A cidade de Aschaffenburg é pura cultura. Tem belos pontos turísticos, como o castelo de Johannisburg, um dos castelos renascentistas mais importantes na Alemanha, e que já hospedou a Imperatriz Maria-Theresa, Napoleão Bonaparte e muitos chefes de Estado; uma réplica de um palácio romano, construído por Ludwig I da Baviera no século XIX, o Pompejanum e o Palácio e Parque Schönbusch, além de um centro histórico maravilhoso e preservado. Para completar, a cidade fica em uma região privilegiada em uma parte elevada da margem direita do rio Main.

Aschaffenburg 2
O lindo castelo de Johannisburg e Aschaffenburg

Aschaffenburg foi mencionada em uma carta elaborada pelo imperador Otto II em 974 a.C., e hoje, séculos depois, preserva toda a sua magnífica arquitetura.

A primeira menção da cidade data de 957. Nesse ano o conde Liudolf von Schwaben criou o colegiado St. Peter e Alexander em cima de um morro.

Com o passar dos anos, a cidade se desenvolveu aos pés desse colegiado.
O filho de Liudolf morreu sem ter tido filhos. Então, essa área foi passada aos eleitores de Mainz. A partir dai, essa área começou a crescer e prosperar: Uma igreja e a primeira ponte de madeira foram construídas e no século XII a cidade tinha um mercado e moeda própria.

Em 1161 Aschaffenburg recebeu o status de cidade. Para os habitantes o que mudou foi o fato de agora serem pessoas „livres“ e eles só tinham que pagar impostos para o imperador.

A cidade passou 800 anos nas mãos de Mainz e Aschaffenburg era a segunda residência dos bispos de Mainz.

Sendo assim, no começo do ano 1605, os bispos começaram a construir uma moradia digna a eles, o famoso palácio com pedras vermelhas de arenito chamado Schloss Johannisburg. O palácio foi habitado pelos bispos até 1803.

O palácio foi construído em estilo renascentista e abriga hoje 4 museus, além de muitos outros espalhados pela cidade.

Outro lindo palácio é o Schönbusch com seu maravilhoso parque que é atualmente usado pela população como área de lazer.

Aschaffenburg 3
Eu em frente ao castelo de Johannisburg
Aschaffenburg 6
O castelo de Johannisburg e o rio Main
Aschaffenburg 7
Eu no pátio do castelo de Johannisburg

Perto do palácio Johannisburg  está o Pompejanum, uma réplica idêntica de uma vila romana na Pompéia. Foi construída por ordens do rei Ludwig I, entre os anos 1840-48. As vistas de lá para a cidade são magníficas.

Aschaffenburg 18
Caminho que leva ao Pompejanum
Aschaffenburg 19
O Pompejanum
Aschaffenburg 20
Linda vista da cidade à partir do Pompejanum

De 1631 até 1634, ou seja,durante a guerra dos 30 anos, Aschaffenburg ficou sob domínio da coroa sueca que naquela época mandava na região. Com o fim da guerra, a cidade passou a pertencer ao Condado de Mainz novamente.

Por estar a apenas 40 km de Frankfurt, Aschaffenburg foi muito bombardeada durante a 2° Guerra Mundial. Após a cidade ter sido tomada pelas forças aliadas, ela passou a pertencer à Zona Americana de Ocupação. Até o início da década de 90 do século XX ainda havia tropas americanas na cidade. Hoje em dia os apartamentos onde  os soldados americanos e suas famílias moravam estão vazios.

Aschaffenburg tem um charme bem especial: suas ruas, seu comércio, suas 29 igrejas (isso mesmo…29), seus bares e restaurantes…nessa cidade é tudo lindo, e andando pelas ruas, você está rodeado de história!

A cidade se orgulha de ter todas as quartas-feiras e sábados uma feira em frente ao castelo onde pode-se comprar verduras, frutas, plantas e etc. São mais de 60 barraquinhas. Esta feira acontece deste o século XII e muitas das barraquinhas desta feira estão na 23° geração de produtores locais.

Se você estiver em Frankfurt, não deixe de visitar esta magnífica cidade!!!

Aschaffenburg 8
A feira em frente ao castelo
Aschaffenburg 9
Ruazinhas da cidade
Aschaffenburg 10
Ruazinhas da cidade
Aschaffenburg 11
O Theaterplatz, a praça do teatro abriga um incrível relógio de sol.

Foi criado pelo artista Christian Tobin, e a marcação da sua sombra é feita com um ponteiro de seis metros de altura! O relógio de sol também dá as horas à noite!

Aschaffenburg 12
A praça do Teatro, com o teatro moderno de vidro e o relógio de sol
Aschaffenburg 13
A Stiftsplatz com a igreja-basílica Stiftskirche do século X
Aschaffenburg 16
A Löwenapotheke,

A Farmácia do Leão possui uma fachada maravilhosa feita em um artesanato meticuloso. É a casa em estilo enxaimel mais linda da cidade.

Aschaffenburg 14
Fonte na Stiftplatz
TGV Image Banner 728 x 90