Eurostar_ Image Banner 728 x 90
Usedom, uma pequena e bela ilha, fica no extremo nordeste da Alemanha, entre o mar Báltico e a lagoa de Stettin (Stettiner Haff) na fronteira da Pomerânia Ocidental e Polônia. Usedom, cujo lado oriental, incluindo a cidade de Swinemünde, é território polonês desde 1945, é a segunda maior ilha alemã após Rügen. Tem uma área total de 445 km² (dos quais 373 km² na parte alemã e 72 km² na parte polaca).
mapa Usedom12 

 

Piratas moraram nesta região a séculos atrás e as suas praias com quase 40 km extensão, mais de 100 km de ciclovias e cerca de 400 km de trilhas para caminhadas estão disponíveis para o prazer e o lazer dos turistas. A paisagem é bela e pouco povoada. Puro descanso!!!

A ilha é famosa por seus balneários que no início do século XX se tornaram elegantes resorts com hotéis chiquérrimos, lindas casas brancas de veraneio com mosaicos nas fachadas e seus famosos piers erguidos na mesma época.

Os três balneários mais famosos da ilha são: Heringsdorf, Bansin e Ahlbeck e são conhecidos como as “ três irmãs” e ligam-se por uma ampla e espetacular praia de areia branca convidativa.

A ilha vive exclusivamente do turismo em seus balneários pois não há nenhum tipo de indústria na região.

A ilha tem atrações imperdíveis além de seus balneários como em Peenemünde, uma pequena aldeia na região  noroeste de Usedom, que é muito conhecida porque foi o local de um centro de pesquisa militar na Segunda Guerra Mundial onde eram  fabricados foguetes de longo alcance movidos a combustível líquido, os chamados V-2. O local hoje abriga um importante museu (próximos posts).

Durante as semanas finais da Segunda Guerra Mundial, em março de 1945, um total de 671 bombardeiros da Força Aérea dos Estados Unidos soltaram 1600 toneladas de bombas sobre a ilha ocasionando 23000 vítimas fatais.

Ilha de Usedom (foto: divulgação)

Heringsdorf, o segundo mais antigo e mais elegante balneário na ilha de Usedom, foi fundado como uma vila de pescadores em 1818. Apenas 7 anos mais tarde os turistas começaram a chegar deslumbrados por sua beleza.

Heringsdorf recebeu o título de o “balneário do Kaiser” Wilhem I da Alemanha em 1879, que passava suas férias por lá.

Muitos hotéis, pensionatos e casas foram construídas no estilo Art Nouveau  antes de 1914 e foram preservadas e listadas como patrimônios culturais e tornando o  lugar muito elegante e único.

Heringsdorf é um balneário chique, cercado de vida e alegria. Seu pier, construído no século XX e reformado totalmente em 1990, é moderno e tem 500 metros de comprimento, é o segundo maior da Europa, perdendo somente para um pier na Polônia.

Usedom 1
Eu e Felipe no pier de Heringsdorf
Usedom 2
Lindas casas em Heringsdorf
Usedom 4
Marcelo no pier de Heringsdorf
Usedom 5
Eu e Felipe no pier e praia de Heringsdorf
Usedom 6
O enorme pier de Heringsdorf
Usedom 7
A praia e a cidadezinha de Heringsdorf
Usedom 8
O pier e a cidadezinha de Heringsdorf
Usedom 11
Deliciosos cafés e lojas em Heringsdorf
Usedom 12
Casa de veraneio de Wilhem I, em Heringsdorf
Heringsdorf (foto: divulgação)

Ahlbeck foi fundado em 1700. 150 anos mais tarde esta antiga aldeia de pescadores finalmente começou a tornar-se uma estância de férias. É o mais antigo dos balneários no mar Báltico.

Também abriga uma coleção de hotéis e casas no estilo Art Nouveau e seu pier tem 300 metros de comprimento.

É uma cidade linda, cheia de bons restaurantes e festivais de verão.

Ahlbeck sua praia e o lindo pier (foto: divulgação)

Embora Bansin seja menos conhecido que Heringsdorf e Ahlbeck, seus famosos balneários vizinhos, é igualmente bonito e elegante com seus prédios Art Nouveau construídos na mesma época das dos seus vizinhos.

Construído em 1897, seu  número de habitantes é, hoje, cerca de 2500. A pequena estância de férias tem uma bela arquitetura antiga, e  acima de tudo, uma grande praia de areias branquinhas e limpas.

Usedom 14- ahlbeck
Eu e Felipe em frente ao pier de Ahlbeck
Usedom 15- ahlbeck
O pier de Ahlbeck
Usedom 16- ahlbeck
Linda casa em Ahlbeck
Usedom 17- ahlbeck
Praia de Ahlbeck
Usedom 18- ahlbeck
Um dos chiques hotéis de Ahlbeck
Usedom 9
Que delícia…infelizmente a fila para a brincadeira era enorme…
Usedom 10
Praia de Heringsdorf
Bansin (foto: divulgação)
Booking.com