TGV Image Banner 728 x 90
Goslar faz parte de uma das regiões mais bonitas da Alemanha, a região das montanhas do Harz e a mais majestosas de todas estas montanhas  é o Rammelsberg.Toda a região do Harz, onde está situada Goslar, tem na sua paisagem a história do trabalho de mineiros. O Harz por si só já merece uma visita.

Goslar fica no norte da Alemanha a 84km de Hannover!!! Um excelente bate e volta!!!

Esta região tem muitas lendas e histórias:

Diz uma lenda que o cavaleiro Ramm escalou a montanha Rammelsberg, de 635 metros, e deu o seu nome a ela. Como ele caçava muito nesta região, um certo dia, resolveu acampar em volta da montanha e tempos depois começou a formar uma vilazinha que ele deu o nome de Gosa, em homenagem a sua esposa.

O que o próprio cavaleiro, que era um seguidor de Otto I, não sabia, era que Rammelsberg era um tesouro. Nela estava a maior concentração de minério de zinco, cobre e chumbo de todo o mundo conhecido na época, em torno do século X.

Por mais de 1000 anos, até o fechamento em 1988, minério foi extraído da montanha, isso fez com que Rammelsberg e a cidade antiga de Goslar virassem, em 1992, Patrimônio Cultural da UNESCO.

Hoje, a montanha abriga um museu, contando a sua história e fascinando os turistas.
Outra lenda da região se refere às bruxas alemãs: fama que a região do Harz (cenário para rituais pagãos há séculos) tem e que apresenta ao turista uma variedade sem fim de souvenires com tais motivos.

Para estimular as vendas, os vendedores lembram ao turista, que as bruxinhas não são más, elas são na verdade bem boazinhas.

Goslar1
Eu e uma das bruxas de Goslar

Com o minério não veio só a prosperidade, mas também transformou a cidade em uma das mais importantes do império. O imperador Konrad II começou a construir um palácio imperial (Kaiserpfalz) na base do Rammelsberg. Este foi terminado em 1050 no governo de Heinrich III. O magnífico palácio real  foi construído em estilo romântico e por muitos séculos foi a maior e mais segura fortaleza dos reis saxões e salianos.

Com 54 metros de comprimento e 18 metros de largura, era o maior edifício do século XI. Sua sala do trono, com 7 metros de altura, era exclusivamente reservada para o imperador e seus seguidores.

Mais ao sul se encontra a capela de St. Ulrich, lá se encontra o túmulo do imperador Heinrich III, morto em 1056.

Em 1253 foi última vez que um imperador morou no palácio, o Wilhelm da Holanda.
A perda de importância política de Goslar, está também associada com a alienação intencional do edifício, o palácio virou um armazém e a capela virou uma prisão. O castelo mais tarde virou ruínas.

Em 1865, ao invés de se destruir o que restava do antigo castelo, ele foi restaurado. As obras levaram 10 anos. Ele ficou “quase” fiel ao original.

Goslar2
Eu em frente ao Kaiserpfalz
Goslar3
O Kaiserpfalz
Goslar4
Jardins do Kaiserpfalz

O lindo e bem preservado centro da cidade medieval de Goslar ocupa um espaço pequeno, de apenas um quilômetro quadrado. Com mais de 1800 casas em estilo enxaimel, o visitante “se perde” no meio de tanta beleza destas casas!

Goslar também foi um centro de fé cristã, conhecida como a “Roma do Norte”, e as torres de  igrejas e capelas formam uma interessante silhueta urbana.

O que chama mais atenção dos turistas é o prédio da prefeitura na praça do mercado, simplesmente maravilhosa. Também chama a atenção o córrego que atravessa a cidade e o moinho, ainda em funcionamento, que data do século XII.

Um passeio bem demorado pela incríveis ruazinhas da cidade é puro prazer!!!!

Goslar5
As lindas casas de Goslar
Goslar6
Detalhes de um das casas de Goslar
Goslar7
Ruazinhas de Goslar
Goslar8
Ruazinhas de Goslar
Goslar9
As lindas casas de Goslar
Goslar10
As lindas casas de Goslar
Goslar12
Córrego que atravessa a cidade
Goslar13
Córrego que atravessa a cidade
Goslar29
Córrego que atravessa a cidade

Goslar27

Goslar14

Goslar15

Goslar16

Goslar17
Goslar18
A Pfarrkirche. No verão você poderá subir até sua torre ter vistas lindas de toda a região do Hartz e da linda Goslar
Goslar19
Impressionante detalhe da fachada de uma das casas em Goslar

Goslar20

Goslar21

Goslar22

Goslar23
A praça da prefeitura
Goslar24
Mais um detalhe de uma das casas em Goslar
Goslar26
Quer andar de charrete pelas ruazinhas de Goslar?

Goslar28

Goslar30
Deliciosos cafés e restaurantes espalhados pela cidade



Visita à mina e ao museu (Bergbaumuseum Rammelsberg):

As visitas são guiadas e podem ser feitas em várias linguas, dependendo do dia você pode até achar um em português!

No tour o guia explicará tudo sobre a história da mina, e é possivel andar de trem nos trilhos. Está aberto todos os dias das 9:00 até 18:00 (menos dia 24 e 31 de dezembro).

O último tour começa as 16:30.

Os preços são:

Adultos: 13 euros;

Crianças: 8 euros;

Para grupos de mais de 15 pessoas:

Adultos: 10 euros;

Crianças: 6 euros;

A mina e museu fica na Bergtal 19, Goslar.