Peenemünde 1

O centro de testes Peenemünde foi o centro tecnológico de construção de foguetes mais moderno do mundo entre os anos de 1936 e 1945. Hoje neste local funciona um museu dedicado à pesquisa feita naquela época.
Peenemünde, localizada na Ilha de Usedom, foi escolhida para ser a base desta pesquisa porque os foguetes podiam ser lançados de lá e monitorados por até 300 km sobre a água.

O primeiro lançamento na história de um objeto ao espaço aconteceu neste local em outubro de 1942. Na base aérea anexa a este centro tecnológico, engenheiros de foguetes, entre eles Wernher von Braun, que após a Segunda Guerra Mundial se rendeu ao exército americano, testaram inúmeros foguetes com tecnologia revolucionária. Desde o começo, o projeto tinha um único objetivo: alcançar superioridade militar através de tecnologia avançada.

Von Braun trabalhou após a guerra na NASA dirigindo os programas de vôos tripulados da Mercury, Gemini e Apollo. Ele foi o “pai” do foguete Saturn V, que levou os astronautas americanos à Lua.

Prisioneiros em campos de concentrações e prisioneiros de guerra foram responsáveis pela rápida construção das áreas de testes em Peenemünde e pela produção de foguetes, os quais a propaganda nazista chamava de “Vergeltungswaffe 2”, Arma da Vingança 2 ou a arma maravilha, ou ainda o V-2. O temido V-2 era arrasador: as bombas voadoras foram lançadas mais de 4 mil vezes sobre cidades belgas, francesas e principalmente na Inglaterra.

Peenemünde 8
Marcelo e o V-2 ao fundo

O centro de testes Peenemünde foi tomado pelo exército soviético em 5 de maio de 1945.

Peenemünde não foi o único centro na Alemanha de onde foguetes notáveis foram lançados. Após a guerra, houve lançamentos de foguetes de testes em Cuxhaven entre 1957 e 1964 e em Zingst entre 1988 e 1992.

O Museu Histórico de Peenemünde mostra o avanço tecnológico de uma maneira única: ciência e tecnologia juntas fazendo história mundial no desenvolvimentos dos foguetes. Fascinante!!

O museu passou por uma incrível reforma depois da Reunificação Alemã.

A usina de energia (Kraftwerk) movida a carvão é um dos poucos edifícios do centro de testes de Peenemünde que sobreviveram e continua lá todo original. Essa estrutura é  monumental e impressiona. Esta usina foi de muita importância para o centro: ela fornecia uma imensa quantidade de energia, cerca de 40 megawatts de eletricidade para manter a ferrovia própria do centro e a linha de montagem da produção de foguetes.

Depois do fim da guerra a usina continuou ativa por muitos anos, fornecendo energia elétrica para toda a ilha de Usedom.

Peenemünde 13
Edifício da usina de Peenemünde

 

Peenemünde 19

 

Peenemünde 7
Vista geral da usina e centro de pesquisas de Peenemünde

 

Peenemünde 20
Os antigos geradores de energia elétrica

Na área externa do museu os visitantes podem ver uma grande quantidade de reproduções em exibição, incluindo o Fi 103 (ou V1), e o foguete A4, conhecido como V2. Um trem original restaurado da ferrovia de Peenemünde também pode ser visitado.
Em 2002, o museu foi condecorado com a cruz de Coventry por seus esforços pela reconciliação e pela paz mundial.

O lugar é incrível. Uma verdadeira aula de história. Vale a pena!!
O site oficial é este aqui.

Peenemünde 12
A V1 à esquerda, o trem utilizado no centro, e a V2 à direita
Peenemünde 11
Bomba V1
Peenemünde 9
O trem que ligava todos os edifícios do centro
Peenemünde 3
A estrutura da esteira de transporte de carvao para a usina ainda está de pé
Peenemünde 10
A bomba V1 e sua catapulta de lançamento

O museu abre diariamente de abril a outubro das 10:00-18:00 e de outubro a março das 10:00-16:00. Nos meses de outubro a março o museu nao abre às segundas-feiras.
Ingressos a 8,00 euros adultos e 3,00 euros crianças. Podem ser comprados na hora no prédio do antigo Bunker do centro.

Há um enorme estacionamento no local.

Pode-se tirar fotos à vontade nas áreas internas do museu!

Peenemünde 2
Marcelo e Felipe no edifício do bunker, onde sao comprados os ingressos para o museu

Peenemünde 4

Peenemünde 14
Exibição dentro do museu
Peenemünde 15
Centro de controle da área
Peenemünde 16
Painéis explicativos sobre as pesquisas
Peenemünde 17
Edifício onde eram contruídos os foguetes
Peenemünde 21
Barco da Marinha alemã transformado em museu, também fica no museu