Eurostar_ Image Banner 728 x 90
Este post faz parte da Blogagem do Verão Europeu,  uma série de posts sobre o verão europeu que o Alemanha! Por que não?, juntamente com outros blogs brasileiros de cidades europeias, estará publicando. Será um post por semana até final de julho! O post de hoje é sobre exposições de artes que você não pode perder quando estiver nos países da Europa ou em uma cidade europeia.Selecionei algumas que estão ou estarão acontecendo em algumas cidades da Alemanha, apesar de muitas outras exposições maravilhosas acontecem pela Alemanha toda! Divirtam-se!!!

Munique:

No maravilhoso Neue Pinakothek München (Nova Galeria de Artes de Munique), além de abrigar cerca de 400 obras de arte europeia do final do século XVIII, XIX e início do século XX, acontece de 27/06 até 31/08 uma exposição temporária com obras de renomados artistas, entre eles: o alemão Caspar David Friedrich; o pintor e poeta suíço, naturalizado alemão Paul Klee; o francês Claude Monet; o pintor expressionista alemão August Macke; o pintor francês Paul Gaugin, e um dos mais importantes pintores expressionistas alemão Emil Nolde.

O Neue Pinakothek fica na Barer Straße 29 e abre de quarta a segunda das 10:00-18:00 e nas quartas até 20:00.

As exposições, sendo temporárias ou permanentes neste museu, é ideal para levar crianças: elas ficam fascinadas…não dá para perder mesmo!!

Ingressos: 7,00 euros adultos, crianças grátis e nos domingos o ingresso só custa 1,00 euro.

Mais sobre este incrível museu em Munique, aqui: http://www.pinakothek.de/neue-pinakothek

museu munique 1
Sala de exposição do Neue Pinakothek München

O lindo edifício neo-renascentista do Künstlerhaus am Lenbachplatz (Casa de Artes na praça Lenbach) em Munique, está com outra exposição de artes imperdível: com o título “Das Goldene Zeitalter (A Idade de Ouro), o espaço mostra aquarelas, desenhos e gravuras  do notável Salvador Dalí! Simplesmente imperdível!!!

A exposição acontece de 17/07/13 até 15/09/13.

Segundas aberto das 10:00-22:00; de terça a domingo das 10:00-18:00.

O museu fica na Lenbachplatz 8.

Ingressos:

-Adultos: 9,00 euros (nas segundas depois das 20:00, o ingresso fica 7,00 euros);

-Estudantes: 5,00 euros (nas segundas depois das 20:00, o ingresso fica 4,00 euros);

.Crianças até 6 anos: grátis;

-Familientickets: 2 adultos e no máximo 3 crianças até 18 anos: 22,00 euros.

Mais sobre esta incrível exposição aqui: http://www.dali-muenchen.de/

dali montagem
Salvador Dalí e alguma de suas famosas obras

Colônia

De 24 de maio a 25 de agosto de 2013 o Museum Ludwig ira dedicar à artista americana Jo Baer (nasceu em 1929 em Seattle e mora desde 1984 em Amsterdam), a primeira exposição institucional própria da Alemanha.
Além de vários desenhos e rascunhos, a exposição ira se concentrar no período minimalista da artista entre 1960-1975 até os dias atuais e suas obras atuais.

O fantástico Museum Ludwig tem um acervo de arte moderna e contemporânea de relevo internacional. Graças à doação de cerca de 350 obras de arte moderna pelo casal Ludwig, ele pôde ser fundado em 1976. Ícones da arte pop, como “Maybe”, de Roy Lichtenstein, ou “Brillo Boxes”, de Andy Warhol, podem ser vistos na maior coleção de pop art fora dos Estados Unidos, como também o terceiro maior acervo de Picasso – gravuras, esculturas e pinturas – em todo o mundo. Há ainda uma coleção bastante completa da vanguarda russa e obras importantes do surrealismo, do expressionismo e da pintura dos anos de 1920 na Alemanha. Vale conhecer este museu!!
O museu abre de terça a domingo das 10:00-18:00 e os ingressos custam 10,00 euros.

Fica na Heinrich-Böll-Platz.

Mais sobre o Museu Ludwig aqui: http://www.museum-ludwig.de/

Mais sobre esta fantástica artista aqui: http://www.jobaer.net/

a jo12 montagem
Jo Baer e suas obras

Berlim

O sensacional Käthe Kollwitz Museum mostra obras desta importante desenhista, pintora, gravurista e escultora alemã, cuja obra reflete uma eloquente visão das condições humanas na primeira metade do século XX.

Com traços de Naturalismo e Expressionismo, Kollwitz traz a classe operária, fome, guerra e pobreza como temas recorrentes em seu trabalho.
O museu exibe somente as obras desta grande artista alemã. A exposição é maravilhosa e vale a visita.

O museu fica na Fasanenstrasse 24 e abre  das 11:00-18:00 diariamente.

Ingressos a 6,00 euros.

Mais sobre o museu aqui: http://www.kaethe-kollwitz.de/

O Berliner Museum (Museu da História de Berlim), chamado também de “Story of Berlim”  mostra com uma belíssima exposição a história da cidade por 800 anos com um espetáculo de luz e som.

A história de Berlim é organizada por temas, bem como por datas. Para as crianças este museu é pura diversão: cada seção apresenta telas sensíveis ao toque com informações sobre a cidade. Muita história! As crianças, por exemplo, se divertem procurando os ursos de Berlim escondidos nas salas de cada tema.

O destaque do museu são as salas divididas, que vislumbram a vida de cada lado do muro de Berlim, e o abrigo contra bombas nucleares construído pela cidade na década de 1970. 

Nas exposições os textos estão em inglês e alemão; a turnê guiada pelo abrigo contra bombas (toda hora) está em alemão e inglês; outros idiomas estão disponíveis mediante pedido.

O museu abre de segunda a sexta das 9:00-20:00.

Ingressos: adultos pagam €9,80 e crianças de 6 a 14 anos pagam 3,50 euros.

O museu fica na Kurfürstendamm 206.

Veja mais sobre o museu aqui: http://www.story-of-berlin.de/

 

a museum 12
Käthe Kollwitz Museum

Dresden


O fantástico Gemäldegalerie Alte Meister (Pinacoteca dos Antigos Mestres) em Dresden foi criado pelo arquiteto Gottfried Semper em 1847. A coleção está localizado no Sempergalerie, no Zwinger. São apresentadas ali obras dos séculos XV a XVIII. 

Entre as principais obras estão pinturas italianas do Renascimento e do Barroco, bem como pinturas holandesas e flamengas principalmente a partir do século XVII. A galeria tem obras de arte de famosos pintores alemães, franceses e espanhóis.

Painéis e telas do início do Renascimento são mostrados, como exemplo o recém-restaurado “São Sebastião”, de Antonello da Messina.

Arte italiana é exibida em salas com paredes coloridas em vermelho escuro, em comparação com pinturas holandesas e flamengas que são mostrados na área verde.

Cerca de 536 mil pessoas por ano visitam o Gemäldegalerie Alte Meister.
Esta exposição é imperdível.

Fica na Theaterplatz 1.

Abre diariamente (menos nas segundas-feiras) das 10:00-18:00 no verão.

Ingressos a €10,00

aaaDresden1
Sempergalerie, no Zwinger

Para ver os demais posts da Blogagem do Verão Europeu, e ficar por dentro das promoções em outros países do continente, visite:

Conexão Paris– as exposiçoes imperdíveis em Paris

Turomaquia– Dalí no Museu Reina Sofia

Londres para Principiantes -Vermeer na National Gallery

Passaporte BCN– Japonismo

 

Thalys_ Image Banner 728 x 90