Stuttgart fica às margens do rio Neckar, bem no meio de uma região de florestas, prados e vinhedos, que se estendem até o centro da cidade e cobrem mais da metade da sua área. A cidade é a capital do estado de Baden-Württemberg e tem cerca de 600 mil habitantes. É a sexta maior cidade do país.

Stuttgart foi fundada pelos romanos, por volta de 85 d.C.

Depois da derrota do Sacro Império Romano-Germânico para Napoleão, os duques que lá viviam tornaram-se reis e Stuttgart virou o centro do reino de Württemberg. Os palácios e castelos espalhados pela cidade e suas redondezas são a memória dos tempos nobres. Até hoje, porém, Stuttgart tem entre seus cidadãos diversos menbros da nobreza.

Uma fazenda de criação de cavalos, chamada de “Stuotgarten” deu origem ao nome da cidade. No século XIV, ela passa a ser sede do governo de Württemberg. No século XIX, a industrialização chega à capital e Stuttgart logo se destaca como grande metrópole e considerada o berço da indústria automobilística mundial.

Stuttgart

 

O que fazer em Stuttgart?

Passear pela cidade é uma agradável experiência para todos os turistas: praças, monumentos e ruas, muitas destas exclusivas para pedestres. A Markthalle (Mercado Municipal da cidade) é puro prazer…

A cidade é famosa por suas Stäffele, essas são escadarias que estão espalhadas pela cidade inteira, pois em Stuttgart existe muita diferença de altura entre o centro da cidade e seus arredores.

Assim que chegar à cidade comece seus passeios pela Königstraße, uma rua considerada o paraíso das compras. Ela já começa na estação de trem e vai até perto da Marktplatz.

Andando pela Königstraße você já verá a Schlossplatz, uma das mais bonitas praças de toda Europa.

Dela é possível vislumbrar o novo castelo, o Neues Schloss, em estilo barroco, o também clássico Königsbau, o moderno edifício da Galeria Municipal e a coluna Jubiläumssäule, que leva a Deusa Concórdia no topo.

Foi construída entre 1746 e 1807, e todos os anos é o lar de grandes eventos ao ar livre, tais como concertos, feiras infantis, e o incrível mercado de Natal, incluindo uma pista de gelo ao ar livre.

Pátio do antigo castelo (Altes Schloss) Stuttgart

Pátio do antigo castelo (Altes Schloss)

 

O imenso parque tem 600 anos de idade e se estende desde o Altes Schloss e o Neues Schloss na Schlossplatz, até a estação central de trem. Merecem total atenção dos visitantes os lindos jardins da cidade, o Schlossgarten.

Caminhar por suas lindas avenidas, e apreciar suas esculturas, é puro relaxamento. Ali se encontra a linda casa de ópera da cidade, o Staatstheater. A casa de ópera foi construída em 1912 no mesmo lugar onde existia antes o Hoftheater, que foi destruído em um incêndio. Ela foi um dos poucos edifícios a sobreviver os bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

Contudo, o teatro menor foi seriamente danificado e foi substituído entre 1959-62.

Stuttgart O Staatstheater

O Staatstheater

 

O Schlossplatz com a Königstraße e o shopping da cidade o Königsbau Passagen em Stuttgart

O Schlossplatz com a Königstraße e o shopping da cidade o Königsbau Passagen

 

Falando de parques, o Wilhelma é maravilhoso: é o único jardim botânico, zoológico na Europa. E, com sua combinação de plantas, animais e edifícios históricos únicos em todo o mundo.

Nos anos 1954/55 foi construída a torre de televisão de Stuttgart, de 217 metros de altura, e ela é até hoje um marco da cidade. Do seu café panorâmico, os turistas tem uma vista incrível da cidade toda. A torre está localizada ao alto de um morro cercado de árvores.

Não deixe de caminhar pelas ruazinhas mais antigas da cidade, a Geißstraße, Nadlerstraße e a Töpferstraße. Estão cheias de restaurantes deliciosos.

E como não podia faltar, não deixe de visitar os museus da Mercedes-Benz e Porsche que são arquitetonicamente e tecnicamente impressionantes!

 

A Geißstraße Stuttgart

A Geißstraße

A Königstraße Stuttgart

A Königstraße

O Königsbau Passagen em Stuttgart

O Königsbau Passagen

A linda estação central de Stuttgart

A linda estação central de Stuttgart

A entrada para o Museu da Porsche em Stuttgart

A entrada para o Museu da Porsche

O impressionante Museu da Porsche Stuttgart

O impressionante Museu da Porsche

 

Mais sobre a Alemanha, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.

 

Eurostar_ Image Banner 728 x 90