A Alemanha tem uma das melhores redes ferroviárias do mundo, e a empresa responsável por ela se chama Deutsche Bahn, ou simplesmente DB. O banco de dados é um dos mais completos, e podem ser pesquisados horários de trem até mesmo em outros países, apesar de não ser possível comprar estes trechos, que devem ser comprados nas companhias dos próprios países.

O processo de compra no site da DB é simples, mas para tirar o melhor proveito de todas as possibilidades, preparei um passo-a-passo para vocês não se perderem!

Clique no logotipo abaixo para comprar suas passagens:

db_logo_234x60

O site abre com uma página parecida com a abaixo (clique nas imagens para ampliar):

deutsche-bahn01

Para mudar o texto para o inglês, e carregar algumas promoções específicas, mude a região clicando na bandeira da Alemanha, e selecionando a opção “Other” (não tem Brasil ainda…):

deutsche-bahn02

A nova tela se abre em inglês, e a partir daí você começará a marcar sua passagem. No lado esquerdo, preencha as cidades de partida e chegada, a data e horário desejado:

deutsche-bahn03

No exemplo abaixo, coloquei a partida em München (Munique), a chegada em Köln (Colônia), no dia 25/mar, com partida desejada em torno das 9:00 da manhã; o Hbf depois do nome das cidades significa “Hauptbahnhof” (Estação Central de Trens), e para cidades menores pode estar escrito apenas Bhf ou Bf (Bahnhof – Estação de Trens).

Veja também que você pode marcar as opções “Prefer fast connections” (conexões rápidas), “Local transport” (apenas transportes locais), ou “Reserve a seat only” (apenas reserva de assento); utilize as conexões rápidas quando quiser viajar distâncias maiores (por exemplo entre Munique e Colônia), e utilize os transportes locais quando quiser viajar para cidades menores, perto das cidades grandes (exemplo, de Munique para Füssen), pois sai muito mais barato, apesar de demorar um pouquinho mais: deutsche-bahn04Agora, clique em “Passengers” e coloque a quantidade de adultos e crianças que estarão viajando; deixe marcado o item “no reduction”, pois os descontos são disponíveis apenas para portadores de cartões fidelidade. No exemplo coloquei dois adultos e uma criança.

Clique em “Search” para ver o resultado:

deutsche-bahn05

Neste exemplo apareceram quatro opções, sendo uma sem conexões (coluna Chg. = 0), e três com uma conexão:

deutsche-bahn06

Para verificar detalhes de cada opção, clique na flecha laranja ao lado esquerdo de cada uma delas. Você verá qual a cidade onde fará conexão, com o tempo disponível entre conexões, o número da plataforma e horários de saída e chegada em cada cidade, e o número do trem em cada trecho (muito útil para encontrar o trem certo nas estações!). No exemplo, escolhi a opção com conexão em Mannheim:

deutsche-bahn07

Se quiser alterar o tempo mínimo de conexão, clique no item “Adjust the transfer time”, e se abrirá a tela abaixo:

deutsche-bahn08

Nesta tela você pode ajustar o tempo mínimo que você gostaria de ter entre as conexões. Lembre-se que os trens são sempre pontuais, e uma conexão entre 5 e 10 minutos é perfeitamente factível, mas se você não se sentir à vontade, ou achar que irá perder um pouco de tempo procurando a plataforma, aumente o tempo para 20 a 30 minutos. Neste exemplo mantive a opção sugerida pelo site. Para seguir adiante, clique em “Purchase” ao lado da opção escolhida, lembrando que o valor mostrado já é o total das passagens para todos que foram incluídos lá no início, quando você indicou a quantidade de adultos e crianças. A próxima tela que abre é uma confirmação de sua escolha, mostrando o valor total com seu desconto (Sparpreis) e o valor cheio que você pagaria se deixasse para comprar em cima da hora (Standard Fare), além de opções também para a Primeira Classe (aproveite se o preço estiver muito bom, mas lembre que não existe uma diferença absurda de conforto entre a primeira e segunda classes):

deutsche-bahn09

 Clique em “Continue”, e se aparecer a tela abaixo, marque em “Don’t buy a BahnCard” e clique novamente em “Continue”:

deutsche-bahn10

O BahnCard é oferecido como uma assinatura, e é necessário um endereço na Alemanha para poder utilizar os descontos. Na próxima tela você pode se registrar para facilitar as próximas compras (marque “Register as new customer and book”), ou comprar sem se registrar (marque “Book without registering”), que é a opção que marquei neste exemplo. Clique então em “Continue booking”:

deutsche-bahn11

Na próxima tela você pode definir se quer receber as passagens por arquivo PDF e imprimí-las em casa (clique em “Online ticket”, é a melhor opção), ou se quer receber pelo correio (clique em “Tickets by mail”, com um acréscimo de €3,50), ou se quer apenas reservar o assento, se você já tem a passagem comprada (“Seat reservation without ticket”).

Na parte inferior da tela você pode marcar se quer uma reserva de assento. A reserva não é necessária em nenhum caso (exceção feita aos trens noturnos e algumas linhas especiais), mas é muito recomendada para os trens ICE. Se não tiver lugar para sentar, você pode viajar de pé, até mesmo no ICE.

Clique em “Proceed” para continuar:

deutsche-bahn12

 Na próxima tela você pode simplesmente clicar em “Proceed”, ou escolher os assentos de sua reserva. Para isso, clique em “Show seats”, se estiver disponível. Veja que neste exemplo a opção existe apenas para o primeiro trecho, entre Munique e Mannheim:

deutsche-bahn13

 

Clicando em “Show seats” abre a tela abaixo. Os assentos marcados em verde são os pré-definidos pela DB para as suas passagens, e os outros assentos numerados são os ainda disponíveis para sua escolha. Na barra cinza da direita você pode verificar os assentos disponíveis também em outros vagões. No exemplo, o vagão definido (Coach) é o 21.

Após sua escolha, clique em “Confirm selection”:

deutsche-bahn14

 Neste momento se abre a tela onde você irá inserir os dados para sua identificação; veja que o passaporte não é um documento de identificação válido para a DB. O ideal é colocar o seu cartão de crédito, e marcar a opção “Also use this credit card for payment”, ou seja, o cartão de crédito utilizado para o pagamento será sua identidade dentro do trem.

IMPORTANTE: Se você esquecer de levar este cartão, precisará comprar na hora as passagens a preço cheio!

deutsche-bahn15

 

O dono do cartão de crédito deve preencher as informações da parte de baixo da tela, sob “Your personal data”, e clicar no item “I accept the Terms of Purchasing….”.

Depois clique em “Proceed”:

deutsche-bahn16

 

 

E pronto! Você receberá em seu e-mail o arquivo em PDF de sua passagem. É só imprimir, entrar no trem, e apresentar ao fiscal quando solicitado, junto com o cartão de crédito utilizado na compra!

 

Boa Viagem!

 

Mais sobre a Alemanha, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.