Eurostar_ Image Banner 728 x 90
Altena 1
O maravilhoso Burg Altena

A linda cidadezinha de Altena fica no estado da Renânia do Norte-Vestfália, a 120km de Colônia, e está situada em um cenário fantástico na região de Sauerland, com altas montanhas cobertas por bosques e que abrigam antigas minas de carvão do vale do rio Ruhr.

A maior atração da cidadezinha é seu majestoso castelo, o Burg Altena, considerado um dos castelos mais bonitos da Alemanha, construído pelos Condes de Berg no século XII, uma influente família da região de Mark.
Em 1912 o castelo se tornou o primeiro albergue da juventude do mundo, que funciona até hoje.

O castelo também abriga dois museus: o Museu do Condado de Mark, que conta toda a história desta linda região e dos Condes de Berg; e o Museu Mundial dos Albergues da Juventude, que mostra as instalações do antigo albergue fundado em 1912, e que permanecem intactas.

História do Burg Altena:

Tudo começou em 1108, quando Adolf e Eberhard von Berg receberam um pedaço de terra na região de Sauerland, no condado de Mark, pelo Imperador Henrique V em recompensa pelos serviços prestados ao imperador.

Eles ergueram um castelo no topo do Monte Wulfseck, que originalmente foi chamado Wulfeshagen e, mais tarde renomeado Altena.

Em 1198, os Condes de Altena se re-denominaram “Condes de Mark”.

Em 1368, Adolph III de Mark herdou o condado de Cleves de seu tio, João de Cleves.

O filho de Adolph III, Adolph IV, se tornaria o primeiro Duque de Cleves em 1417.

Seus filhos com Maria de Borgonha, se uniram a muitas famílias europeias poderosas, incluindo sua filha Maria, que viria a ser a mãe do rei Luís XII da França.

Desde 1392, os Condes da Mark apenas residiram ocasionalmente no Burg Altena, e eram uma das famílias mais poderosas da Europa.

Após a extinção da Casa de Mark em 1609, o condado de Mark e o Ducado de Cleves foram os primeiros estados na Alemanha Ocidental a serem anexados pela Prússia, em 1614.

O Burg Altena foi transformado em  uma cadeia do condado entre 1766-1811 e, depois, um hospital, de 1856 até 1906.

Em 1912, Richard Schirrmann adquiriu o castelo e o transformou em um dos primeiros albergues da juventude permanentes do mundo, e o primeiro a ser alojado em um castelo.

Altena 3
Eu em frente ao Burg Altena
Altena 2
Entrada do Burg Altena











Altena 5
A linda regiao de Sauerland, com a cidadezinha de Altena e o Burg Altena










Altena 6
Mapa do castelo para os visitantes









Altena 10
Pátio e torre do castelo









Altena 13
Pátio do castelo










Altena 12
A cidadezinha de Altena vista do castelo




Richard Schirrmann:

O professor alemão Richard Schirrmann foi o fundador do movimento alberguista. Ele acreditava na aprendizagem por observação direta e, muitas vezes, levava suas turmas a excursões e a caminhadas. As caminhadas poderiam durar vários dias, e Schirrmann e seus alunos encontravam alojamentos em estalagens agrícolas.

Em uma dessas excursões, em 26 de Agosto de 1909, o grupo foi apanhado numa tempestade. Eles finalmente encontraram abrigo em uma escola na cidade de Bröl. O diretor os deixou utilizar uma sala de aula e um agricultor deu-lhes alguma palha para dormir e leite para a sua refeição da noite. A tempestade seguiu por toda a noite.

Enquanto os rapazes dormiam, Schirrmann ficou acordado a noite toda. Foi quando ele teve uma ideia…”As escolas na Alemanha poderiam muito bem serem usadas para fornecer alojamento durante os feriados. Aldeias poderiam ter um albergue da juventude aconchegante, situado a um dia de caminhada de cada um dos outros, para acolher jovens viajantes.”

Naquela noite de tempestade foi quando o movimento mundial de Albergues da juventude foi fundado. Em 1910 Schirrmann escreveu um ensaio que define as suas ideias para “Volksschülerherbergen” (albergues para os alunos das escolas públicas estaduais).

“Duas salas de aula seriam suficientes, uma para meninos e uma para meninas. Algumas mesas podem ser empilhadas assim liberando espaço para colocar 15 camas. Cada cama será composta por um saco bem recheado de palha e travesseiro, dois lençóis e um cobertor… Cada criança será orientada para manter a sua própria cama limpa e arrumada.”

Em 1912 foi aberto o primeiro albergue da juventude, no antigo castelo da cidade de Altena. O castelo foi restaurado e equipado de acordo os desenhos de Schirrmann, com dois dormitórios com triliches de madeira maciça, uma cozinha, lavabos e banheiros.

O movimento alberguista cresceu rapidamente. Em 1913, já haviam 83 albergues da juventude e 21.000 pernoites foram registrados. Em 1921 o número de pernoites já tinha atingido 500.000

Até o verão de 1931, haviam 12 associações existentes de albergues da juventude na Europa, operando um total de 2.600 albergues, mas havia muito pouco contato entre as associações. Isso tudo mudou em 20 de Outubro de 1932 quando a primeira conferência internacional foi realizada em um hotel em Amsterdam. Estiveram presentes representantes de 11 associações alberguistas: Bélgica, Checoslováquia, Dinamarca, Inglaterra e País de Gales, França, Alemanha, Irlanda, Holanda, Noruega, Polônia e Suíça. A conferência marca o nascimento da Federação Internacional de Albergues da Juventude – a organização hoje conhecida como a Hostelling International.

Texto tirado do site: http://www.albergues.com.br/sitenovo/hosteling_100_anos.php

Altena 7
Entrada para o  albergue no castelo
Altena 8
Entrada para o Museu Mundial do Albergue da Juventude
Altena 9
Os triliches originais de 1912 do albergue
Altena 11
Exposiçao do museu dentro do castelo

Os museus do castelo abrem de terça a sexta das 9:30-17:00; sábados e domingos das 11:00-18:00.

Ingressos: 5,00 euros adultos e 2,50 crianças.

O museu fica na Fritz-Thomée-Straße 80
58762 Altena.

Informações e reservas para o albergue: http://www.djh-wl.de/de/jugendherbergen/altena-burg