TGV Image Banner 728 x 90
Konstanz 2
Konstanz e seu porto
Konstanz 3
Marcelo pertinho da Imperia

Konstanz é uma das cidades mais ricas culturalmente na Alemanha.

É uma cidade universitária muito movimentada, que fica às margens do Lago de Constança e do rio Reno, muito próxima da Suíça, Áustria e Liechtenstein.

Desde o século VI até o ano de 1827, Konstanz foi o bispado de maior importância na Alemanha.

Entre os anos de 1414 e 1418 se realizou na cidade o Concílio de Constança, que acabou com o cisma papal, ou seja, pôs fim a existência de três papas: o de Roma, Pisa e Avignon.

Durante estes quatro anos, a cidade recebeu mais de 72 mil pessoas, entre elas 3 mil prostitutas que se aproveitaram da situação.

Hoje, no porto, há uma estátua de uma fogosa moça, chamada Imperia, de 9 metros de altura, que representa estas “mulheres de pouca honra” que seguiram os homens até Constança. A estátua foi inaugurada em 1993 e gerou controvérsias: em ambas as mãos da moça estão duas figuras bizarras de homens: uma com a coroa imperial, representando o rei Sigmundo, e na outra mão, uma figura com a tiara papal, representando o papa Martinho V. Na época o rei e o papa criticaram muito a presença das prostitutas na cidade.

O porto é um espetáculo. Além de dezenas de pessoas sentadas à beira do lago tomando sol e molhando os pés, barcos entram e saem de hora em hora lotados de turistas afoitos por uma grande aventura pelo Lago de Constança. Destaque no porto para o pequeno monumento que homenageia Ferdinand von Zeppelin, inventor do dirigível e filho ilustre da região do lago!

Konstanz 4

Konstanz 5

Konstanz 6
Detalhes da linda Imperia

Konstanz 18

Passeie pelas ruas desta linda cidade e se perca…uma delícia. Você vai descobrir prédios, praças, fontes e monumentos impressionantes, uma vez que Konstanz teve sorte de não ter sido bombardeada na Segunda Guerra Mundial, por estar tão perto da Suíça, um país neutro. Sendo assim, todos os edifícios históricos foram preservados.

O centro da cidade é maravilhoso. Com suas casas peculiares ricamente pintadas contando histórias de vários acontecimentos que aconteceram na cidade, e o mercado de frutas e flores semanais… parece ter saído de um filme!

Imperdível é a Münster Unserer Lieben Frau zu Konstanz. Uma maravilhosa catedral com uma torre de 76 metros de altura. A construção começou em 1052, e é uma mistura de estilos, como romântico, barroca e gótica.

Konstanz 7

Konstanz 10

Konstanz 11
Fachada de prédio histórico no centro de Konstanz

Konstanz 13

Konstanz 17

A prefeitura da cidade tem um charme encantador. Principalmente no verão, quando suas sacadas estão cobertas de flores. O edifício foi construído no século XIV mas virou prefeitura somente no século XVI.

Um dos mais importantes prédios da cidade é o Konzilgebäude e que merece uma visita. Foi construído entre 1388 e 1391. Em 1417 foi realizado ali, o conclave para a eleição do papa Martinho V. Hoje, funciona um restaurante (http://www.konzil-konstanz.de/) e centro de eventos. Ele fica em frente à estátua Imperia.

Se você se interessar pela história da cidade, aconselho você a ir ao museu Zum Rosgarten, lá você encontrará tudo sobre a história da cidade.

Konstanz é um sonho. Imperdível visita!

Konstanz 8
Museu zum Rosgarten
Konstanz 14
Münster Unserer Lieben Frau
Konstanz 15
A linda Rheintorturm: esta torre cuidava da ponte sobre o rio Reno
Konstanz 16
Eu em o “meu Reno” em Konstanz com o Rheintorturm ao fundo e a ponte
Konstanz 19
Por do sol em Konstanz: 21:45 da noite
O lindo Konzilgebäude

Texto e fotos: Angela Arten-Meyer