Tirando as cidades-estado de Hamburgo, Bremen e Berlim, Saarland é o menor estado da Alemanha. Faz fronteira com a França e Luxembourg, tendo o maravilhoso rio Saar, afluente do rio Mosel, passando bem no meio de sua capital, a bela Saarbrücken. É considerada um dos estados mais arborizados da Alemanha.Saarland sempre esteve numa espécie de encruzilhada na história europeia: a condição nacional do estado mudou nada menos que 8 vezes nos últimos 200 anos.

Depois da Revolução Francesa, os governantes locais foram expulsos e a área foi anexada pela França. Depois do Congresso de Viena, Saarland virou território da Prússia e da Baviera.

Apenas depois dos turbulentos conflitos durante os séculos XIX e XX entre França e o Império Alemão acabarem, que Saarland finalmente virou parte da recém formada República Alemã em janeiro de 1957.  O franco francês no entanto, foi aceito como moeda em Saarland até 1959.

A história e cultura de Saarland sempre foram influenciadas por suas minas de carvão e industrias de ferro e aço. O começo da industrialização, a partir de 1840, atraiu muitos fazendeiros pobres das redondezas. Muitos deles tinham que andar 25 km de suas casas até as fábricas onde eram empregados. Eles logo passaram a ser chamados de “Hartfüßler” ou literalmente, aqueles com “pés duro”.

Saarland tem belezas escondidas que atraem cada vez mais visitantes. Lagos idílicos, vales, florestas intermináveis​​, vilas aconchegantes, interessantes centros urbanos com monumentos impressionantes e a excelente culinária. É fascinante!

Saarbrücken:
Saarbrücken oferece tudo que o visitante pode esperar de uma capital: é um moderno centro econômico, uma cidade universitária impressionante, um importante eixo cultural, e um atraente local de férias com várias atrações. E mais: a França está logo ali na esquina…quer mais? Então continue a ler este post!

Com cerca de 190mil  habitantes é uma cidade grande, considerando o tamanho de seu estado.
A cidade  tem um passado impressionante com mais de 1.000 anos de história. Em 999 o imperador Otto III deu esta cidade, que antes se chamava “Sarabrucca”, para os bispos de Metz como um presente. Esta é a primeira evidência documentada da cidade.

Os edifícios do século XVIII projetados pelo arquiteto Friedrich Joachim Stengel foram erguidos durante o auge do período Barroco. Suas construções moldaram a face da cidade e definiram o cenário para o seu consequente desenvolvimento arquitetônico. É um passeio maravilhoso andar pelas ruas da cidade e presenciar esta belíssima arquitetura.
A proximidade com a França também influenciou na culinária da região: durante muitos anos e até hoje, os chefs de renome possuem restaurantes na cidade, aos quais foram conferidos vários prêmios.

Saarbrücken 13
A linda Saarbrücken com a Alte Brücke

Saarbrücken 12

Saarbrücken 8
O rio Saar e as muralhas do castelo de Saarbrücken
Saarbrücken 6
A animada praça St. Johann Markt
Saarbrücken 17
A Alte Brücke a esquerda

Comece seus passeios por Saarbrücken pela antiga cidade de St. Johann que fica do outro lado do rio Saar. Saarbrücken fica do lado oposto a St. Johann. Em 1909 as duas cidades se tornaram uma só passando a se chamarem somente Saarbrücken.

A Alte Brücke (Ponte Velha) foi erguida por Carlos V, em 1546 e é uma das construções mais antigas da cidade, que liga Alt-Saarbrücken e St. Johann. Originalmente composta por 13 arcos, mas agora apenas oito permanecem. Foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, reconstruída antes de ser reduzida em 1960 para dar espaço para a via rápida urbana paralela ao rio.
As muralhas do castelo de Saarbrücken oferecem uma bela vista panorâmica da cidade. Inesquecível.

Por falar em castelo (toda grande cidade tem que ter seu castelo), o de Saarbrücken foi documentado pela primeira vez em 999 com o nome “Castellum Sarabrucca”. No século XVII, o castelo foi reconstruído no estilo da renascença, mas mais tarde destruído e agora só as adegas desta construção permanecem.

No século XVIII o príncipe Heinrich Wilhelm pediu a seu arquiteto favorito, Stengel, que construísse uma nova residência barroca no mesmo local. Desde então, o castelo sofreu vários ataques, foi parcialmente incendiado e reconstruído, antes de ser completamente e magnificamente renovado em 1989.
O arquiteto Gottfried Böhm projetou um edifício de aço e vidro que incorporou ao castelo. O castelo é agora tanto um centro administrativo e um local para eventos culturais, conferências e festas.
Merece destaque também o Schlossplatz (Praça do Castelo), que também tem a marca de Stengel. Nesta praça também está a Altes Rathaus (antiga prefeitura de Saarbrücken), construída em 1750.

O Memorial Invisível (Unsichtbar Mahnmal), no Schlossplatz, é composto de 2.146 pedras do caminho para o castelo, que foram desenterradas e tiveram nomes de cemitérios judaicos gravados atrás, e depois recolocadas novamente no chão da praça. Este belíssimo projeto foi idealizado por Jochen Gerz e por alunos da Academia de Arte local em 1993, como uma expressão de tolerância e um alerta contra o racismo.

Saarbrücken 14
O castelo de Saarbrucken e as pedras “invisíveis” da Schlossplatz
Saarbrücken 11
A antiga prefeitura de Saarbrücken
Saarbrücken 15
Eu no terraço e nos jardins do castelo de Saarbrücken
Saarbrücken 10
A Schlosskirche, igreja gótica perto do castelo de Saarbrücken e obra do arquiteo Stengel

A Ludwigskirche é uma obra-prima do incansável  arquiteto Stengel. Ela é considerada uma das mais estilisticas e esteticamente perfeitas igrejas barrocas protestantes na Alemanha, comparáveis ​​ao Michel em Hamburgo ou a Frauenkirche, em Dresden.

Juntamente com a praça Ludwigsplatz com suas mansões em volta, é parte de um único conjunto barroco concluída em 1775. Depois de ser completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, a igreja e as mansões foram meticulosamente restaurados.

Na parte da antiga cidade de St. Johann, há atrações maravilhosas. Destaque para a Rathaus St. Johann (prefeitura de St. Johann), em estilo neo-gótico, construída entre 1897 e 1900 e que possui uma incrível torre de 54m de altura.

A fachada é original e está decorada com estátuas de arenito representando os ofícios de outros tempos. Há um mineiro, uma fundição, um agricultor, uma cervejaria, um comerciante e um curtidor. O significado da figura de São Jorge e o dragão representa a batalha entre o bem e o mal. Dentro da prefeitura vale a pena dar uma olhada no salão de baile. Ali, mais de 1000 casamentos por ano são realizados.

Gastronomia na prefeitura:

Nos históricos porões da prefeitura de St. Johann, a Ratskeller, existe um delicioso restaurante para 270 pessoas.
O cardápio vem com cozinha alemã e regional.
Uma vasta seleção de bebidas como as cervejas e vinhos locais completam o menu. Delicioso local. Recomendo!
Site para reservas: http://www.ratskeller-saarbruecken.de/

Não deixe de visitar também a  praça St. Johann Markt, com as suas boutiques, bares, bistrôs e restaurantes. Ali é a essência da vida da cidade de Saarbrücken. É um lugar ideal para conhecer pessoas ou passear pelas ruelas pitorescas espalhadas ao redor da praça. Desde 1978, a parte antiga da cidade, tem sido uma zona de pedestres. Há uma visão direta do castelo da fonte barroca (projetado por Stengel, em 1759), que está nesta praça também.

Saarbrücken 1
A linda prefeitura de St. Johann
Saarbrücken 2
A Basílica de St. Johann e a prefeitura logo a frente
Saarbrücken 4
Fonte barroca (projetado por Stengel, em 1759), na St. Johann Markt
Saarbrücken 19
O Saarkran, antigo guindaste em Saarbrücken
Saarbrücken 7
Ruazinhas perto da St.Johann Markt
Saarbrücken 20
Eu em frente a prefeitura de St. Johann

Arredores de Saarbrücken que valem muitos passeios:

A pouco mais de 10km de Saarbrücken está a cidadezinha de Völklingen com uma população de mais de 40.000 e é, portanto, a quarta maior cidade do estado. Mais da metade de sua área é constituída por floresta proporcionando rotas de caminhadas imperdíveis.

Muitas indústrias de ferro foram fundadas a partir de 1873, mudando um pouco a cara da cidade, transformando-a próspera economicamente.

A mais importante destas indústrias é a siderúrgica de Völklinger Hütte, que foi fechada em 1986 e se tornou um Patrimônio Mundial da UNESCO em 1994. É a única siderúrgica autenticamente preservada no mundo que remonta ao auge da indústria de ferro e aço. É enorme e impressionante. Para visitá-la, você precisa de tempo: a visita pelos seus 6km de passarelas dura 3 horas. Vale a pena!

Depois, dê uma passadinha na medieval Ottweiler, a 30km de Saarbrücken. Seu centro histórico é lindo, bem preservado e o destaque da cidadezinha, além de sua bela prefeitura, é a Alter Turm, uma torre que no século XV fazia parte da muralha da cidade e que hoje serve de campanário para a igreja da cidade.

Völklingen 1
Marcelo em frente a Völklinger Hütte

Völklingen 2

Saarlouis é outro destaque de Saarland. Fica a 30 km de Saarbrücken. Para quem gosta de diversão,  restaurantes e barzinhos a cidade oferece uma seleção impressionante.

Saarlouis foi fundada a partir de uma fortaleza que o rei francês Luís XIV mandou construir na região para defender as suas conquistas na parte ocidental da Alemanha. Sobre as margens do rio Saar, a cidade  foi chamada de Sarre-Louis (em homenagem ao rio Saar e ao rei francês).

Em Mettlach, a 53km de Saarbrücken fica a fábrica da mundialmente famosa empresa de porcelana da Europa, a Villeroy & Boch, fundada em 1748 em uma vilazinha na França. Em 1801, a fábrica se mudou para Mettlach. Ali, há um outlet da fábrica tentadora e o Museu da Cerâmica. Ambos imperdíveis.
Site oficial da Villeroy & Boch é: http://www.villeroy-boch.com/

Em Großrosseln, a 18km de Saarbrücken está a Velsen Mine, uma antiga mina que está fora de uso desde 1965 .
Este preservado complexo mineiro está entre os mais autênticos do seu tipo.
Uma das “talhas de vapor” mais antigas da região do rio Saar está preservada em dos galpões; foi construída em 1916.
Para ter uma experiência maravilhosa, você pode entrar dentro de um dos túneis desta mina.

Ottweiler 2
Ruazinhas de Ottweiler
Ottweiler 1
Ottweiler
Ottweiler 5
Ottweiler

 

Saarlouis 1
Ruazinhas de Saarlouis apinhadas de restaurantes e barzinhos aconchegantes
Saarlouis 3
Praça em Saarlouis
Saarlouis 4
A maravilhosa Ludwigskirche, em Saarbrücken
Booking.com