Stralsund 8

Ozeaneum é um aquário público maravilhoso que fica localizado no porto da cidade de Stralsund, na costa do mar Báltico, norte da Alemanha. Pertence ao Museu Oceanográfico alemão (Deutsches Meeresmuseum), e é sem dúvida, uma das três maiores instituições de seu tipo na Europa.

O museu é enorme, com uma estrutura super moderna e impressionante. Recebe 550 mil visitantes por ano. Por ser um dos melhores museus de seu gênero, ele recebeu em 2010 o prêmio de “Museu Europeu do Ano”, na cidade de Tampere, na Finlândia.
O museu exibe principalmente a vida marinha do mar do Norte e do mar Báltico até o pólo norte. As crianças adoram.

Antes de começar este passeio incrível pelos oceanos do mundo, o visitante tem que subir uma incrível escada rolante de 30 metros de comprimento. Ela que levará o visitante para as salas e galerias da exposição. Esta escada rolante é a mais longa da Europa.

Stralsund 33
A incrível escada rolante do museu

Stralsund 35

A exposição tem 5 níveis de apresentações:

1°- O Mundo dos Oceanos,  a diversidade da vida nos mares

Nesta exposição, o visitante vê fósseis, conchas e peixes de espécies bizarras do fundo do mar. Muitos peixes de aspectos bem diferentes que estamos acostumados a ver, alguns bem feios,  como o Tiefseeangler que vive de 1000 a 4000 mil metros de profundidade do mar. Ele e muitos outros que vivem bem lá embaixo estão entre os seres que possivelmente daqui a milhares de anos, não existirão mais, por várias causas, mas principalmente pelas mudanças climáticas como o El Nino.

As características da água do mar, a dinâmica dos oceanos, seu desenvolvimento geológico e a circulação de água global, são pontos importantes mostrados nesta exposição. É fascinante ver o interesse das crianças nas explicações do guia (somente em alemão).

Stralsund 366
O feio Tiefseeangler

Stralsund 36

Stralsund 37

2°- A Vida no Mar Báltico:

A principal preocupação desta exposição é sobre a salinidade do Mar Báltico em relação aos seres marinhos que vivem nele.

A salinidade do mar Báltico é muito menor que a da água dos oceanos em média. O motivo é simples: muitos rios despejam muita água doce no mar Báltico. Por isso não é tão salgado como outros mares.
O caráter da água também é reconhecível em seus habitantes. O peixe Perca é uma espécie de peixe que vive em água doce, mas pode ser encontrado na parte oriental do mar Báltico, que é a parte com a mais baixa salinidade. No mar Báltico Ocidental onde a água já é mais salgada, há espécies de peixes conhecidas, como o bacalhau.

O Mar Báltico é também a “casa” de três espécies de focas, todas ameaçadas de extinção e que são apresentadas nesta exposição em detalhes.

O Mar Báltico também tem seus belos cenários, diversificando-se com paisagens litorâneas: longas praias e lagoas, rochedos e falésias.

Centenas de espécies de aves também vivem permanentemente na área do mar Báltico: majestosas águias, aves pernaltas, patos, gansos, gaivotas e garças são exibidas em seu habitat natural nesta exposição.

Stralsund 38
Peixes do Mar Báltico
Lindo aquário de peixes do Mar Báltico

3°- Pesquisa e exploração dos mares:

Esta exposição é impressionante: nele, o visitante entende o porquê da alta tecnologia em explorar o fundo do mar e a descobrir seus mistérios.

Antes de começar a visitar a exposição, o visitante verá o lendário GEO, o primeiro submarino de pesquisa tripulado alemão.

Modelos feitos de acordo com os planos originais mostram, atualmente, quais navios de pesquisa alemão mais importantes estão em uso, tudo em uma escala 1:50. Entre eles o navio de investigação polar, o POLARSTERN.

Capacetes de mergulhos antigos, contam histórias de aventuras feitas pelos pioneiros do mergulho. É só colocar a cabeça dentro de um destes capacetes e ouvir a história (somente em alemão).

Ali também, poderemos entrar em uma sala que simula um submarino. Ele vai indicando a profundidade que estamos e mostra que tipo de animais está nesta profundidade, como é a vida ali e como será daqui a milhares de anos. A sensação é de que estamos no fundo do mar. Muito interessante!

Stralsund 42
Eu e Felipe com o lendário GEO
Stralsund 43
Marcelo ouvindo histórias no antigo capacete de mergulho
Stralsund 44
Felipe aprendendo sobre o fundo do mar
Stralsund 45
Felipe ficou interessado no assunto

Stralsund 46

Stralsund 47

4°- Mar para crianças:

É a exposição mais esperada para famílias com crianças entre 4 a 12 anos e está recheada de muitas atrações interessantes.

Tanques com peixes, um túnel conhecido como o “Túnel de Aventuras” que simula o fundo do mar e que orienta as crianças a se aventurarem fazendo com que experimentem a vida fascinante deste habitat amplamente desconhecido. E mais: em cima do túnel, uma plataforma de pesquisa convida para mais descobertas. Ali, uma série de detalhes normalmente ocultos de criaturas marinhas tornam-se visíveis em microscópios.

Detalhe: o museu aluga o túnel para recepções de casamentos. Um luxo!!

Hábitos de caça, o comportamento de vôo dos pássaros e a reprodução dos peixes podem ser apreciados olhando através de óculos de”mergulho”.

Sob o slogan “você já ouviu isso antes?” uma estação de áudio introduz os barulhos de cavalos-marinhos, peixes-palhaço e lagostas. É sensacional!!!

Uma área de pintura também atrai as crianças e dá um pouco de descanso aos pais.
E para terminar esta exposição, no terraço do museu, um aquário de 120 mil litros, abriga inúmeros pinguins, aflitos para chamar a atenção da criançada. Maravilhoso!!!

Deste terraço, o visitante terá belas vistas da cidade de Stralsund. Imperdível.

Stralsund 48
Eu e Felipe n o túnel
Stralsund 49
Os pinguins

Stralsund 51

Stralsund 53
Tanque com os pinguins
Stralsund 52
Felipe, Marcelo e Stralsund

5°- Gigantes dos mares:

Esta exposição é linda, incrível e imperdível!!!!!

Em um  salão com uma altura de aproximadamente 20 metros e 30 metros de comprimento acomoda baleias e outros gigantes dos mares em seu tamanho original. Todos confeccionados por artistas alemães. Eles ficam pendurados no teto deste salão. É incrível!!

A mensagem básica desta exposição é mostrar a potência destes gigantes, sua elegância e sua perfeita adaptação à vida na água. Mostra também os perigos que estes gigantes encontram e a realidade de sua extinção.

O salão exibe os seguintes animais:

-uma baleia azul de 26 metros de comprimento;
-uma baleia jubarte de 16 metros de comprimento com um filhote de 5 metros;
-uma orca de 10 metros de comprimento;
-uma cachalote de 15 metros de comprimento em luta com uma lula gigante.

Uma complexa instalação multimídia apresenta estas espécies de baleias com seus sons de comunicação. Isso tudo, o visitante assiste deitado em espreguiçadeiras. Muito conforto!!

Esta exposição é realizada em cooperação com o Greenpeace.

Stralsund 54

Stralsund 55

Stralsund 56

Stralsund 58

O museu abre diariamente:

-de 15 de setembro até maio das 09:30-19:00;

-junho até 14 de setembro das 09:30-21:00;

-24 de dezembro fechado;

-31 de dezembro aberto das 10:00-15:00.

Ingressos:

-adultos: 14,00 euros;

-crianças: 8,00 euros;

-família com 2 adultos e 1 criança: 31,00 euros;

-família com 2 adultos e 2 crianças: 34,00 euros;

-família com mais crianças acrescente 3,00 euros por criança.

Mais informações sobre o museu: http://www.ozeaneum.de

Stralsund 35
Os gigantes (foto:www.talkitect.com)