Wuppertal2

A cidade de Wuppertal fica a 56km de Colônia e surgiu em 1929 pela fusão dos distritos de Barmen, Elberfeld, Vohwinkel, Ronsdorf, Cronenberg, Langerfeld e Beyenburg.

Durante a Segunda Guerra Mundial cerca de 40% da cidade foi destruída, como ocorreu a várias outras cidades industriais da época.
Wuppertal é atualmente a maior cidade da região de Bergisches Land e também o centro econômico, educacional, industrial e cultural da região.
Mas, a cidade é famosa pelos seus trens suspensos que percorrem a cidade inteira e uma incrível estória (veja abaixo).
Os trilhos foram inaugurados em 1901 e estão sempre sendo renovados e restaurados, mantendo a segurança desse meio de transporte livre de engarrafamentos. É a mais antiga ferrovia elevada elétrica com suspensão de trens no mundo, e é um sistema único. É fantástico!!
A ferrovia suspensa corre ao longo de uma rota de 13,3 km , a uma altura de cerca de 12 metros acima do rio Wupper.
Os trens suspensos de Wuppertal hoje transportam até 82 mil passageiros por dia!
Wuppertal1
Wuppertal2
Wuppertal3
Wuppertal4

A Bebê Elefante e o Trem suspenso!

Em 21 de julho de 1950, o Althoff Circus (famoso circo da época), organizou uma grande propaganda publicitária, colocando uma bebê elefante em um trem suspenso na estação da Alter Markt, em Wuppertal. Como a elefante começou a se debater durante o passeio e ficou desesperada, ela quebrou uma janela/porta e saltou do trem suspenso em Wuppertal para o rio abaixo a uma altura de 12 metros.

A elefante, dois jornalistas e um passageiro sofreram ferimentos leves. Após este salto incrível, a elefante recebeu o nome Tuffi, que significa “mergulhador” em italiano, uma vez que o treinador de Tuffi era italiano. Ambos, operador do trem e diretor de circo foram multado após o incidente.

Depois disso, o circo ficou lotado em todas as apresentações por meses: todos queriam ver a elefantinha valente! De um jeito ou de outro, a propaganda deu certo!

Hoje, a imagem manipulada da queda circula ao redor do mundo e um edifício próximo ao local do incidente, entre as estações de Alter Markt e Adlerbrücke, mostra uma pintura de Tuffi.

Até uma fábrica de leite local trocou seu nome colocando o nome da elefantinha!

Em 1970, Marguerita Eckel e Ernst-Andreas Ziegler publicaram um livro infantil com imagens sobre o incidente, chamado Tuffi und die Schwebe (Tuffi e o Trem Suspenso) que está à venda no Amazon por 9,00 euros. Clique aqui para ver.

O visitante encontra nos escritórios de informações turísticas da cidade lembrancinhas relacionados à Tuffi.

Tuffi faleceu em 1989, aos 45 anos de idade em Paris.

 Tuffi1

Tuffi2

Wuppertal5

Wuppertal6Texto: Angela Arten-Meyer