Bremerhaven1
Vista aérea do porto: à esquerda o Museu Marítimo, o antigo porto à direito, o hotel Atlantic Hotel Sail City (parecido com o hotel em Dubai, o Burj Al Arab), o Klimahaus (do lado do hotel) e o porto novo (no fundo da foto)

A história do porto de Bremerhaven começou em 1827, quando a cidade de Bremen decidiu, para preservar o comércio marítimo, construir um porto mais barato.

Depois de muita negociação o prefeito de Hannover Johann Smidt, deu um pedaço de terra no norte para a construção do porto. Naquele mesmo ano o hoje conhecido como o Porto Velho foi construído. Ele também virou um marco de despedida pois na primeira metade do século XIX, milhares de pessoas embarcaram nos navios rumo aos EUA e Brasil com a esperança de lá terem uma vida melhor. Há um monumento homenageando estes imigrantes e o Museu dos Imigrantes no porto novo.

O comercio cresceu tanto, que já em 1847 começaram as obras para um novo porto.

O porto velho virou depois disso um porto de pesca, e com o passar dos anos foi construído no local um museu, o Deutsches Schiffahrtsmuseum (Museu Marítimo).

O Museu Marítimo é impressionante e um dos mais importantes do mundo de seu gênero. Sua história começa nos anos 60 quando ali no porto antigo começaram a reconstruir o barco Seute Deern (construído em 1919), um dos últimos sobreviventes de navios de carga de madeira. Depois disso veio a ideia: o antigo porto virou um museu a céu aberto.

Em 1967 um outro navio histórico entrou no museu, o Elbe 3 (construído em 1909).
Na inauguração do Elbe 3, o advogado Hanswilly Bernartz ofereceu sua coleção ao Museu Marítimo de Bremerhaven. Sua coleção estava no museu de oceanografia em Berlim, mas este foi destruído durante a guerra.

Depois disso, o museu foi se dedicando a estudar todos os aspectos da história marítima da Alemanha.

O primeiro objeto de estudo foi o navio mercante Hansekogge de 1380 que foi retirado do fundo do rio Weser em 1962 em Bremen.

Enquanto o museu estava sendo expandido, a reconstrução do Hansekogge começou. Em setembro de 1975 o museu estava pronto.

Nos 25 anos que se passaram, o museu cresceu muito. Esse museu é famoso no mundo inteiro graças ao navio Hansekogge, ao submarino da Segunda Guerra Mundial, o Wilhelm Bauer, o qual pode ser visitado por dentro; o Seute Deern; o navio polar o Grönland,  entre muitos outros.

No sub-solo do museu, um mini-porto oferece aos visitantes uma aventura: mini-navios de controle remoto estão ali para que você os manobre à vontade!

Em 2000 mais um edifício do museu foi construído pelo arquiteto Dietrich Bangert e é possível que no futuro seja construído mais um.

O museu abre de março a outubro das 10:00-18:00 de terça a domingo. Segundas está fechado.

Ingressos a 6,00 euros adultos e 4,00 crianças. Para entrar no submarino e outros barcos na parte externa do museu o visitante paga 1,00 euro adicional.
Mais informações: http://www.dsm.museum/

Bremerhaven2
Marcelo na área externa do Museu Marítimo
Bremerhaven3
O submarino da Segunda Guerra Mundial, o Wilhelm Bauer
Bremerhaven7
Dentro do Museu Marítimo
Bremerhaven8
Dentro do Museu Marítimo
Bremerhaven6
Réplica em miniatura do navio Hansekogge
Bremerhaven22
O navio Hansekogge sendo restaurado

O porto antigo também é a sede do Instituto Alfred-Wegener para pesquisas dos mares e polares. Essa instituição tem outras duas sedes fixas no ártico e na antártica.

Outra atração do porto de  Bremerhaven é a Klimahaus (http://www.klimahaus-bremerhaven.de/). O lugar é como se fosse um museu, e lá os visitantes experimentam os diferentes climas de todas as partes do mundo e de várias épocas diferentes! Você pode até se sentir como se estivesse milhões de anos atrás no meio dos dinossauros.

Está aberto de abril a agosto de segunda a sexta das 9:00-19:00 , sábados, domingos e feriados das 10:00 – 19:00.

De setembro a março de segunda a sexta das 10:00 –18:00, sábados, domingos e feriados das 10:00 –18:00.

Ingressos a 14,00 euros para adultos, 9,50 para crianças e estudantes, e crianças de até 4 anos é grátis.

Para as crianças, além do Klimahaus também tem o Zoo am Meer (http://www.zoo-am-meer-bremerhaven.de/en/), o zoológico da cidade especializado em criaturas do mar e animais nórdicos.

Abre da abril a setembro das 9:00-19:00; de março a outubro das 9:00-18:00 e de novembro a fevereiro das 9:00-16:30.

Ingressos a 7,00 euros para adultos e 4,00 para crianças.

Nas segundas-feiras (menos feriados) é mais barato: 5,00 para adultos e 2,00 para crianças.

Que tal fazer um cruzeiro? Em Bremerhaven é possível! Todos os dias navios de luxo levam turistas para cruzeiros maravilhosos!

Não deixe de subir até o 21° andar do Atlantic Hotel Sail City, um “plágio” do famoso hotel em Dubai, o Burj Al Arab… lembra muito!  Lá tem uma torre de observação aberta ao público. A vista é linda!

Um maravilhoso bate e volta se você estiver em Bremen, somente 60km até lá!

Bremerhaven9

Bremerhaven10

Bremerhaven11
Eu, o predio do hotel ao fundo e o Klimahaus, do lado do hotel
Bremerhaven12
Marcelo prestes a entrar no submarino da Segunda Guerra Mundial
Bremerhaven13
Marcelo já dentro do submarino
Bremerhaven16
Museu dos Imigrantes, no porto
Bremerhaven19
Maravilhosa área de lazer no porto
Bremerhaven20
Estátua em homenagem aos imigrantes

Bremerhaven15

Bremerhaven23
O Zoo am Meer
TGV Image Banner 728 x 90