A controvérsia entre a fábrica de perfumes 4711 e o fabricante de perfumes Farina em Colônia, começou quando o fundador da 4711, Wilhelm Mülhens, comprou os direitos sobre os negócios da família Farina em 1804, e começou a usar o nome Farina em seus perfumes, diferentes dos vendidos pela Casa Farina, pois era uma marca conhecida mundialmente pela qualidade. O problema é que o vendedor da marca era um falso Farina, de origem italiana, que aproveitou a oportunidade de ter o mesmo sobrenome da família de Colônia, mas que não tinha nada a ver com a empresa alemã. Era simplesmente um estelionatário!

Após anos de brigas judiciais, Wilhelm Mülhens foi obrigado a abandonar o nome Farina, e em 1840 mudou o nome de sua fábrica para 4711, e acabou ganhando fama mundial com seu perfume.

 

Farina Haus e O Museu Farina

É a mais antiga fábrica de perfumes do mundo ainda em funcionamento, e lugar do nascimento da primeira “Água de Colônia” ou Eau de Cologne. Foi criada em 1709 e está no lugar atual desde 1723.

Johann Maria Farina (1685-1766) denominou o seu perfume em honra à sua cidade natal, Colônia e, deste modo fez com que a cidade se tornasse mundialmente conhecida.

A cidade de Colônia homenageia o seu ilustre cidadão através de uma figura na torre da Câmara Municipal.

A Água de Colônia original tornou-se a preferida de pessoas ilustres, reis, rainhas, estrelas e importantes políticos em todo o mundo.

O museu, que está situado na loja e na antiga fábrica, conta a história de mais 300 anos do perfume Farina. O museu é fantástico! Há tours guiados contando toda a história.

O visitante poderá apreciar todo o arquivo da família Farina, desde o começo da fabricação de seu perfume, o início da empresa, etc.

Na sala de fabricação de perfumes, o visitante poderá apreciar os diferentes tipos de essências e como fazer um perfume.

Uma visita maravilhosa.

O museu abre de segunda a sábado das 10:00-18:00 e aos domingos das 11:00-16:00. Ingressos a €4,00 por pessoa.

Fica na Obenmarspforten 21.

http://www.farina.eu/

 

 

Farina 2

 

O 4711

O famoso perfume 4711 Echt Kölnisch Wasser.

A “Água de Colônia” é uma das mais antigas marcas de perfume, com reputação internacional. É considerado um tesouro cultural de Colônia.

Por mais de 200 anos mantém sua fórmula original e a promessa de um efeito revigorante, agradando tanto homens e mulheres, que atestam suas qualidades terapêuticas no combate ao calor e o stress diário.

Produzido com ingredientes naturais, tem em sua fórmula laranja, lavanda, lima e tangerina.

A Água de Colônia foi criada em 1792 pelo perfumista Wilhelm Mülhens, em Colônia. O número 4711 surgiu quando, durante a ocupação francesa na cidade, um comandante francês ordenou uma nova numeração das casas. A casa de Mülhens recebeu o número 4711.

Após brigas judiciais com a empresa de perfumes Farina, Mülhens resolveu adotar esse numeral como sua marca registrada.

Este maravilhoso edifício, possui um relógio no topo e a cada hora um carrilhão toca uma música diferente.

Assim que você entra na loja, você sente o aroma da “Água de Colônia” imerso no ar, através de uma fonte, onde uma torneira permanece aberta deixa transbordar este maravilhoso e cheiroso líquido.

Outro destaque da loja é uma tapeçaria, os famosos Gobelin, medindo 4,5 X 3,5 metros de largura, feito para a inauguração da loja em 1964 e representa a cena da numeração das casas pelo exército francês.

Na pequena galeria da loja há um incrível museu com fotos, medalhas, certificados e frascos antigos do perfume. Relatos históricos desta famosa marca estão espalhados nas vitrines do pequeno museu e na entrada da loja.

Além do famoso perfume, a loja oferece uma grande quantidade de produtos com a marca 4711, entre eles sabonetes, lenços umedecidos com o cheirinho do perfume, cremes, loções pós-barba, entre muitos outros!! Uma tentação!!!

Site oficial para ver os produtos é este aqui.

A loja abre das 9:30-18:30.

Fica na Glockengasse 4.

 

 

4711

 

Os aromas do dois perfumes sao bem diferentes e os preços também: o perfume da Casa Farina é clássico e caro, enquanto o do 4711 é mais popular e obviamente mais barato. Mas, mesmo diante disso, sao perfumes de tradiçao e que vale a pena adqurí-los. Lembranças perfeitas de Colônia!