sababurg1000

Quando os irmãos Grimm se depararam com as ruínas deste castelo, logo suas cabecinhas começaram a funcionar: foi neste cenário mágico que se inspiraram para compilar uma das estórias infantis mais lindas no mundo, A Bela Adormecida.

Vamos voltar ao tempo e falar um pouco sobre a história do castelo.

Era uma vez, uma pequena vilazinha chamada Gottsbüren, que era vista como uma área católica para os cristãos durante o século XIV. Isso trouxe vários peregrinos, e a cidade virou famosa. Para proteger a cidade, o arcebispo de Mainz mandou construir um castelo, o Zapfenburg, em 1334. O castelo também é chamado de Castelo Sababurg. A palavra Sababurg vem da deusa legendária Saba, um nome que foi adotado no final do século XVI.

O castelo logo virou um objeto de disputa territorial entre as regiões de Mainz, Paderborn, Braunschweig e Hessen.

O castelo foi então dividido entre Mainz e Hessen, e mais tarde foi passado às mãos dos lordes locais em 1429. No entanto, esse castelo perdeu logo sua importância política e militar, e caiu em ruínas.

No final do século XV e começo do século XVI, o castelo foi usado como uma base para os soldados que patrulhavam as florestas, e um lugar para manter cavalos selvagens.
Mais tarde, Philipp I mandou reconstruir o castelo em 1522, transformando o castelo em uma mansão para ele passar a temporada de caça. A área em volta do castelo (cerca 1km quadrado) foi cercada por uma muralha, e  dentro havia vários animais selvagens para ele caçar.

Durante a Guerra dos 30 Anos o castelo foi seriamente danificado, mas foi reconstruído entre 1649 e 1651. As famosas cúpulas de duas torres são dessa época.

No século XVIII, o interior do castelo foi renovado e móveis novos foram comprados. Mas o castelo foi, mais tarde, abandonado. Também durante o século XIX, algumas partes do castelo foram demolidas e o material foi usado para outras construções. Isso fez com que o castelo tivesse um ar ruinoso e selvagem, o que inspirou os irmãos Grimm no conto da Bela Adormecida.

Cem anos depois, durante o século XX, depois de um longo sono, o castelo recebeu um “beijo da vida”, e foi restaurado para os visitantes.

a a a Sababurg1
A Bela Adormecida e seu prícipe prontos para a apresentação de verão no Schloss Sababurg

O castelo da Bela Adormecida tem um jardim medieval maravilhoso! No jardim crescem ervas, vegetais, flores e obviamente, rosas.

Não deixem de visitar o teatro do castelo, todo em pedra e aberto; ali ocorrem, no verão, apresentações todos os domingos, às 16:30h, da Bela Adormecida e seu príncipe. Hoje, parte do castelo é um hotel maravilhoso.

Ao lado do castelo há um maravilhoso zoo com mais de 700 animais. Mas, mais sobre este zoo, fica para o próximo post!!

Depois de conhecerem o castelo é fácil de entender porque os irmãos Grimm se apaixonaram por esse lugar e se inspiraram aqui.

O castelo fica na Im Reinhardswald na cidadezinha de Hofgeismar em plena Estrada dos Contos de Fadas da Alemanha!!

Mais informações: http://www.sababurg.de/

Eu em frente ao Schloss Sababurg

Jardim de ervas e rosas do castelo

Teatro do castelo: aqui acontecem as apresentaçoes da Bela Adormecida e o príncipe

Sababurg9

Eu com a placa oficial da Estrada dos Contos de Fadas da Alemanha (Deutsche Märchen Straße)