O lugar que mais gosto de ir quando estou em Stuttgart é o seu maravilhoso mercado municipal, o Markthalle.Stuttgart18

O Markthalle é um dos monumentos mais conhecidos de Stuttgart. Ele foi inaugurado em 30.1.1914, mas muita coisa aconteceu antes disso!

Na metade do século XII, logo depois de Stuttgart virar oficialmente uma cidade, aconteciam feiras semanais e anuais em um praça que ficou conhecida como fórum mercatorium. Os mercados de céu aberto eram, além de um ponto de encontro de fazendeiros, comerciantes e cidadãos, também um lugar onde o povo escutava as notícias e novidades.

Em torno de 1450, sob os reinados dos conde Ulrich V e Ludwig I, foi construída a Herrenhaus, uma grande casa de enxaimel na Marktplatz… No térreo se vendiam frutas, pães e linguiças. Mas a casa foi fechada em 1820.

O rei Wilhelm I proclamou que as mulheres tinham direito de vender seus bens e grãos e então, o rei doou a “Alte” Markthalle (antigo mercado municipal) para substituir a Herrenhaus. Mas com o passar dos anos, o comércio cresceu tanto, que o Alte Marktplatz estava lotado. Em 1906 foi decidido construir um mercado maior e mais moderno. Em 1910 acontceu um concurso de arquitetura para ver quem seria o arquiteto do novo mercado, o ganhador foi Martin Elsässer.

O projeto foi baseado no contraste entre o interior e exterior do prédio. A fachada é harmoniosa, com colunas e janelas, muito diferente do interior. Esse era muito moderno para a época. O teto é todo feito de vidro, para que a luz do dia ilumine os bens a serem vendidos lá. O espaço aberto, onde ficam as barraquinhas, é ladeado por três andares e do primeiro andar tem-se uma visão incrível de todo os espaço lá de baixo.

O segundo andar não é aberto ao público, lá estão os escritórios e estoques.
A construção do novo mercado foi finalizada em 30 janeiro 1914 e virou o mercado mais importante da região.

Stuttgart15

Stuttgart4

Stuttgart3
Marcelo louco para começar as comprinhas…

Mas em 1944 o mercado foi seriamente danificado por causa da Segunda Guerra Mundial. O telhado de vidro teve que ser reconstruído do zero. As obras começaram em 1946 e terminaram 1953, mas somente o andar térreo era aberto ao público, o primeiro andar virou também escritórios.

Em 1972 o Markthalle foi declarado pelo governo como um monumento à ser preservado.

Entre 1994/98 o primeiro andar foi renovado. Junto com um restaurante italiano, lá você encontra lojas de decoração, de joias, livraria e até um cabelereiro.

Em 2004 o Markthalle foi renovado novamente, o telhado foi trocado de novo e a fachada foi limpa, detalhe por detalhe. Isso deu ao Marktplatz seu brilho novamente!

Os 100 anos do Markthalle serão comemorados em 2014 e a prefeitura da cidade promete uma linda festa para festejar!

Hoje o Markthalle abriga 38 barracas no térreo, sem contar as várias lojas no primeiro andar. Lá você encontra de tudo: carnes, peixes, temperos exóticos do mundo inteiro, queijos (maravilhosos), pães, vinhos, frutas, verduras, enfim, tudo que você possa imaginar! Agora você sabe por que é meu lugar favorito na cidade???

O mercado está aberto de segunda à sexta das 7:00 às 18:30 e sábados das 7:00 às 16:00.

O endereço desse maravilhoso mercado é na Dorotheenstraße 4, bem no centro antigo de Stuttgart.

Stuttgart2
Seleção impressionante de vinhos…
Stuttgart5
Frutas e verduras fresquinhas…

Stuttgart6

Stuttgart7
Ai…os pães…deliciosos
Stuttgart9
Estes docinhos sao inesquecíveis…

Stuttgart10

Stuttgart12
A barraquinha dos temperos exóticos: uma mina de ouro…
Stuttgart11
A barraquinha dos temperos exóticos: uma mina de ouro…

Stuttgart13

Stuttgart16
Queijos e mais queijos. Difícil escolher qual comprar!!!
Stuttgart17
Tomates? Olha os 10 tipos diferentes nesta barraquinha…
Eurostar_ Image Banner 728 x 90