianças) 7,50 euros

O palácio e jardins estão fechados dias 24, 25 e 31/12.

 

Site oficial do castelo, clique aqui.

Mais sobre a Estrada dos Castelos? Clique aqui.

Roteiro personalizado pela Estrada dos Castelos ou para toda a Europa, peça o seu aqui.