Thalys_ Image Banner 728 x 90

Colonia13

 

Perto da histórica prefeitura de Colônia, a Kölner Rathaus, fica o Praetorium, as ruínas da antiga prefeitura romana. Ele fica no porão da prefeitura atual da cidade.

No ano de 1953, quando começaram as escavações para a reconstrução da cidade após a guerra, os trabalhadores encontraram uma considerável área de fundações romanas: o Praetorium. Ele era usado como sede do governo romano da Baixa Germânia.

O Praetorium tinha um grande significado, já que ficava localizado na fronteira da Germânia “livre”. Por isso, para esse importante cargo de governador eram apontados apenas membros da elite romana, e cada um dos escolhidos já deveria ter uma ampla experiência política. O Praetorium da antiga Colônia (na época Colonia Claudia Ara Agrippinensium, abreviação CCAA) era a maior e mais luxuosa construção romana ao longo do Reno. Na margem do antigo curso do rio, ele se localizava diretamente atrás das muralhas da cidade.

Ele foi muitas vezes reformado, ampliado ou reconstruído. O Imperador Constantino ordenou, no começo do século IV, que o Praetorium fosse ampliado em 90 metros e, graças às suas fortes muralhas e arcadas, a construção passava a impressão de ser imponente e dominadora. E o Praetorium precisava dar essa impressão, já que logo na outra margem do Reno, começava a terra dos germânicos “livres”, ou bárbaros.

No centro do Praetorium existia uma construção octogonal, cujo interior foi escavado pelos arqueólogos. Lá, os romanos recebiam representantes estrangeiros, como por exemplo, príncipes germânicos. A Queda do Império Romano não retirou a função do Praetorium como sede de governantes, pois ele continuou sendo usado posteriormente pelos reis francos, como Carlos Magno.

 

Colonia10

 

Colonia9

 

Colonia8

 

Colonia5

 

Ao lado do Praetorium o visitante pode ver também um dos maiores esgotos romanos ainda existentes. Eles eram usados para canalizar a água da chuva e a sujeira, levando-os diretamente ao Reno. Já nos tempos dos romanos existia uma grande rede de canais subterrâneos. Algumas partes dos canais, nos quais se podem andar, estão preservadas. O canal radicular, que fica embaixo da Budengasse, bombeava a água do porto romano no Reno. Partes do canal foram desenterradas e podem ser admiradas no cruzamento da Kleine Budengasse com a Unter Goldschmied.

O Pretorium é sensacional, uma verdadeira aula de história, não perca! Ali, o visitante deslumbra toda esta arquitetura e aprecia peças, monumentos e muito mais, encontrados durante as escavações! Incrível!

Aberto de terça a domingo das 10:00-17:00 e ingressos a €3,00.

A entrada para o Praetorium fica na Kleine Budengasse 2.

 

Colonia4

 

Colonia6

Colonia7

 

Mais sobre a Alemanha, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.