Localizada no mar Báltico e pertencente ao estado de Mecklenburg-Vorpommern, bem no norte da Alemanha, quase na fronteira com a Polônia, a Ilha de Rügen é a maior (com uma área de 926.4km²) e mais popular e famosa ilha da Alemanha, principalmente por causa de suas longas praias de pedras e por seus resorts de veraneio luxuosos. Cidadezinhas lindas e outras pequenas ilhas fazem parte de Rügen que é um passeio obrigatório se você estiver nesta região.A principal parte da ilha, chamada de Muttland é cercada por diversas penínsulas: ao norte as penínsulas de Wittow e Jasmund (sede do parque nacional de Jasmund), e ao sul pelas penínsulas de Zudar e Münchgut.
Rügen 146
O Parque Nacional de Jasmund e sua famosas falésias e praias (foto Felix König)

Rügen 25

Sassnitz e o Parque Nacional Jasmund:

A simpática cidadezinha de Sassnitz é o ponto de partida ideal para uma visita ao parque Nacional Jasmund. Aqui ficam as falésias que dão fama à ilha de Rügen. O pintor Caspar David Friedrich as representou em sua obra “Falésias de Rügen”.

Composto por apenas 30 km², este é o menor Parque Nacional da Alemanha. O parque foi fundado em 1990 pelo último governo da RDA antes da reunificação alemã.

Em 25 de junho de 2011,  a floresta de faias do Parque Nacional de Jasmund foi adicionada à lista de Patrimônio Mundial da UNESCO como uma extensão das Florestas Primárias de Faia dos Cárpatos e das Antigas Florestas de Faia da Alemanha. A Faia é um tipo de árvore típico das regiões frias da Europa e América do Norte.

O penhasco Königsstuhl (cadeira do rei) se eleva a 118 metros sobre o Mar Báltico e é a falésia mais famosa de Rügen. Há mais outros penhascos impressionantes no parque.
Devido às características geológicas especiais do Parque Nacional de Jasmund, é lar de muitos animais e plantas raras, e muitos ornitólogos podem encontrar nesta região espécies raras de pássaros. Um “prato cheio”!!!

Desde sua criação, em 1990, o Parque Nacional de Jasmund atrai centenas de milhares de visitantes anualmente. Uma das principais tarefas das autoridades do Parque Nacional é, portanto, gerir este fluxo de visitantes de modo a assegurar que os diversos habitats do parque permaneçam em grande parte intactos, enquanto ainda permitindo que os visitantes tenham uma visão sobre a natureza da região.

Em março de 2004, foi inaugurado seu centro de visitantes, o centro do Parque Nacional de Königsstuhl, com um interessante museu sobre a história da região, assim como uma lojinha e banheiros.

Rügen 4
Centro de visitantes do parque
Rügen 11
Informaçoes sobre o parque e a floresta de Faias
Rügen 12
A floresta de Faias do parque
Sassnitz 1
Marcelo e Felipe na  linda Sassnitz

 

O Königsstuhl:

Além de ser o penhasco mais lindo e famoso de todo o parque, a “Cadeira do Rei” tem duas lendas quanto ao seu nome:

– a primeira  lenda remonta a um evento em 1715, quando o rei sueco Karl XII estava em batalha  contra os dinamarqueses a partir deste ponto, no alto da montanha neste parque.Tomando toda esta região, no alto da montanha, o rei “sentou-se” ali, cansado da batalha. O ato de sentar-se no alto da montanha a tornou conhecida como a “Cadeira do Rei”.

– a outra lenda  da região dizia que a primeira pessoa a conseguir escalar esta montanha e “sentar” nela, se tornaria rei. Esta lenda é do ano 1586.

Rügen 54
O Königsstuhl à direita (foto: divulgaçao)

A praia do parque:

Para chegar até a praia, à partir do parque, o visitante tem que descer 813 degraus de uma escadaria de madeira que há na floresta do Parque Nacional de Jasmund. Um passeio encantador para as crianças que se divertem no meio de tanta natureza. Agora, a subida de volta ao parque para pegarmos o carro… só pela extensa escadaria… prepare o fôlego e as pernas! Mas, vale a pena, o cenário é inesquecível!!!

A praia é de pedras e se você tiver sorte poderá levar para casa um exemplar de âmbar, muito comum nesta região.

O parque está aberto diariamente de final de março até 31 de outubro das 09:00 até 19:00h e de 01 de novembro até 15 de março das 10.00 até 17:00.

Ingressos: adultos 7,50 euros, crianças 3,50 euros e para uma família de 2 adultos e uma criança 15,00 euros. Crianças até 5 anos a entrada é grátis.

O parque fica na cidade de Sassnitz, na Stubbenkammer 2a. Há um enorme estacionamento em frente a entrada principal do parque com lojas e restaurantes.

Rügen 14

Rügen 5

Rügen 8

Rügen 9

Rügen 26

Rügen 23

Rügen 22

Rügen 20

Rügen 19

Rügen 17
Felipe descendo a escadaria até às belíssimas praias

Rügen 16