Lucerna, uma das cidades da Suíça que mais gosto de visitar, é considerada por muitos que já a conheceram como uma das mais bonitas cidades do mundo.

Devido a sua localização às margens do lago de Lucerna, tem sido uma das cidades mais turísticas da Europa. Quando a rainha Victoria, do Reino Unido, veio conhecer a região, em agosto de 1868, a cidade já era conhecida, e mais de um século depois, por volta de cinco milhões de turistas visitam a cidade todos os anos.

 

Lucerna

 

A bela Lucerna

O rio Reuss divide a cidade, e flui rapidamente para fora da extremidade noroeste do lago. Em ambos os lados, estão agrupadas casas históricas decoradas com afrescos em volta das pitorescas praças desta linda cidade, além de capelas e importantes igrejas. Fontes, muitas fontes históricas estão espalhadas pela cidade.

Museus há muitos interessantes e imperdíveis como o Gletschergarten, que é o local de escavações realizadas entre 1872 e 1875 sobre a Era do Gelo. Na última idade do gelo Lucerna foi coberta por geleiras.

Mexilhões fossilizados e folhas de palmeira encontradas nestas escavações indicam que cerca de 20 milhões de anos atrás a área de Lucerna foi uma praia subtropical. Um show multimídia e sistema de informação interativo vai trazer à vida a história emocionante da terra de uma maneira facilmente compreensível.

Um interessante labirinto de espelhos diverte as crianças e até os adultos: ele é construído no estilo do palácio Alhambra, de Granada na Espanha. O local é maravilhoso e merece uma visita. Mais sobre este incrível museu aqui.

Abre diariamente das 9:00-18:00. Ingressos para adultos a CHF 12,00, e crianças até 16 anos CHF 7,00.

Ao lado deste incrível museu não deixe de visitar o Löwendenkmal, a figura do leão moribundo, talhado na face da rocha, em memória à morte heróica de 700 guardas suíços, mortos durante um ataque às Tulherias para proteger a família real francesa, em 1792. É um dos monumentos mais marcantes da cidade. Expressão de profunda tristeza. O escritor americano Mark Twain disse que “o Leão de Lucerna é a mais triste e comovente rocha do mundo”.

 

Lucerna

Lucerna

Lucerna

Lucerna

Lucerna

Lucerna

Lucerna

 

O cartão postal da cidade é a Kapellbrücke. Uma linda ponte de madeira que fazia parte das muralhas da cidade.

Era a mais antiga ponte original de madeira da Europa, construída em 1333, estendendo-se em diagonal ao longo de cerca de 200m de um lado ao outro do rio Reuss. No séc. XVII, foram pintados no seu interior painéis com cenas da história de Lucerna e episódios da vida dos santos padroeiros da cidade, São Léger e São Maurício. Parcialmente destruída por um incêndio em 1993, foi reconstruída e a maior parte das pinturas restaurada.

Ao lado da Kapellbrücke encontra-se a Torre da Água, uma fortificação do século XIII que já foi prisão, câmara de tortura, torre de observação e arquivo municipal.

Foi construída logo antes da ponte, na primeira metade do século XIV. Da base ao topo tem 34,5 metros de altura, e um diâmetro de 38 metros. É hoje um dos monumentos mais fotografados da Suíça.

Lucerna é uma cidade de praças e igrejas. A igreja jesuíta do século XVII é considerada o primeiro grande edifício sacro em estilo barroco da Suíça. A construção começou em 1666, e a igreja foi inaugurada em 1677. A acústica do grande salão é impressionante, tanto que a igreja é usada para concertos, e para as aulas de órgão aos estudantes da Faculdade de Música.

A Igreja Franciscana é maravilhosa e fica em frente à linda praça Franzizkanerplatz, com sua fonte bem no meio. Tem um dos mais bonitos púlpitos da Suíça.

Outra visita imperdível na cidade é no edifício da Altes Rathaus, a antiga prefeitura da cidade. Este lindo prédio foi construído entre 1602 e 1606 em estilo renascentista italiano. O grande telhado em ângulo oferece proteção contra o vento e chuva. Abaixo das arcadas ainda hoje é realizada a feira municipal.

Ao lado da prefeitura fica a Turmuhr, a Torre do Relógio, que foi construída em 1535 com os números em grandes dimensões, para que os pescadores pudessem ver as horas ainda dentro do lago.

Não deixe de ir até o Museggmauer, muralha que, com a exceção de apenas uma de suas torres, foi preservada em seu estado original, amplamente fortificada.

Pode-se subir em algumas de suas nove torres, e apreciar a incrível vista da cidade.

 

Lucerna

Lucerna

Lucerna

Lucerna

Lucerna

Lucerna

 

Uma visita à Lucerna não é completa sem assistir a um espetáculo de folclore suíço com um jantar típico, um delicioso fondue suíço. O Stadtkeller, na parte antiga da cidade, é um dos estabelecimentos mais famosos que oferecem este espetáculo e jantar incrível. O Stadtkeller fica na Sternenplatz 3.

Reservas neste site.

 lucerna

 

Mais sobre a Suíça, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.

Thalys_ Image Banner 728 x 90