TGV Image Banner 728 x 90

Dia 06 de dezembro é dia de São Nicolau de Myra, santo padroeiro da Rússia, Croácia, Sérvia, dos estudantes e das crianças. Ele também foi bispo de Myra (localizada no sudoeste da atual Turquia).
É tido como protetor dos pobres e principalmente das crianças carentes. Foi o primeiro santo da igreja a se preocupar com a educação e a moral tanto das crianças como de suas mães.
Nicolau de Myra, mesmo sendo padroeiro de países como a Rússia, é o modelo ocidental usado para a criação do Papai Noel. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.

São Nicolau da Feira de Natal do Burg Satzvey

As poucas informações que existem sobre São Nicolau dizem que ele nasceu entre 270 e 286 em Patara, uma cidade na Ásia Menor, atual Turquia.
Filho único de um casal cristão, ele foi muito religioso desde cedo. Seus pais morreram ainda quando era uma criança, mas deixaram uma pequena fortuna para ele. Foi criado pelo tio, que tinha o mesmo nome que ele, e era também bispo de Myra. Aos 19 anos foi ordenado padre, e se tornou abade do monastério de Sion, perto de Myra.
Muito bom com os pobres, ele costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras.

Conta a lenda que 3 irmãs não poderiam se casar porque seu pai não tinha condições de pagar seus dotes, na época, indispensáveis. Assim, a sorte das moças estava lançada ao cruel destino de escravidão ou prostituição. São Nicolau, comovido com a situação das irmãs, jogou três sacos de moedas de ouro pela chaminé da casa onde as moças moravam. Os sacos caíram dentro das meias das moças que estava secando junto ao fogo da lareira.
São Nicolau foi declarado santo depois de muitos milagres, logo após sua morte e por sua bondade!

Estorinhas para crianças de São Nicolau

No dia 6 de dezembro é comemorado com festas em muitos países e de diversas maneira, o dia de sua morte.
Na Alemanha, pela tradição, as crianças penduram na porta de frente de casa ou nas lareiras meias ou sapatinhos. São Nicolau as enche de presentes e doces, e ao mesmo tempo, checa se as crianças foram boas, comportadas e prestativas ao longo do ano.
Se não foram, elas ganham, ao invés de doces, um galho de árvore em suas meias.
Aqui em casa, vai dar muito doce!!

Festa para São Nicolau nas ruas da Alemanha