Stralsund fica no estado de Mecklenburg-Vorpommern (Pomerânia Ocidental), Alemanha. A cidade está situada na parte sul da costa de Strelasund (área que separa o Mar Báltico da maior ilha da Alemanha, Rügen). A região é um espetáculo.Originalmente uma pequena vila de pescadores chamada “Stralow”, a cidade se tornou um membro poderoso da Liga Hanseática em 1293.

A cidade foi fundada em 1234 pelos povos eslavos que tinham como posse a ilha de Rügen. Anos depois, com a chegada de comerciantes, a cidade começou a se expandir. Sua localização privilegiada e seu rápido crescimento ameaçavam a hegemonia de Lübeck, uma das mais importantes cidades portuárias da costa até então. Em 1249, provavelmente pela rivalidade criada com Lübeck, Stralsund foi incendiada e destruída. Alguns anos depois a cidade foi reconstruída e fortificada com muros, portões e 30 torres de observação.

A Suécia também deixou sua marca por mais de 200 anos na cidade, quando suas tropas vieram à Stralsund defendê-la do cerco do general Albrecht von Wallenstein, em 1628, durante a Guerra dos Trinta Anos. A cidade não foi invadida e passou a ser de domínio sueco até 1815, quando a Prússia comprou a região da Pomerânia.

De 1949 até a reunificação Alemã em 1990, Stralsund fez parte da Alemanha Oriental.

Stralsund 7
A linda Stralsund

A cidade é linda e cercada por água por todos os lados (lagos e o mar Báltico).
O centro histórico de Stralsund foi tombado em 2002 como Patrimônio Mundial da UNESCO e o coração da cidade é o Alter Markt (Praça do Mercado Velho), construído  no século XIII. Ali se destaca a maravilhosa Rathaus (prefeitura do século XIII), famosa por suas arcadas. Nesta praça, bem no meio dela, o visitante tem a oportunidade de ver uma fonte diferente: esta fonte foi inaugurada este ano no verao 2012, e simula o movimento das ondas e marés.

A cada hora cheia a fonte funciona por vinte minutos, e vai inundando a área em torno da praça como se fosse as ondas chegando em uma maré alta. A sétima “onda” é sempre a mais forte, assim como se diz que acontece nas praias. Veja este vídeo: http://www.ndr.de/fernsehen/sendungen/nordmagazin/media/nordmagazin12221.html

Desta praça também, o visitante começa seus passeios pela cidade: a Igreja St.Nikolai, construída entre os anos de 1270 e 1360 e as magníficas Wulflamhaus e a Commandantenhaus, sedes dos antigos comandos suecos. Toda a área ao redor da Alter Markt é cercada de casas de diferentes períodos, incluindo gótico e barroco. É deslumbrante!

Destaque especial para a Marienkirche, igreja de Santa Maria, na Neuer Markt. É a maior igreja da cidade, construída entre 1383 a 1473. Sua imensa torre de 99 metros de altura, proporciona vistas magníficas da cidade.

Stralsund 2
Eu na Alter Markt
Stralsund 22
Eu e Marcelo na Alter Markt (prefeitura com seus pequenos torreoes)
Stralsund 16
Restaurantes deliciosos na Alter Markt. A Commandantenhaus é a cinza bem no meio
Stralsund 17
Casas da Alter Markt
Stralsund 18
A linda Wulflamhaus, de tijolinhos
Stralsund 12
Encantadoras ruazinhas de Stralsund
Stralsund 13
Prédios da Idade Média em Stralsund

Stralsund 25

Stralsund 19
Magnífico Portal da Nikolaikirche
Stralsund 20
Interior maravilhoso da Nikolaikirche
Stralsund 21
Relógio astronômico da Nikolaikirche, construído em 1394

Uma visita a Stralsund não seria completa sem um passeio pelo porto, onde o visitante vê os antigos armazéns de tijolos e inúmeros bares e restaurantes à beira-mar, e até mesmo um teatro que dá performances no verão. Ali no porto também está uma atração irresistível tanto para crianças como adultos: o Ozeaneum e o Meeresmuseum, maravilhosos museus que contam a história dos mares e mostram animais em seus habitats naturais (próximo post). O Museu Oceanográfico (Meeresmuseum) é o maior Museu de Ciências Naturais no norte da Alemanha.

Stralsund 11
Eu e Felipe no porto de Stralsund com seus belos prédios
Stralsund 9
Prédios do porto
Stralsund 8
O incrível Ozeaneum
Stralsund 10
O Gorch Fock, veleiro, primeiro de uma série de navios-escola, construído em 1933 para a Marinha Alema
Porto de Stralsund

Stralsund é um maravilhoso passeio. Depois, atravesse a ponte e vá até a Ilha de Rügen (próximos posts), imperdível, recheada de atrações, prais e muito mais!!
O norte da Alemanha tem atrações e cidadezinhas fantásticas desconhecidas para a maioria do turista brasileiro e sugiro que visite-a.  Saia um pouco da rota Berlim-Munique e venha deslumbrar de paisagens e cidades históricas deslumbrantes.

Stralsund 27
A Marienkirche
Stralsund 24
Um dos portões medievais da cidade
Stralsund 23
Prédios de Stralsund
Stralsund 29
Muralhas da cidade
Stralsund 30
O Heilgeistkloster (Hospital do Espírito Santo: o local cuidava de doentes e velhos desde 1265. Hoje, estas casas e a casa principal são apartamentos particulares)
Stralsund 31
O Heilgeistkloste
TGV Image Banner 728 x 90