Thalys_ Image Banner 728 x 90

Neste post sugiro 22 cidades lindas e interessantes para você conhecer e explorar este maravilhoso país.

Estas 22 cidades são mágicas, cheias de museus incríveis, muito natureza, praias, edifícios arquitetônicos impressionantes, muita cultural, culinária excepcional e atrações imperdíveis para toda a família. Divirtam-se pela Holanda!

Veja logo abaixo quais são estas cidades:

1- Amsterdam

Amsterdam é hospitaleira, uma verdadeira cidade cosmopolita, que atrai milhões de visitantes todos os anos.  Possui 718 mil habitantes.

A cidade recebeu o carinhoso apelido de “A Veneza do Norte” por causa de suas várias pontes. Entre aqui para ver mais sobre essas pontes.

Amsterdam possui muitos museus interessantes: o Rijksmuseum é um dos mais importantes museus do país. Foi projetado em 1885 e lá se encontra uma coleção de pinturas dos séculos XV ao XIX.

Outro museu para se visitar é o Museu Van Gogh. É um edifício desenhado especialmente para a coleção de mais de 200 pinturas, em ordem cronológica, deste grande artista.

Há ainda o Museu Marítimo de Amsterdam, com mais de 300 modelos de navios, o Museu Histórico de Amsterdam, que mostra o desenvolvimento da cidade ao longo dos séculos, com impressionantes maquetes, mapas, pinturas, documentos e objetos e o Diamant Museum.

Para ver mais atrações de Amsterdam, clique aqui.

2- Arnhem

Para os fanáticos pela história da Segunda Guerra Mundial uma visita à cidade holandesa de Arnhem é imperdível. A cidade em si não tem muitos atrativos turísticos, pois foi muito destruída na guerra e seus edifícios históricos foram praticamente destruídos, e as construções que o visitante verá hoje na cidade são da década de 50.

Além de sua linda catedral, um portão da antiga cidade, um bonito parque bem no centro da cidade, um moderno prédio da prefeitura e ruas de comércio invejáveis, o que vale a pena visitar na cidade é a reconstrução da famosa ponte do filme “Uma Ponte Longe Demais” e seu pequeno memorial, o Airborne Monument.

Arnheim é uma cidade e município na parte oriental dos Países Baixos e está situada perto do Baixo Reno. Fica a 97km de Amsterdam.

Leia mais sobre a cidade aqui.

“Uma Ponte Longe Demais” em Arnhem

“Uma Ponte Longe Demais” em Arnhem

 

3- Bourtange

A maior atração desta cidadezinha holandesa é a Fortaleza Bourtange (Vesting Bourtange),  uma das fortalezas mais perfeitas do mundo.

Foi inicialmente construída durante a Guerra dos Oitenta Anos (cerca de 1568-1648), quando Guilherme I, de Orange queria controlar a única estrada entre a Alemanha e a cidade de Groningen, na Holanda, que era controlada pelos espanhóis.

Esta estrada passava por um terreno pantanoso e ali mesmo, foi construída a fortaleza defensiva.

A fortaleza foi usada para os seus propósitos até 1851 e abandonada tornando-se somente um pequeno vilarejo de mesmo nome.

Por volta de 1960 as condições de vida no vilarejo se deterionaram e foi decidido que a Fortaleza Bourtange seria reconstruída como seu estado original.

Leia mais sobre esta fortaleza aqui.

Fortaleza bourtange

 

4- Dordrecht

Dordrecht é uma cidade ao sul de Rotterdam, e tem 120 mil habitantes. Ali nasceu o famoso cientista e político Johen de Witt.

Mencionada pela primeira vez em 1049, Dordrecht obteve direitos de cidade em 1220.

Em 1253 foi fundada uma escola que existe até hoje, e é a mais antiga da Holanda.

A cidade cresceu principalmente com o comércio do vinho, madeira e cereais. Mas a partir do século XVIII, o comércio começou a diminuir por causa do porto e da cidade de Rotterdam, e hoje a economia de Dordrecht é baseada na indústria da madeira, a indústria do aço e construção naval.

Leia mais sobre esta cidade e suas atrações aqui.

Dordrecht

Dordrecht

 

5- Gennep

Com pouco mais de 17 mil habitantes, Gennep nos Países Baixos se tornou cidade em 1371 e é famosa desde o século XII por suas cerâmicas.

Com a construção de uma ferrovia em 1873, as cerâmicas da cidade foram transportadas para toda a Europa e a cidade se tornou uma das mais ricas dos Países Baixos.

Leia mais aqui.

Gennep, Holanda

Gennep, Holanda. Foto: maasduinennieuws.nl

 

6- Gouda

Gouda é uma cidade de tradições: conhecida pelo seu queijo amarelo feito de leite de vaca com origens desde 1189 – considerado um dos queijos mais antigos do mundo – e pelo delicioso Stroopwafel (um biscoite em formato de waffle recheado com calda de caramelo) que foi inventado na cidade em 1784.

Gouda é um excelente bate e volta de Amsterdam… imperdível!

Leia mais sobre a cidade aqui.

Gouda e seus queijos

Gouda e seus queijos

 

7- Giethoorn

Giethoorn, conhecida como a “Veneza do Norte”ou “Veneza dos Países Baixos”, é uma das cidades nos Países Baixos onde a circulação de carros foi proibida

Por causa disso, Giethoorn é uma atração turística conhecida internacionalmente.

No seu centro histórico não há ruas e sim vias de bicicletas e todo o transporte é feito sobre a água dos vários canais da cidade. Imperdível.

Fica a 120km de Amsterdam.

Giethoorn - Foto. accessibletravelnl.com

Giethoorn – Foto. accessibletravelnl.com

 

8- Groningen

Groningen fica ao norte da Holanda e é um cidade universitária desde 1614. Essa é umas das razões pelas quais a cidade é tão cheia de vida! De seus 190 mil habitantes, 50 mil são estudantes de todas as partes do mundo, fazendo com que Groningen tenha a população mais jovem na Holanda.

A cidade é linda e muito ousada, com numerosos exemplos de arquitetura inovadora contrastando com seus prédios históricos.

Leia mais sobre esta maravilhosa cidade aqui.

Hall de entrada da estação de Groningen; Canais de Groningen e o Museu de Groningen

Hall de entrada da estação de Groningen; Canais de Groningen e o Museu de Groningen

 

9- Haia (den Haag)

Haia ou Den Haag em holandês, é a terceira maior cidade dos Países Baixos, depois de Amsterdam e Rotterdam. É em Haia que estão localizadas a sede do governo, embaixadas, a política e monarquia holandesas, mas Amsterdam é a capital da Holanda.

A principal atração de Haia é seu famoso tribunal criado após a Segunda Guerra Mundial, em 1946,  é o principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas. Como sua sede é em Haia, costuma ser chamado de Corte de Haia ou Tribunal de Haia. Sua sede é o Palácio da Paz.

Esse tribunal substituiu a Corte Permanente de Justiça Internacional, que havia sido criada em 1907 pela Sociedade das Nações.

Haia tem muitas e muitas outras atrações entre elas o espetácular Mauritshuis, que é um museu de arte maravilhoso, com magníficas obras de arte. As pinturas mais famosas são: “Moça com Brinco de Pérola”, de Vermeer, “Lição de Anatomia do Dr. Tulp”, de Rembrandt, e a pintura mais antiga feita por um profissional nas Américas, a “Vista de Itamaracá” de Frans Post.

Veja mais atrações em Haia aqui.

Palácio da Paz

Palácio da Paz

 

10- Hellevoetsluis

A ciadezinha de Hellevoetsluis, fica na ilha de Voorne-Putten, no oeste da Holanda na província de Zuid-Holland.

Hellevoetsluis é uma cidade surpreendente: com diversos museus, entre eles o museu que conta a história da cidade (muito interessante).

Seu centro antigo merece longos passeios.

Leia mais aqui.

Porto de Hellevoetsluis

Porto de Hellevoetsluis

 

11- Kinderdijk

Kinderdijk é uma pequena cidade na Holanda, cerca de 98 km de Amsterdam. O lugar é conhecido por seus moinhos de vento. São 19 moinhos de vento, concentrados em um belo parque, construídos entre 1738 e 1760. A área é aberta ao público. Pode-se caminhar entre os moinhos ou andar de bicicleta (você pode alugar lá mesmo).

Leia mais aqui.

Holanda: Kinderdijk

Holanda: Kinderdijk

 

12- Lisse

A maior atração desta cidadezinha é o famoso Keukenhof, o maior jardim de flores do mundo.

Ali é o que a primavera oferece de melhor: flores, muitas flores… Mais de 8 milhões de bulbos de flores são plantados anualmente e cerca de 90 fornecedores são responsáveis por isso.

O jardim foi criado em 1949  pelo então prefeito de Lisse. A principal idéia era apresentar uma exposição de flores onde os produtores de toda a Holanda e da Europa, pudessem mostrar seus hibridos, e o mais importante, ajudar a indústria de exportação Holandês, que é o maior do mundo.

Mais sobre Keukenhof veja aqui.

Keukenhof

Keukenhof

 

13- Leeuwarden

Leeuwarden tem pouco mais de 100 mil habitantes e fica a 137km de Amsterdam.

Há muitas atrações no centro antigo da cidade e são imperdíveis: atorre da igreja de St. Bonifatius; os seus inúmeros canais e a Oldehove, uma torre da igreja inacabada no centro medieval da cidade . Esta torre se inclina mais do que a torre de Pisa em Itália.

A Oldehove

A Oldehove

 

14- Maastricht

Maastricht é a capital da província holandesa de Limburg e está localizada no extremo sudeste da Holanda, entre a Bélgica e a Alemanha, em ambos os lados do rio Maas.

Maastricht foi fundada por romanos e é considerada a cidade mais antiga da Holanda. Com um bonito centro da cidade, uma antiga Basílica, praças, ruas estreitas, museus impressionantes, muitos shopping-centers modernos, cafés e restaurantes, Maastricht impressiona por sua diversividade.

A cidade “convida” você a ficar!

Leia mais sobre a cidade aqui.

Maastricht e suas ruazinhas

Maastricht e suas ruazinhas

 

15- Middelburg

Middelburg é a capital da provícia de Zeeland, localizada no sudoeste do país. Esta província é composta por uma série de ilhas e faz também fronteira com a Bélgica. Em Zeeland, grande parte de sua região fica abaixo do nível do mar. Suas praias são famosas e lotam no verão.

Middelburg foi fundada no século VIII e é cercada por belos canais. A sua linda prefeitura gótica, uma das mais importantes da Holanda, domina a Marktplatz, a praça do mercado, onde existe uma feira animada de produtores locais, principalmente de flores, todas as quintas-feira e sábados.

Leia mais sobre ela aqui.

Middelburg

Middelburg

 

16- Nijmejen

Nijmejen com 730 mil habitantes, é considerada a cidade mais antiga da Holanda, fundadas por romanos, e tem com pouco mais de 2 mil anos.

Algunsvestígios romanossão visíveis até hoje; a antiga muralha dacidade e as fundacoes do museu da cidade, o Valkhof. Este museu tem uma exposição permanentesobre a históriadeNijmegen,incluindoartefatos da épocaromana.

Não há muitos edifícios antigos na cidade: os americanos bombardearam a cidade em fevereiro de 1944, mais tarde os alemães bombardearam por cerca de cinco meses após a liberação em setembro de 1944, mas há ainda alguns pontos turísticos notáveis, como a Colina Valkhof que abriga uma capela carolíngia, século VIII e ruínas de um castelo imperial que foi demolido em 1798.

Imperdível visita ao Grote Markt com belos edifícios.

Nijmegen

Nijmegen

 

17- Rotterdam

A maravilhosa Rotterdam é a segunda maior cidade dos Países Baixos, e tem um dos maiores portos do mundo.

A cidade nasceu a partir de uma represa construída em 1270 no Rio Rotte, e logo se tornou um centro internacional de grande sucesso comercial.
Rotterdam tem mais de 599 mil habitantes e está situada às margens do rio Maas.

Leia o post completo sobre a cidade aqui.

Rotterdam

Rotterdam

 

18- Utrecht

Utrecht é a capital e a cidade mais populosa da província de Utrecht. Ela é a quarta maior cidade dos Países Baixos e a mais antiga também. Possui uma população de mais de 315.000 habitantes.

Utrecht está repleta de canais, construídos entre os séculos XII e XIV, e pontes do século XIV. Caminhar pela cidade é uma experiência maravilhosa.

Não deixe de visitar a Zeven Steegjes (Sete Ruelas), um complexo poético de pequenas casas geminadas em ruas estreitas de paralelepípedo.

Imperdível visita é na Domplein, principal praça da cidade. Ali está a  torre gótica Domtoren (Torre do Sino). Ela tem 112 metrso de altura e o visitante pode subir seus 465 degraus. Vistas belíssimas da cidade e que vale muitas fotos.

Veja o post completo da cidade aqui.

Utrecht

Utrecht

 

19- Valkenburg aan de Geul

Às margens do rio Geul, as ruínas do castelo/ fortaleza de Valkenburg se destacam. Este é o único castelo/ fortaleza que foi construído em uma colina na Holanda, os outros castelos holandeses foram construídos, ou em áreas planas ou construídos com fossos ao redor.

O castelo foi construído com pedras escavadas de cavernas da cidade, que no total medem mais de 250km, e hoje são uma curiosa atração turística. No Natal, uma interessante Feira de Natal é realizada dentro de duas destas cavernas, na Fluweelengrot e na Gemeentegrot.  Na Fluweelengrot não deixe de visitar uma linda capela do século XVIII.  Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade estava sob a ocupação alemã, a Fluweelengrot se tornou um santuário para moradores da cidade e de tropas americanas.

O castelo/ fortaleza original, em madeira, foi construído em 1115 por Gosewijn I, Senhor de Valkenburg. Esta fortaleza  de madeira sobreviveu até 1122 quando foi destruída sob o cerco de Heinrich V, imperador do Sacro Império Romano. O castelo foi reconstruído nos séculos seguintes, mas foi novamente destruído em um cerco, desta vez por Jan III, Duque de Brabante.

Hoje os visitantes passeiam pelas ruínas do castelo/ fortaleza que foi reconstruído no século XIV, mas, muitas partes do castelo original estão espalhadas pelo local, com descrições e informações perfeitas aos visitantes. Fascinante!

A cidade oferece ruazinhas perfeitas para longos passeios à pé -recheadas de bons restaurantes e cafés- parques, praças, canais, catacumbas romanas, um teatro ao ar livre mais antigo da Holanda (construído em 1916) e um Casino, além é claro do castelo/fortaleza e das cavernas. Um bate e volta perfeito se você estiver em Colônia, na Alemanha ou em Bruxelas, na Bélgica. De Amsterdam são 220km.

Confira mais sobre a cidade aqui.

Valkenburg aan de Geul

Valkenburg aan de Geul

 

20- Venlo

A cidade de Venlo tem origens romanas. Ela era um posto comercial muito importante, pois está a beira do rio Meuse. A cidade recebeu direitos estatais em 1343

E por causa de estar à beira de um rio tão importante e de ter duas pontes atravessando-a, a cidade foi muito bombardeada durante ambas  Guerras Mundiais, e assim, grande parte da cidade foi destruída.

Como várias cidades da Holanda, Venlo é muito famosa por sua beleza e suas flores. A cidade já participou de várias competições de flores e já recebeu também vários prêmios.

A igreja mais famosa da cidade é a Martinikerk. Ela foi construída no local de uma antiga igreja em 1410.

A sua torre foi construída 70 anos depois, em 1480. Essa torre tinha 90 metros mas foi destruída durante um terremoto em 1532. A reconstrução da torre foi feita em 1776, com somente 49 metros de altura.

Em 1959 a igreja recebeu 53 sinos, isso faz dela uma das igrejas com mais sinos da Europa!

Passear pelo centro da cidade é uma atração em si. No centro da cidade está a linda prefeitura construída com estilo renascentista, muitos cafés e restaurantes além de belos prédios bem estilo holandês.

Leia mais aqui.

Venlo

Venlo

 

21- Volendam

Volendam é uma pequena vila de pescadores à 20km de Amsterdam, perfeita para um bate-volta. Ela tem cerca de 22 mil habitantes e está as margens do lago Ijisselmeer, o maior lago da Holanda.

A cidade foi fundada por volta de 1357 quando alguns pescadores construíram um dique ao norte de Edam (outra cidadezinha ali perto) que virou o lindo porto de Volendam.

Hoje é possível alugar no porto barcos para passeios ou para pesca. Famoso é o passeio no botter, um barco que acomoda até 15 pessoas. Nesse passeio os visitantes poderão passear pelo lago e visitar outras cidades ao redor.

Leia mais sobre ela aqui.

Volendam

Volendam

 

22- Vlissingen

Vlissingen é uma cidade portuária da Holanda, a 200km de Amsterdam.

A cidade foi mencionada pela primeira vez no ano620 como um assentamentode pescadores. Somente a partir de917foi considerada comouma aldeia.

Com sua localização estratégica (no estuário do Westerschelde e na entrada para o Mar do Norte) garantiu à cidade uma história rica e movimentada nos séculos seguintes.

Vlissingen é uma cidade moderna, com um antigo centro histórico e depois de Rotterdam e Amterdam é o terceiro maior porto da Holanda. A cidade deve o seu encanto por estar localizado à beira-mar, com uma esplanada incomparável e praias encantadoras. Vale a pena!

Vlissingen

Vlissingen

 

Mais sobre a Holanda, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.

 

Eurostar_ Image Banner 728 x 90