Amiens1

Amiens é deslumbrante: uma cidade cheia de cor, alegria, modernidade e história. Fica em uma das 26 regiões que compõem a França, chamada de Picardia ou Picardie. Foi nesta região que aconteceu um fato histórico muito importante: assinatura do Tratado de Amiens, ou a Paz de Amiens, pondo fim às divergências entre a Inglaterra e o Império de Napoleão em 1802.

Entre os séculos XVIII e XIX, Amiens era famosa pela sua indústria textil, e seus veludos eram conhecidos em toda a Europa.

As atrações mais famosas da cidade são, sem dúvida, a sua belíssima catedral gótica, a La Cathédrale de Notre Dame d’Amiens, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, construída entre 1220 e 1247; e seus hortillons, belos jardins localizados nos pântanos ao longo dos rios Somme e Avre, eles também são conhecidos como os ” jardins flutuantes de Amiens”. Passeios de barco no verão são irresistíveis e bem concorridos.

Amiens5

 

Amiens6

 

Amiens7

 

Amiens14

Amiens15

Amiens21

Amiens5

Irresistível também é passear pelas ruazinhas e bairros da cidade, com certeza você levará para casa fotos maravilhosas.

O famoso escritor Jules Verne faleceu em Amiens e a casa onde viveu por 34 anos na cidade é hoje um museu que conta tudo sobre suas obras. Imperdível! Visite também seu túmulo no cemitério da cidade, o Cimetière de la Madeleine.

Não deixe de ir ao Cirque Jules Verne, um dos poucos circos permanentes  no mundo, um dos sete na França e que ainda está em uso hoje; originalmente o prédio era construído em  madeira, agora é uma estrutura de pedra.

Para saber mais sobre o Cirque Jules Verne e a sua agenda de espetáculos do ano, clique aqui.

 

Amiens12

Amiens13

 

Amiens10

 

Salle de concert

Dos bairros de Amiens que merecem uma visita, sugiro o Saint-Leu: fica perto do centro da cidade, no lado mais para o norte, dá para ir à pé. Com seus muitos canais e prédios de tijolos, este bairro foi totalmente renovado para atrair mais turistas… e conseguiu… passeios por este lado são imperdíveis. Ali, há muitos cafés  e restaurantes. Não deixe de experimentar uma das delícias culinárias deste bairro e de toda Amiens: os famosos macarons que dizem ser os mais gostosos da França e  a torta folhada recheada com creme de leite fresco e alho-poró, o “flamiche aux poireaux”… deliciosos!

Outro bairro interessante em Amiens que vale a pena ser visitado é o Henriville que foi quase todo construído durante o século XIX, após a demolição da muralha da cidade. Encontra-se ao sul do centro da cidade. Ele tem inúmeras casas burguesas lindas, como a casa de Júlio Verne que já citei acima, em estilos arquitetônicos neoclássico e neogótico.

Igualmente interessante é o bairro Saint-Acheul, com sua área pantanosa atravessada por canais, os famosos hortillons.

Amiens possui atrações para um dia inteiro de passeios, não perca!

A cidade fica somente 120km de Paris e é um perfeito bate e volta.

Amiens4 Amiens11 Amiens16

 

Amiens19

Amiens18 Amiens17

Amiens20

 

Amiens9

 Amiens8

Mais cidades e atrações da França clique aqui.

Quer um roteiro completo pelas principais atrações e rotas da França? Clique aqui e peça seu roteiro personalizado perfeito.

Thalys_ Image Banner 728 x 90