Booking.com

 

Estrada dos Castelos1

Uma viagem ao longo da Burgenstraße significa também uma viagem ao longo dos tempos.

Seja no alto da Idade Média, da Época Barroca, ou da Época Clássica, a Burgenstraße encanta seus visitantes com suas cidades, vilas, castelos com seus magníficos jardins e paisagens de tirar o fôlego. Momentos inesquecíveis serão passados percorrendo está maravilhosa rota.

Em 10 de março de 1954 as cidades de Mannheim, Heidelberg, Heilbronn, Rothenburg, Ansbach e Nuremberg, formaram uma associação com o objetivo de juntar as áreas turisticas dessas áreas formando assim a primeira rota turística da Alemanha.

Como essa rota contém vários castelos e palácios, ela recebeu o nome de Burgenstraße ( Rua dos Castelos, ou mais conhecida com a Estrada dos Castelos).

Entre as cidades de Nuremberg e Bayreuth vieram ao longo dos tempos outras cidades para fazer parte desta linda rota: Coburg, Kronach, Kulmbach (com sua fortificação imponente), a apaixonante Bamberg (Patrimônio Mundial pela UNESCO), e a cultural Bayreuth.

São mais de 90 castelos, palácios e ruínas que sobreviveram séculos de histórias cheias de acontecimentos e lembranças de imperadores, reis e príncipes.  Para muitos poetas, estes castelos e cidades foram inspiração para os mais lindos clássicos da literatura mundial.

Cidades lindas e históricas são mais de 60.

Durante o ano todo, as cidades da Estrada dos Castelos oferecem aos seus visitantes eventos maravilhosos: passeios noturnos pelas cidades com os famosos vigias noturnos que contam histórias da época medieval destas cidades; Feiras de Natal nas principais praças das cidades e castelos; Concertos de Natal; Concertos de Verão; Torneios de Cavaleiros (apresentações teatrais igual a Idade Médias com lutas de cavaleiros com espadas em seus cavalos); e muito, muito mais!

No começo dos anos 90 foram abertas as fronteiras para o leste europeu e assim, foram feitos contatos com a República Tcheca.

As negociações foram bem sucedidas e assim, no aniversário de 40 anos da rota, a “Cidade Dourada”, Praga entrou na Burgenstraße, como outras dezenas de cidadezinhas deste lindo país e seus castelos mágicos.

O que eram antigamente 320km se transformaram hoje em quase 1000km de Burgenstraße!

Vamos começar pela linda cidade de Mannheim, Alemanha, a primeira cidade da Estrada dos Castelos com seu imponente castelo barroco, o Barockschloss Mannheim. As outras cidades e castelos da Rota você pode encontrar aqui. Divirtam-se e sonhem!

Mannheim2

Mannheim é uma cidade universitária e muito importante: muitas invenções  foram criadas em Mannheim, como por exemplo, Karl Drais construiu a primeira bicicleta em 1817; em 1880 foi apresentado por Werner von Siemens, o primeiro elevador elétrico; em 1886  o primeiro automóvel construído por Carl Benz “pegou a estrada”; Julius Hatry construiu em 1929, o primeiro foguete do mundo.

Mannheim é uma “cidade quadrada”: ela foi projetada no século XVII como uma rede de ruas rigorosamente quadrangulares, parecido com um tabuleiro de xadrez. O nome das ruas nas placas em cada esquina é indicado por uma letra e um número: C4 ou E6, por exemplo.

A cidade é linda, com edfícios históricos, restaurantes e um comércio invejável.
Mannheim mapa

A cidade possui museus interessantes: O complexo Reiss-Engelhorn inclui quatro museus, entre eles o imponente Zeughaus, a última construção da época dos príncipes-eleitores de Mannheim. A impressionante variedade do acervo é composta por cerca de 1,2 milhão de objetos das áreas de arqueologia, antiguidade e culturas estrangeiras, história da arte, história do teatro e da música, além de fotografia. Mais informações, clique aqui.

O “Technoseum” conta a história do desenvolvimento da tecnologia e a história social, descrevendo o processo da industrialização desde 1750 até os dias de hoje. Mais informações, clique aqui.

O acervo do Mannheimer Kunsthalle, engloba a pintura do impressionismo alemão e francês. Além de obras e esculturas do século XIX, o Kunsthalle possui também uma coleção internacional de esculturas do século XX. Em destaque estão obras de Henry Moore, Marino Marini e Max Ernst. Uma ala especial foi reservada para o grande artista plástico expressionista Wilhelm Lehmbruck. Mais informações, clique aqui.

Símbolo da cidade de Mannheim, no leste da cidade, a Wasserturm, impressionante torre construída entre 1886 e 1889 pelo arquiteto B. Schmitz, foi ponto de partida mais tarde para o projeto da praça Friedrichsplatz. As instalações aquáticas em frente a essa construção monumental são fascinantes, principalmente à noite, quando a torre é iluminada. Sereias e tritões de bronze, e muitos outros seres místicos faz dele um dos maiores e mais bonitos parques em estilo “art noveau” na Europa.

Mannheim3 Mannheim4 Mannheim5 Mannheim6 Mannheim7 Mannheim8 Mannheim9
Mannheim13 Mannheim14
Mannheim3
Mannheim15

A maior atração da cidade é sem dúvida sua maravilhosa construção barroca, o Palácio de Mannheim, construída em 1720 sob a regência dos príncipes-eleitores Carl Philipp e Carl Theodor, é uma obra de arte em si. A universidade está alojada dentro do palácio. Com mais de 500 aposentos, ricamente decorados com quadros, gobelins e estátuas, ele era considerado “a coroa do palatinado eleitoral“ e é uma das maiores edificações barrocas da Alemanha. Desde o início de 2007, o castelo brilha novamente depois de uma reforma completa. O museu do palácio expõe objetos de sua história e sobre os príncipes que moraram ali. Um passeio pelo interior de salas e quartos deste palácio é um sonho e vale a pena.

Quer saber mais sobre este incrível palácio? Clique aqui.

Horários:

De terça a domingos e feriados sas 10:00-17:00h;

Dias 24,25 e 31/12 o castelo está fechado.

Visitas guiadas:

Somente em alemão.

De terça a sexta às 11:00h e 15:00h;

Sábados de hora em hora das 11:00 até 15:00h;

Domingos e feriados de hora em hora das 11:00 até 16:00.

Ingressos:

Adultos: 6,00 euros;

Crianças e estudantes: 3,00 euros;

Ticket para a família (2 adultos e até 4 crianças): 15,00 euros.

 

Ingressos para a visita guiada:

Adultos: 8,00 euros;

crianças e estudantes: 4,00 euros;

Ticket para a família (2 adultos e até 4 crianças): 20,00 euros.

 

É proibido tirar fotos do interior do palácio!

Mannheim10
 Mannheim11 Mannheim12
Mannheim2

Quer um roteiro personalizado da Estrada dos Castelos? Entre em contato aqui.

Roteiros personalizados completos pela Europa, peça o seu aqui.