Uma bebida que é a cara do verão na Alemanha? Quem advinha? É isso mesmo, cerveja (faça chuva, sol, neve) é a paixão nacional!!! O povo daqui não vive sem ela e no verão, turistas estrangeiros e alemães invadem as milhares de Biergarten espalhadas pela Alemanha!

Foram conhecidas 26 mil marcas de cervejas nos últimos séculos. Obviamente, a maioria desapareceu, mas sabe-se que hoje existem mais de 1200 cervejarias ativas na produção de 5 mil marcas, sendo mais de 2 mil diferentes.

Na Alemanha a cerveja é a terceira bebida mais consumida, depois da água e do café. E são tantas, que levariam uma vida inteira para saboreá-las.

Na Baviera, o paraíso das cervejas, as mais famosas são as Weissbier ou Weizenbier. É uma cerveja de trigo, com aroma floral e é servida em copos grandes de 500ml.

Em Bamberg, a cidade possui 11 cervejarias e a cerveja mais famosa por lá é a defumada, deliciosa!!

A cerveja preta (Schwarzbier), por exemplo, era muito popular no século passado e a sua cor escura é devido ao uso de malte torrado. Deliciosa!!

Mas a cerveja mais consumida no país e provavelmente no mundo é a Pils, ou pilsen no Brasil. É servida em canecos grandes e lindamente decorados ( as pessoas fazem coleção delas) e possue aquela espuma cremosa, formando uma coroa na borda da caneca.

A Bock é uma cerveja forte, escura e possui o malte torrado. Começou a ser fabricada no século XIV por monges na cidade hanseática de Einbeck. Daí o nome Einbock. Conta a história que os monges católicos faziam um jejum daqueles na época da quaresma e para se manterem em pé, tomavam a Bock justamente por ser uma cerveja de muitos nutrientes e calórica. Hoje ela só é fabricada para ocasiões especiais, como o Natal e a Páscoa.

A Berliner Weisse é a favorita dos berlinenses. Ela tem um sabor ácido, pouco turva e é servida em taças. Aqui ela pode ser servida também com pedaços de frutas, como a framboesa. O copo e a decoração dão um toque artístico e inusitado.

A Radler….uma delícia!!!É uma cerveja mais escura misturada com suco de limão. Tudo muito geladinho!!!!

Por falar em geladinho, aqui a temperatura ideal para saborear a cerveja é entre 7 a 9 graus, conforme os especialistas recomendam. Aconselham também a não gelar a cerveja bruscamente e nem guardá-la em freezer, um crime!!!!!

Não posso esquecer a paixão daqui de casa, a Kölsch! Fabricada somente em Colônia, é uma das melhores cervejas da Alemanha. Foi declarada como especialidade regional pela União Européia em 1997. É servida em copo estreito de 200ml.

Aqui há uma tradição: nunca se recusa uma Kölsch quando é oferecida. A recusa é uma grande ofensa. Mas como aqui ninguém recusa nada, prost! Saúde!

Biergartens que você não pode deixar de ir quando estiver na Alemanha:

Munique:


Augustiner am Dom

Frauenplatz 8

É a mais tradicional de Munique, fica ao lado da Frauenkirchen.

Um ambiente maravilhoso e um atendimento carinhoso.

Aberto diariamente 10:00-24:00.

Königlicher Hirschgarten (Jardim dos Cervos)

Hirchgarten 1

O Königlicher Hirschgarten foi um antigo parque de caça para a realeza de Munique. É uma ampla área com 8 mil lugares. Um lugar maravilhoso com muita natureza. É a maior Biergarten da cidade.

Abre de seg a dom 11:30-23:00.

Paulaner Biergarten

Hochstrasse 77

Equipado com um lindo gazebo histórico, esta Biergarten é um show e oferece um espaço único para as inúmeras celebrações de Festivais de Verao em Munique, entre elas o Festival das Lanternas uma das mais tradicionais e lindas.

Abre de seg a dom das 14:00-23:00.

Chinesischen Turm (Biergarten da Torre Chinesa)

Englischer Garten 3

Fica na Englischer Garten e é uma das mais famosas. Com 7 mil lugares, há bandinhas tocando animadamente! Uma experiência maravilhosa.

Abre de seg a dom das 10:00-23:00.

Biergarten Menterrschwaige

Menterschwaigstrasse 4

Esta Biergarten fica às margens do rio Isar e possui um ambiente acolhedor, com bancos de madeira, castanheira centenária e um pátio coberto por Heras. Lindo!
Possui 2 mil lugares.

Abre de seg a dom das 10:00-23:00.

Biergarten na Viktualienmarkt

Peterplatz, Frauenstrasse

Fica no centro da cidade, no mercado ao ar livre muito concorrido.
Dizem os bávaros que você só conhece a Baviera se conhecer primeiro a Viktualienmarkt.

Aberto diariamente (exceto domingos) até 18h.

Hofbräuhaus

Fica na Platzl 9

É a cervejaria mais famosa da cidade. Foi fundada em 1589 por Wilhelm V.
Primeiramente ficava no Alter Hof, mas em 1654 mudou para o seu endereço atual.
Em 1830 a cervejaria teve autorização para vender cerveja ao público, uma vez que antes era somente a cervejaria da realeza.

A Hofbräuhaus é conhecida no mundo todo e uma visita é obrigatória.

Aberto diariamente das 9:00-24:00

Colônia:


Aachener Weiher

Richard-Wagner-Str.

Fica no cinturao verde de Colônia, um lugar lindo, cercado de parquinhos para as crianças e lógico a deliciosa Gaffel Kölsch é servida.

Aberto diariamente das 10:00-24:00

Rathenauplatz

Fica na Rathenauplatz

Excelente para famílias com crianças: parquinhos, fraldário e muito mais. Aos domingos das 17:00 até 19:00, concertos de jazz, uma delicia!!

Aberto diariamente das 12:00-23:00

Hofbräu Früh

Fica na am Hof 12-18.

Excelente Biergarten. A comida é fantástica e o melhor? É pertinho da catedral.

Abre das 9:00-24:00 todos os dias.

Berlim:


Augustiner am Gendarmenmarkt

Charlottenstrasse 55

A bávara Augustiner abriu uma fábrica em Berlim e sua biergarten é imperdível.

Aberto diariamente das 10:00-01:00

Hofbräuhaus Berlin
Karl- Liebknecht- Strasse 30
Mais cerveja bávara em Berlim. A Biergaten da filial de Munique é tentadora. Vale a pena.
Abre sextas e sábados das 10:00-02:00; de domingo a quinta das 10:00-01:00

Frankfurt:

Klosterhof

Weißfrauenstrasse 3

Esta biergarten é linda: fica em um antigo mosteiro.

Abre diariamente das 11:30-01:00.

Bürgelstollen

Bürgelstollen 1- Kronberg im Taunus

Fica a 18km do centro de Frankfurt e é considerada a melhor Biergarten da região, perfeita para família com crianças. Eles oferecem cardápio especial para as crianças, além de pratos tradicionais e muita cerveja.

Abre  das 12:00-23:00 nos sábados e domingos; de terça a sexta das 17:00-23:00.