Leipzig é uma grande cidade da Saxônia, com mais de 500 mil habitantes.

Documentada pela primeira vez em 1015, Leipzig foi reconhecida como cidade e grande centro comercial em 1165.

A cidade tem fundamentalmente moldado a história da Saxônia e da Alemanha. Foi fundada no cruzamento de duas rotas comerciais antigas, a Via Regia e Via Imperia. Os compositores Bach, Wagner, Schumann e Mendelssohn viveram em Leipzig entre os séculos XVII e XVIII.

Leipzig tem a maior estação ferroviária da Europa em uma área de 83.460 metros quadrados. Tem 24 plataformas e uma fachada de 293 metros de comprimento. Em média mais de 150 mil passageiros passam por dia pela estação. Um espetáculo!!!

 

Leipzig3

 

 

 

Leipzig 22

Leipzig sempre foi conhecida como um lugar de comércio, e ainda hoje tem grandes feiras e salões de exposições na área chamada Messe Leipzig, localizada ao norte da cidade. Antes da cidade ter esta área específica para feiras, os eventos ocorriam dentro da cidade, e é por isso que muitos dos edifícios históricos foram construídos por comerciantes, bem como o sistema único de Leipzig de galerias e pátios. E por falar em galerias, não deixe de visitar a Mädler Passage, uma das galerias mais magníficas da cidade. São três fileiras de corredores cobertos que ligam a Grimmaische Straße e a Naschmarkt. É um dos mais prestigiados centros comerciais da cidade.

A Mädler Passage abriga uma galeria comercial no piso térreo, com boutiques, lojas especializadas, restaurantes e bares. Nos pisos superiores, há escritórios, bem como um teatro de cabaré. Um dos restaurantes imperdíveis desta galeria é o Auerbachs Keller. Foi neste famoso restaurante que o escritor Goethe (1749-1832) ouviu pela primeira vez a lenda de Fausto, e que virou sua peça mais famosa. A gastronomia da casa é maravilhosa. O porco com molho de mostarda é fantástico. Os cardápios são enfeitados com ilustrações sobre o tema “A Lenda de Fausto”, e há performances de atores.

Não muito longe da Mädler Passage está o famoso Café Riquet, tradicional casa de cafés da cidade que fica pertinho da estação de trem de Leipzig e seu interior é surpreendente. Várias cabeças de elefante decoram a fachada do prédio. Vale a pena passar por ali e experimentar um de seus cafés. O site é este aqui.

Imperdível também o Museum zum Arabischen Coffe Baum, o café mais antigo da Alemanha, e o segundo mais antigo da Europa.

O prédio que abriga este café é do século XVI e possui quatro andares. Nestes andares estão um bar, restaurante e um museu.

Durante os tempos da República Democrática Alemã, servia-se café ali no chamado “Café dos Artistas”.

No 2° andar do prédio, a Stasi (Polícia Secreta), ficava escutando a conversa dos clientes.

Para reservar mesas, entre neste site.

 Leipzig 23

 

 

Leipzig 24

 

Leipzig 25

 

 

Leipzig 26

 

 

Leipzig 27

 

Leipzig 28

 

Leipzig 44

 

A Universidade de Leipzig foi fundada em 1409, o que a torna a segunda universidade mais antiga da Alemanha. Instalações da universidade estão espalhadas por toda a cidade. O principal prédio fica na maravilhosa Augustusplatz. Esta praça reflete a história da arquitetura de Leipzig no século XX, e oferece aos visitantes uma lição na mudança de estilos arquitetônicos de seus prédios a sua volta. É a maior praça da cidade e uma das maiores da Alemanha, conhecida também por ser a praça da música, pois abriga duas grandes casas musicais: a Opernhaus (Casa da Ópera) e a Gewandhaus (casa de Concertos). Uma linda fonte, a Mendebrunnen domina a praça, além do City-Hochhaus Leipzig, um arranha-céu com 142 metros de altura.

Antes da destruição de quase todos os edifícios na Segunda Guerra Mundial, esta praça era conhecida como um dos lugares mais bonitos da Alemanha.

Leipzig 29

 

 

 

Leipzig 30

A cidade também é a casa da Nikolaikirche (Igreja de São Nicolau), que foi o ponto de partida das manifestações pacíficas contra o regime comunista, que conduziu à reunificação da Alemanha em 1989. Como eram proibidas reuniões políticas no governo socialista, esta igreja virou ponto de encontro de opositores, pois ir à missa não era proibido; então, a igreja virou ponto de encontro de manifestantes.

No fim das missas era comum ver policiais da Stasi, que não estavam autorizados a invadir a missa, postados nas ruas para obrigar as pessoas a seguirem para suas casas e evitar a formação de grupinhos.

O colapso do comunismo bateu na economia de Leipzig muito fortemente (como fez o próprio comunismo), mas depois de estar em recuperação por mais de vinte anos, ela emergiu como uma das histórias de sucesso de um novo estado alemão.

 

 Leipzig 31

 

 

 

Leipzig 32

 

 

 

Leipzig 35

 

 

Leipzig 33

 

 

 

Leipzig 34

 

 

 

Leipzig 36

 

Leipzig 37

 

 

Leipzig 38

 

Leipzig 39

 

 

Leipzig 40

 

Leipzig 41

A surpreendente Altes Rathaus (antiga prefeitura) dá um show à parte:  é um dos edifícios mais belos da Renascença na Alemanha, construído em 1556.

A antiga prefeitura foi renovada em 1905 e 1909, e hoje funciona no local o espetacular Museu de História da Cidade, o Stadtgeschichtliches Museum.

Vale a pena ver no interior do edifício o grande salão de baile, a Câmara de Conselho, a tesouraria, e o único retrato autêntico de Johann Sebastian Bach (por Elias Gottlob Haussmann).

A Neus Rathaus é sede da prefeitura da cidade desde 1905. Pode-se subir em sua torre: é a torre de prefeitura mais alta da Europa. As vistas da cidade são fantásticas.

No local funciona um ótimo restaurante, o Ratskeller der Stadt.

Leipzig 1

O visitante não pode deixar de experimentar a especialidade da cidade: Leipziger Lerche, tortinhas de massa podre com recheio de puro marzipã, irresistível!

Um pouco afastado do centro da cidade está o Völkerschlachtdenkmal, o Monumento à Batalha das Nações: é um dos monumentos históricos mais famosos da Europa.

Foi inaugurado em 18 de outubro de 1913, por ocasião do 100º aniversário da Batalha das Nações perto de Leipzig. Como um memorial para a paz, lembra a batalha travada contra as tropas de Napoleão pelos exércitos aliados, e cobre uma área de 80.000 m2, incluindo seus fundamentos externos.

A plataforma de observação a uma altura de mais de 90 m oferece uma vista soberba sobre o centro da cidade de Leipzig e os arredores. Impressionante!!!

Aproveite e descubra as atrações emocionantes desta incrível cidade alemã. Sugiro 2 dias para visitá-la!!

 

 

Leipzig 42

 

 

Leipzig 43

Texto e fotos: Angela Arten-Meyer

Eurostar_ Image Banner 728 x 90