A cidade de Kassel é o coração da Rota dos Contos de Fadas.

Em Kassel os Irmãos Grimm viveram por mais de 30 anos, trabalhando como bibliotecários na Biblioteca Eleitoral, conhecido agora como o Fridericianum, primeiro museu público da Europa. Foi na cidade que eles escreveram a maioria de seus contos de fadas.

Por toda a cidade, você vai descobrir uma variedade única de museus que estão entre os melhores da Europa. No topo da lista estão o Brüder Grimm Museum, o Hessisches Landesmuseum e o Naturkunde Museum im Ottoneum.

O Orangerie, uma grande estufa que faz parte dos prédios do complexo do lindo palácio de Kassel, fica no parque da cidade, o Karlsaue Park e merece um passeio demorado.

Cercado de muito verde e flores maravilhosas, este parque faz Kassel ser inesquecível!

O Orangerie foi construído entre 1703 e 1711 e hoje neste local fica o impressionante Museu de Astronomia e Tecnologia, complementado ainda com um lindo planetário.

O museu contém uma grande variedade de exposições científicas e tecnológicas desde a antiguidade até os dias atuais, incluindo o Renascimento. As suas magníficas coleções de relógios e instrumentos de astronomia antiga são imperdíveis.

Estátua dos irmãos Grimm em Kassel
O Karlsaue Park
O Karlsaue Park
Kassel4
Eu e os lindos jardins floridos do Karlsaue Park
O Orangerie
Interior do Museu de Astronomia e Tecnologia
Interior do Museu de Astronomia e Tecnologia
Relógio confeccionado em ouro e pedras preciosas em exposiço no Museu de Astronomia e Tecnologia

Kassel é a sede da Documenta, considerada uma das maiores e mais importantes exposições da arte contemporânea e da arte moderna internacional do mundo. Ela ocorre a cada cinco anos, a ultima vez foi em 2012.

O impressionante Naturkunde Museum im Ottoneum (Museu de História Natural no Ottoneum), tem uma longa tradição, pois foi um dos primeiros a ser criado em toda a Europa, e é definitivamente o mais antigo da Alemanha.

O Ottoneum foi construído em 1604-1607 por Wilhelm Vernukken para ser um grande teatro. Com o início da Guerra dos Trinta Anos, o Ottoneum foi utilizado para outros fins.
Em 1696 o Landgrave Karl, um importante apoiador das artes em Kassel, mandou Paul du Ry redesenhar e renovar o edifício para ser uma galeria de arte, para alojar as suas raridades: sua maravilhosa coleção de artes, pinturas e raridades da biologia e astronomia.

Outras raridades foram adicionadas a esta galeria com o passar dos anos.

Em 1709, Landgrave Karl fundou o “Carolinum Collegium”, alojado no interior das paredes do Ottoneum, que logo tornou-se um centro de investigação científica. Naquela época, o prédio também continha um observatório.

Dois dos cientistas mais notáveis que trabalhavam no Collegium nas décadas seguintes foram Georg Forster e Samuel Thomas Soemmering. Em 1783, Soemmering foi quem emprestou o famoso crânio de elefante para Johann Wolfgang von Goethe, quando o famoso escritor tornou-se interessado no estudo de vertebrados.

Depois de um curto período, esta galeria de artes se tornou muito pequena para a coleção e, portanto, em 1779, foi transferida para o recém-construído Museu Fridericianum, onde se tornou acessível ao público.

Em 1888 – Kassel tinha se tornado parte da Prússia – a coleção de ciências naturais foi separada e devolvida ao Ottoneum, que foi rebatizado de ‘Museu Prussiano de Naturalia”.

Em 1928 a posse da Ottoneum foi transferida para a cidade de Kassel, e foi renomeado Museu de História Natural. Desde então, muitos cientistas locais tem apoiado o trabalho e a coleção do museu.

Na Segunda Guerra Mundial, o edifício foi muito danificado durante um ataque aéreo das forças aliadas em 1943. Mais de metade da coleção foi destruída. Depois da guerra, o Ottoneum foi reconstruído, com base nos desenhos de construção antiga, de 1949 até 1954.

Após extensas alterações nos anos de 1993-1997, o museu hoje combina exposição contemporânea com um ambiente histórico, enfatizando a história regional natural e da vida selvagem.

O museu abre das 10:00-17:00 todos os dias e o ingresso custa 2,00 euros.

Kassel9
Eu em frente ao Naturkunde Museum im Ottoneum

O Fridericianum, construído em 1779, é um dos mais antigos museus públicos da Europa.

O Fridericianum foi desenhado por Simon Louis du Ry e originalmente abrigava a biblioteca do estado, as coleções de arte do Hessisches Landesmuseum, coleções de antiguidades, armas, história natural, astronomia e física, e maquetes de prédios antigos. No entanto, as exposições foram transferidas para outros museus no final do século XIX e início do século XX.

A biblioteca foi fortemente danificada na Segunda Guerra Mundial e os livros sobreviventes foram transferidos para a Biblioteca da Universidade de Kassel.

Hoje o museu abriga a exposição de arte  contemporânea e multimídia de Kassel, a Documenta, que acontece na cidade a cada 5 anos. A Documenta é considerada uma das maiores e mais importantes exposições da arte contemporânea e da arte moderna internacional.

Uma sala adicional desta exposição foi inaugurada em 1992 e fica no prédio do Staatstheater.

O museu abre de quarta a domingo das 11:00-18:00.

Kassel10
Marcelo em frente ao Fridericianum

O Brüder Grimm Museum (Museu dos irmãos Grimm) é um espetáculo. Uma pena que é proibido tirar fotos de suas preciosidades, entre elas, livros e escrituras originais dos irmãos avaliados em centenas de milhares de euros e muito bem protegidos por uma cúpula de vidro com alarmes de última geração.

O ambiente é único: salas decoradas com o tema dos contos de fadas, lindo para crianças e pais também. Uma escadaria maravilhosa leva os visitantes para o mundo dos irmãos Grimm, inesquecível. Quadros com gravuras e pinturas doa estórias dos contos de fadas estão espalhadas pelo museu.

No museu você verá rascunhos escrito à mão pelos irmãos, das principais estórias dos contos de fadas, além de toda a história da vida dos Grimm. Emocionante!!

O museu abre de terça a domingo das 10:00-17:00. Nas quintas-feiras das 10:00-20:00.

Ingressos a 3,00 euros adultos e 1,50 crianças. Nos sábados, cotação de histórias!

O museu fica no Palais Bellevue e existe desde 1959.

Escadarias do Museu dos Irmaos Grimm (http://www.hna.de/)
salas do museu1
http://flickriver.com/photos/tags/br%C3%BCdergrimmmuseum/interesting/
Brüder Grimm Museum
Kassel13
Eu na entrada do Brüder Grimm Museum
Mais uma sala do Museu dos Irmaos Grimm (http://www.jerome-kassel.de)

A maior atração de Kassel é sem dúvida o parque Bergpark Wilhelmshöhe. Esse complexo inclui o Schloss Wilhelmshöhe, o monumento Hercules (replica do Hercules “Farnese” que se encontra no Museu Arqueológico de Nápoles, Itália) e o Löwenburg (réplica de um castelo medieval, este construído durante o reinado de Wilhelm IX). Seu pátio serve como pano de fundo nas noites quentes de verão para a música romântica. Hoje, as ruínas abrigam uma coleção de armas antigas e porcelanas. Vale uma visita.

Schloss Wilhelmshöhe foi construído em 1789 pelo Príncipe Wilhelm IX von Hesse-Kassel. O palácio é agora um museum, o Gemäldegalerie Alte Meister, e conta com uma coleção muito importante de antiguidades gregas-romanas e uma linda galeria de pinturas.

Lá também se encontra a segunda maior coleção de pinturas do Rembrandt da Alemanha. O parque virou patrimônio oficial da UNESCO em 2013 e é o maior parque de relevo montanhoso urbano da Europa.

Pelo parque, o visitante encontrará outros pequenos edifícios e esculturas impressionantes pelo caminho, como o Templo de Apolo, que está localizado perto da Grande Fonte e que foi construído em 1817; o Der Mulang, uma “aldeia chinesa”, com pagode, Bagatelle, e vários outros edifícios; o Plutogrotte, a Caverna de Plutão, localizado no eixo principal do parque abaixo da fonte do reservatório. O Gewächshaus é uma estufa de plantas com exemplares exóticos e raros, é linda e merece uma visita. Ela só abre no verão!

O parque é fantástico e para visitá-lo você passará um dia inteiro por lá!

Kassel16
Bergpark Wilhelmshöhe
Mapa do Bergpark Wilhelmshöhe
Eu em frente ao Schloss Wilhelmshöhe que hoje é o sensacional Gemäldegalerie Alte Meister
O fantástico complexo do Bergpark Wilhelmshöhe
Kassel19
Atraçoes do Bergpark Wilhelmshöhe
Kassel20
O Löwenburg
Eu no Löwenburg
O Templo de Apolo
A maravilhosa estufa do parque

Texto: Angela Arten-Meyer