TGV Image Banner 728 x 90
Potsdam, por ser perto de Berlim (24km) é um passeio encantador. A cidade oferece uma infinidade de atrações que vale um post só para ela. Enquanto isso, o ponto principal da cidade, e Patrimônio do UNESCO, desde 1990, é a residência de verão de Friedrich II, mais tarde conhecido como Friedrich, der Grosse, ou em português, Frederico, o Grande!
Em 1995, a Fundação dos Palácios e Jardins Prussianos de Berlin-Brandenburg foi instituída como protetora de Sanssouci e dos outros palácios imperiais em volta de Berlim. Estes palácios são, atualmente, visitados a cada ano por mais de dois milhões de pessoas vindas de todo o mundo.

O parque Sanssouci é um dos mais bonitos complexos palacianos da Europa. E não é para menos: a área é gigantesca, com mais de 287 hectares. Os jardins contam com esculturas, fontes, terraços, templos, capelas, um Jardim Botânico e um Instituto de Botânica e os vários outros palácios que foram sendo acrescentados durante os anos seguintes. O mais famoso é o Schloss Sanssouci, nome que Friedrich II deu ao palácio e a todo o parque. Aqui, ele poderia ficar sem preocupações (daí o nome sans souci, “sem se preocupar” em francês). Friedrich queria cultivar ameixas, figos e fazer o seu próprio vinho. E conseguiu. Os terraços de vinhas (Weinberg) se espalham pelos jardins em frente ao palácio – magnífico!

Passear pelo parque e descobrir cada uma de suas atrações é puro prazer…

Sanssouci4
Mapa informativo do parque e suas atrações
Sanssouci3
Vista área do parque com o Neues Palais à frente ( foto: Wolfgang Pehlemann)

Schloss Sanssouci:

Em 1744 o rei encomendou ao arquiteto Georg Wenzeslaus von Knobelsdorff a construção de um palácio de verão, o Schloss Sanssouci. Aqui ele poderia deixar todas as formalidades da corte real para trás e passar algum tempo em seus hobbies, como música ,filosofia e como mencionei logo acima, cultivar frutas.

Na sala central, o Marmorsaal, que foi vagamente baseada no Panteão de Roma, ele convidava filósofos famosos, como Voltaire, para pequenas reuniões e discussões filosóficas.

O projeto do Schloss Sanssouci foi baseado em esboços feitos pelo próprio Friedrich, o Grande.

O palácio é relativamente pequeno, com apenas 12 salas, e foi concluído em 1747. Ele está localizado na parte superior de uma vinha conhecido como o Weinberg (montanha do vinho). O palácio é lindamente decorado em estilo rococó.

Depois da Segunda Guerra Mundial, o palácio tornou-se uma atração turística na Alemanha Oriental. Foi totalmente mantido com o devido respeito à sua importância histórica, e aberto ao público. Depois da Reunificação da Alemanha, em 1990, o desejo final de Friedrich II foi realizado: os seus restos mortais regressaram ao seu amado palácio e foram enterrados numa nova sepultura com vistas para os jardins que ele criou.

Sanssouci2
Eu em frente ao Schloss Sanssouci
Sanssouci5
Schloss Sanssouci
Sanssouci6
Schloss Sanssouci
Sanssouci7
Schloss Sanssouci e sua vinhas
Sanssouci8
Schloss Sanssouci
Sanssouci9
Eu e meu querido Marcelo no Schloss Sanssouci

Como mencionei, ao longo dos anos, vários outros prédios foram adicionados ao terreno do Parque de Sanssouci. O mais impressionante de todos é o Neues Palais, um enorme palácio barroco.

Este palácio  foi encomendado pelo rei Friedrich, o Grande, em 1750, mas a construção só começou em 1763 depois da Guerra dos Sete anos, que solidificou o status da Prússia como uma nação poderosa.

O Neues Palais é um dos palácios mais impressionantes da Alemanha, em contraste com o Palácio de Sanssouci, que é bastante modesto, o imponente palácio suntuoso contém mais de 200 quartos luxuosamente decorados, distribuídos por dois pisos. O salão central tem uma grande cúpula. Vale uma visita.

Sanssouci2
O Neues Palais e seus complexos ( foto: Wolfgang Pehlrmann)
Sanssouci10
Neues Palais
Sanssouci11
Eu em frente ao Neues Palais
Sanssouci12
Neues Palais
Sanssouci13
Complexo do Neues Palais
Sanssouci14
Neues Palais
Sanssouci15
Neues Palais
Sanssouci16
Caminho pelo Parque Sanssouci que chega ao Neues Palais

O Schloss Neue Kammern, outra atração do Parque Sanssouci, foi construído em 1747, projetado por Georg Wenzeslaus von Knobelsdorff como uma estufa para as frutas. Foi transformado em palácio entre 1771-1774 por Georg Unger, como um palácio para os convidados de Friedrich II.

Sanssouci19
O Neue Kammern com o Historische Mühleim ao fundo
Sanssouci18
O Neue Kammern
Sanssouci20
Estátua dos jardins do O Neue Kammern

O Orangerieschloss tem de 300 metros de comprimento, com as estufas e o Palácio Orangerie no centro. Suas esculturas, fontes, arcadas e terraços refletem claramente o desejo italiano de Friedrich Wilhelm IV, da Prússia que o construiu ao estilo da Renascença Italiana, à imagem da Villa Medici em Roma, e da Galleria degli Uffizi, em Florença. O conjunto foi criado nos anos entre 1851 e 1864.

A parte central, com as suas torres gêmeas, é o verdadeiro palácio. Este edifício junta-se à Galeria das Plantas, a estufa real, com os seus 103 metros de comprimento por 16 de largura, com janelas que vão do chão ao teto. Na galeria Oeste, o sistema de aquecimento por tubos ainda originais daquela época ainda está presente e funciona perfeitamente. Nos aposentos situados em anexo ao palácio do lado do jardim, existem figuras alegóricas dos meses e estações do ano. No final do palácio ficavam os apartamentos reais e a ala dos criados.

Em frente ao um lindo corredor coberto, Elisabeth, a esposa de Friedrich Wilhelm IV, colocou uma estátua do Rei, erguida in memoriam depois da sua morte em 1861.

Os jardins do palácio são maravilhosos e recomendo bastante tempo para apreciá-los.

Sanssouci22
Orangerieschloss
Sanssouci21
Terraço em frente ao Orangerieschloss
Sanssouci23
Orangerieschloss
Sanssouci24
Orangerieschloss
Sanssouci25
Orangerieschloss
Sanssouci26
Eu e Marcelo em frente ao Orangerieschloss
Sanssouci27
As estufas do Orangerieschloss
Sanssouci28
Orangerieschloss
Sanssouci29
Estátua de Friedrich Wilhelm IV

O Schloss Charlottenhof é uma das principais obras de Karl Friedrich Schinkel. Foi construído entre 1826-1829 para o casal real, o príncipe herdeiro Friedrich Wilhelm IV e Elisabeth. Foi erguido sobre as fundações de uma antiga casa senhorial no estilo de uma vila italiana renascentista. Seu nome remonta à sua ex-proprietária, Maria Charlotte von Gentzkow. Dentro do palácio as salas de estar do casal principesco podem ser vistas com seu mobiliário original e decoração maravilhosa.

Podstam 2
Schloss Charlottenhof
Potsdam 7
Jardins do Schloss Charlottenhof
Potsdam 8
Jardins do Schloss Charlottenhof
Potsdam 9
Schloss Charlottenhof
Potsdam 10
Eu nos lindos jardins em volta do Schloss Charlottenhof

Potsdam 11

Potsdam 12
Schloss Charlottenhof

Outras imperdíveis atrações do parque Sanssouci são:

-O Historische Mühleim, moinho construído entre 1787-1791 inspirado nos modelos holandeses. Este moinho moía grãos até a segunda metade do século XIX. Hoje o moinho tem uma loja e uma exposição sobre técnicas de moagem.

-A Chinesische Haus, a Casa Chinesa: é um pavilhão que Friedrich mandou construir para enfeitar seu jardim e como uma pequena casa para eventos sociais, tudo inspirado com motivos chineses.
O encanto exótico da Casa Chinesa dá a ela o título de um dos mais belos edifícios do século XVIII construído fora da China.

-O Römische Bäder: os Banhos Romanos, refletem o lado “italiano” de seu criador, o príncipe Friedrich Wilhelm IV. Vários estilos italianos foram atribuídos ao belo conjunto arquitetônico criado entre 1829-1840.
Sombreadas por pérgulas cobertas por densa vegetação, as termas romanas possuem uma casa no estilo renascentista.

-Friedenskirche: a Igreja Protestante da Paz, foi construída de acordo com os desejos e desenhos do rei Friedrich Wilhelm IV e projetado pelo arquiteto da corte, Ludwig Persius. Após a morte de Persius em 1845, o arquiteto Friedrich August Stüler continuou o trabalho.
É cercado por um lago artificial e lindos jardins.

Vários outras atrações estão no Parque Sanssouci além destas que citei neste post. Sugiro um dia inteirinho para visitar todas. Vai se preparando: você andará bastante para chegar entre uma e outra  atração do parque.

Potsdam 13
Eu em frente ao lindo Chinesische Haus
Potsdam 14
Impressionante estátua em frente ao Chinesische Haus
Potsdam 15
Römische Bäder
Potsdam 16
Römische Bäder
Potsdam 17
Römische Bäder
Potsdam 18
Caminho que leva às atrações do Parque Sanssouci

O Schloss Sanssouci abre de maio até outubro, de terça a domingo das 10:00-18:00. De novembro até março, de quarta a segunda, das 10:00-17:00;

O Neues Schloss abre  de abril a outubro, de quarta-feira a segunda-feira, das 10:00-18:00. Visita guiada ou guia de áudio em diversas línguas. De 29 de outubro até 31 de dezembro fechado;

O Schloss Neue Kommern abre de maio a outubro, de terça-feira a domingo das 10:00-18:00. De novembro a abril fica fechado;

O Bildergalerie abre de maio a outubro, de terça-feira a domingo das 10:00-18:00. De novembro a abril fica fechado;

O Orangerieschloss abre no mês de abril aos sábados, domingos e feriados das 10:00-18:00; de maio a outubro de terça-feira a domingo das 10:00-18:00. De novembro a abril permanece fechado;

A Chinesische Haus abre de Maio a Outubro, de terça a domingo das 10:00-18:00. De novembro a abril fechado;

O Schloss Charlottenhof  abre de 15 de maio até 15 de outubro das 10:00-17:00;

O Römische Bäder abre de maio a outubro, de terça a domingo das 10:00-18:00. De novembro a abril fechado;

Ingressos veja aqui: http://www.spsg.de
Mais informações: http://www.potsdam-park-sanssouci.de/

Potsdam 19
Caminho que leva às atrações do Parque Sanssouci
Potsdam 20
O Historische Mühleim
Potsdam 21
Caminho que leva às atrações do Parque Sanssouci