Eurostar_ Image Banner 728 x 90
É um dos mais completos museus de brinquedos, bonecas e ursos de pelúcia da Alemanha. Simplesmente lindo e imperdível!! Fica em Hanau, cidade onde os irmãos Grimm nasceram e faz parte da rota da Estrada dos Contos de Fadas. Hanau é muito perto de Frankfurt, 25km. Um excelente bate-volta !!!O museu fica em um maravilhoso parque, o Staatspark Wilhelmsbad, cercado de muita natureza, lagos, ruínas e um antigo castelo!
Antigamente esta área era formada por muitas casas de banhos e spas, pois ali há fontes de água mineral. O parque é uma homenagem a seu criador, o príncipe herdeiro e conde Wilhelm IV.

Hoje, o parque é uma das atrações imperdíveis e no verão, Biergartens e festivais estão por todos os lados.

Perfeito para toda a família!!!

 

a a Hanau1
Staatspark Wilhelmsbad

O Museu dos Brinquedos:
Fica em um lindo castelo do século XVIII e aqui, todo adulto vira criança e se entrega a este mundo mágico !!! Para as crianças nem se fala…é puro encanto!!
O Museu foi criado em 1983 por iniciativa da cidade de Hanau e do Estado de Hesse. A Base foi formada a partir da coleção particular de Gertrude Rosemann, que foi comprada pela cidade de Hanau e a administração foi colocada nas mãos de uma organização patrocinadora sem fins lucrativos. Seus membros estão comprometidos com a preservação e valorização do museu.

A coleção cresceu de forma constante desde a sua abertura: espaços para exposições e ofertas educativas foram ampliadas e novos temas, tais como o departamento “Japão” foi desenvolvido. Ele mostra bonecas japonesas feitas de diferentes materiais inclusive de papel.

O museu tem mais de 800 metros quadrados e um charme acolhedor com o qual atraiu as crianças e adultos ao longo dos anos.

a a Hanau 1
O museu

 

a a Hanau 2

O museu conta a história do surgimento dos brinquedos (principalmente bonecas) na Europa: desde brinquedos de barros do ano 500 aC, passando pela Idade Média; bonecas gregas e romanas; bonecas de porcelanas do século XVIII; casinhas de bonecas com detalhes impressionantes; até brinquedos modernos dos dias de hoje, como a boneca Barbie, uma boneca jovem em comparação com a maioria das bonecas em exposição no museu.

A história vista sobre o “olhar” das bonecas também passa pela vida da corte barroca do século XIX com seus salões finos, e retratando a sociedade- como as filhas de ricos nobres que, imitando as tendências da moda da época, faziam roupas iguais para suas bonecas. 

Não só as bonecas estão em exibição, mas também brinquedos, tais como chocalhos, apitos e animais de rodas. A maioria são feitas de argila, mas algumas são feitas de osso ou marfim.

As exposições são divididas em seções: bonecos até 1850; de 1850-1880;de 1880-1920; de 1920-1945 e bonecas depois de 1945. A Barbie e seu namorado Ken, a partir de 1970, são mostrados em uma sala especial. No  final da exposição, uma loja vende roupinhas do famoso casal, feitas à mão!!

As bonecas eram feitas de, entre outras coisas, porcelana, papel, madeira, papel machê, lata e plástico.

mondagem Hanau 1
Salas de exposiçoes do museu

Algumas bonecas em exposição são bastante interessantes:  a Badekinder, por exemplo, eram bonecas de porcelana fabricados a partir de meados do século XIX até 1914. Elas eram à prova de água e sabão, e as crianças podiam dar-lhes banho o quanto quiserem.

O museu também conta estórias interessantes de bonecas e seus donos: uma boneca chamada Lissi, usava uma placa de estanho em volta do pescoço. Ute, dona da boneca, era uma criança de Frankfurt, que usava uma placa com seu nome e endereço pendurada em seu pescoço. Quando ela e sua família foram para abrigos antiaéreos durante a Segunda Guerra Mundial, ela insistiu que sua boneca Lissi tinha que ter uma placa igual também. A boneca foi doada pela família e está em exposição no museu. É uma das mais famosas.

Há casas de bonecas, grandes e pequenas, em exposição. Alguns são bastante simples, enquanto outros são extravagantes, com cozinhas totalmente equipadas. Uma deles é uma loja de departamento em miniatura, com funcionários e clientes, considerada a maior de seu tipo no mundo. É maravilhosa!!!

montagem Hanau 4

 

a a montagem Hanau 1
A loja de departamentos

a a Hanau 33

Enquanto a maioria das bonecas são alemães, há uma sala com uma coleção de bonecas internacionais, com bonecas do Japão, China, Holanda e Estados Unidos. Há também bonecas africanas,  da América do Sul e bonecas indianas. 

Uma das salas do museu tem um modelo da vida cotidiana de  cidade japonesa, a cidade de Tottori no sul do Japão, composta por 493 bonecas de papel. Fantástico!!
Outra sala tem um modelo de um dos circos mais antigos e famosos da Alemanha, o circo Krone, que inclui o mestre de cerimônias, animais, artistas, espectadores e os caminhões do circo. Um colorido impressionante!
O museu é imperdível!!

a a Hanau 47
A cidade de Tottori no sul do Japão, toda feita de papel
a a montagem Hanau 2
a a montagem Hanau 4
a a Hanau 37
Até o vovô na escapou desta: banheiros em miniaturas, nos mínimos detalhes…o vovô que o diga!
a a Hanau 36
Dentro da casa: detalhe da escadaria
a a Hanau 38
O quarto das crianças

O museu:

Fica na Parkpromenade 5 (estacionamento do parque é bem grande). O museu fica a 5k do centro de Hanau.
O museu abre:
De terça a sexta das 10:00-12:00 e das 14:00-17:00; sábados e domingos das 10:00-17:00. Fecha nos dias 24,25 e 31 de dezembro. Dia 01 de janeiro abre das 14:00-17:00.
Ingressos:
 
Adultos 2,50 euros; crianças de 2 a 12 anos somente 0,50 centavos e estudantes pagam 1,50 euros. Para uma família de 2 adultos e 3 crianças o ingresso fica 5,00 euros para todos.

a a Hanau 48 

a a Hanau 50

a a Hanau 51 
Loja com roupinhas da Barbie para vender no museu: lindas e bem diferentes
Booking.com