Möhnesee é um lago localizado no distrito de Soest, na Renânia do Norte-Vestfália. De Colônia são 130km até lá.O lago do reservatório Möhne é formado pelo represamento de dois rios, Möhne e Heve, e que com suas quatro bacias armazena mais de 135 milhões de metros cúbicos de água. A barragem foi construída entre 1908 e 1913 para ajudar o controle de inundações, regular os níveis de água a jusante do rio Ruhr e gerar energia hidrelétrica.

Hoje, o lago também é uma atração turística. O lugar é lindo no verão, com muitos restaurantes, e barcos circulam o tempo inteiro pelo lago.

Möhnesee2

Möhnesee3

Möhnesee4

Möhnesee5

Möhnesee6

The Dambusters:

A barragem foi destruída por bombardeiros Lancaster da RAF (“The Dambusters”) durante a operação Chastise, na noite de 16–17 de maio de 1943, juntamente com a barragem de Edersee, no norte do Hesse.

Bombas aéreas especialmente desenvolvidas para esta operação destruíram a barragem e um buraco enorme foi feito nas paredes da barragem que media 77m por 22m.

Os bombardeiros voavam a uma altitude de apenas 18 metros, a uma velocidade de quase 400km/h, e soltavam as suas bombas, que vinham “quicando” na superfície da água, pulando por cima das redes protetoras contra torpedos, até atingir a barragem, se utilizando do mesmo efeito que as crianças usam quando jogam pequenas pedras lisas na água e as fazem “pular”. Quando atingiam a barragem, as bombas afundavam, explodindo na base da mesma.

A ação resultou na morte de pelo menos 1579 pessoas. A pequena cidade de Neheim-Hüsten foi particularmente mais atingida com mais de 800 vítimas, entre eles pelo menos 526 vítimas em um acampamento de mulheres russas para trabalho forçado.

Embora a Organização Todt tenha rapidamente reparado a barragem, o impacto do ataque na indústria alemã no Vale do Ruhr e sobre a população civil foi significativo.
Nos vales do Möhne e Ruhr, 11 fábricas foram totalmente destruídas, 114 seriamente danificadas, 25 pontes rodoviárias e ferroviárias foram destruídas.

A barragem é impressionante e há placas informativas no local contando a história do bombardeio. Vale a pena um longo passeio por esta região!!!

Möhnesee7

Möhnesee10
Eu na barragem

Möhnesee15

Möhnesee12

Möhnesee16