Kiel é a capital do estado alemão de Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha.
Fica a 90km ao norte de Hamburg. Se estende ao longo do mar Báltico, e a cidade tem sido uma das principais bases navais alemãs desde 1871, com alta tecnologia de construção naval, de construção de submarinos e abriga uma das três principais instituições de ciências do mar na Europa, o IFM-Geomar (o Instituto Leibniz de Ciências Marinhas, com sede na Universidade de Kiel).
A cidade me surpreendeu muito. Ela é uma cidade dinâmica, animada e cheia de surpresas: parques e praças arborizadas, edifícios modernos e alguns que lembravam até a minha cidade natal, Curitiba, no velho e bom estilo dos anos 50. O porto, um pouco menor que o de Hamburg, tem um novo terminal de cruzeiros, o Ostseekai que possui duas passarelas para grandes navios de cruzeiro. Esse terminal tem também uma sala para 3000 passageiros. Ferry-boats saem regularmente para a Escandinávia e Rússia.O porto de Kiel ancora seis navios de cruzeiro ou ferry-boats ao mesmo tempo, graças à sua localização na ponta do Fiorde de Kiel (Kieler Förde). Tem o mais movimentado canal artificial do mundo, o Canal de Kiel (Nord-Ostsee-Kanal). Este canal existe desde 1895 e liga o Mar do Norte e o Mar Báltico. Foi construído pelo Kaiser Wilhelm II.

Foto aérea de Kiel
Vista aérea de Kiel. (foto: Klaas Ole Kürtz)
Foto aérea de Kiel 2
Vista aérea de Kiel. (foto: Klaas Ole Kürtz)
Kiel 10
O Schwedenkai, cais no centro de Kiel
Kiel 5
O Schwedenkai e a marina (Bootshafen), no centro de Kiel
Kiel 11
Navio de cruzeiros no porto do lado da rua de pedestres
O Ostseekai  e o Queen Elizabeth (foto: Wolfgang Pehlemann)
Kiel 35
Marcelo no Canal de Kiel
Kiel 32
O Canal de Kiel
Kiel 33
O Canal de Kiel

A cidade de Kiel foi fundada pelo Conde Adolfo IV em 1223, no final do Kieler Förde (Fiorde de Kiel), que penetra aproximadamente 18 km na terra. Logo após 1244, um monastério foi construído ali.

No século XIII uma fortificação de madeira foi construída para melhorar suas defesas. Seus pontos mais frágeis eram protegidos pelo castelo do conde. Depois de um tempo os cidadãos da cidade  conseguiram tomar para si o posto de “Stadtvogt” (governador da cidade), que pertencia ao duque. Mas ao contrário de Hamburg, Kiel nunca virou totalmente soberana. Durante as guerras do século XIII as defesas dela provaram ser um sucesso quando o exército de Albrecht de Brunswik teve que recuar em 1263 sem ter completada a sua missão de conquistar a cidade.

No começo do século XII o comércio era importante em todo o Mar Báltico, mas Kiel sempre teve que lutar contra poderosos inimigos e concorrentes comerciais, as cidades da Liga Hanseática de Hamburgo e Lübeck. No entanto, o comércio floresceu nas primeiras décadas, aumentou, e o povo começou a procurar por novos mercados.
Em 1283 Kiel recebeu a Vitte (licença para comércio) pelo Rei da Dinamarca.
Kiel foi um membro da Liga Hanseática de 1284 até 1518 quando foi expulsa por abrigar piratas na cidade.

Em 1871, Kiel experimentou uma subida radical quando se tornou um porto da marinha.

Para aumentar mais sua importância, o Kaiser Wilhelm II construiu o Nord-Ostsee-Kanal (Canal de Kiel).

A Universidade de Kiel, que é a mais antiga universidade, a maior e mais prestigiada no estado, foi fundada em 1665.

A cidade é conhecida também por uma variedade de eventos de vela internacionais, incluindo a “Semana de Kiel” (Kieler Woche), que é o maior evento náutico do mundo. As competições de vela dos Jogos Olímpicos de 1936  e dos Jogos Olímpicos  de 1972 foram realizadas em Kiel.

Kiel 18
Eu e Felipe no porto de Kiel. Aqui acontece a “Semana de Kiel” (Kieler Woche)
Kiel 2
Felipe e Marcelo no porto de Kiel do lado dos enormes navios de cruzeiros

Durante a Segunda Guerra Mundial Kiel permaneceu como uma das principais bases da marinha e centros de construção naval do Reich.  Por causa de seu status como um porto naval e como local de produção para submarinos, Kiel foi fortemente bombardeada pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Os bombardeios destruíram mais de 80% da cidade antiga. O porto ficou totalmente destruído.

Assim como outras cidades alemãs fortemente bombardeadas, a cidade foi reconstruída após a guerra. Em 1946, Kiel se tornou a sede do governo de Schleswig-Holstein, e tornou-se oficialmente a capital do estado em 1952.

A prefeitura antiga, construída entre 1907-1911 com sua torre de 106m de altura é considerada o marco da cidade e foi inspirada no Campanile em Veneza. Do lado da antiga prefeitura está a casa da ópera de Kiel (Opernhaus). Ambas ficam localizadas perto da Kleiner Kiel, um lindo lago.

Do porto de Kiel os visitantes podem ver a famosa ponte Hörn (Hörnbrücke), uma interessante e incrível ponte dobrável.

Kiel 7
A antiga prefeitura de Kiel e a Casa da Ópera à direita. A Rathaus Turm, a torre da prefeitura antiga está aberta para os visitantes apreciarem a linda vista da cidade e seu porto
Kiel 8
A Rathausplatz e a estátua “Der Schwerttränger” (O Espadachim), feito em 1912 por Adolf Brütt. É uma das obras mais importantes de Kiel
Kiel 20
A Hörnbrücke

Andando nas ruas você sente que está em uma cidade marítima assim que vê um navio de cruzeiro gigantesco passa por você, bem do lado. É incrível!

Compras, cafés e restaurantes na cidade são um sonho: Nos variados cafés e restaurantes da “Holstenstraße”, a rua de compras mais antiga do país, gourmets encontram uma rica escolha de especialidades do Mar Báltico. A Holstenstraße consiste tanto dos shoppings “Sophienhof”, “Querpassage” e “Holstentörn” como com o “Alter Markt” e a “Danische Straße”, que oferecem produtos especializados em boutiques exclusivas.

Outra área para compras fica apenas a 15 minutos de caminhada da Holstenstraße: As “Arcadas Holtenau” o convidam para visitar suas muitas pequenas lojas, restaurantes, bares e cafés, para fazer compras e olhar ao redor e vivenciar uma atmosfera relaxante e inesquecível desta incrível cidade portuária.

Kiel tem uma ótima seleção de museus, entre eles está o Schifffahrtsmuseum (Museu Naval), com seus navios nostálgicos atracados no cais. O Aquarium Institut für Meereskunde, é um dos aquários mais bem equipados do norte da Alemanha. Apresenta mais de 30 tanques com capacidade entre 200 e 11.000 litros. Ali, várias espécies de peixes e invertebrados são apreciados pelos visitantes.

Visite Kiel, você vai adorar!

Kiel 6
Kleiner Kiel
Kiel 26
A Alter Markt
Kiel 27
Schlossgarten e a estátua do Kaiser Wilhelm II
Kiel 9
Avenida do lado do cais
Kiel 13
Avenida do lado do cais
Kiel 25
Der Geistkämpfer, feito em 1928. Simboliza o triunfo do espírito sobre a carne. Fica em frente a Nikolaikirche, igreja construída no século XIII
Kiel 4
O pitoresco porto de Kiel
Kiel 24
Felipe e Marcelo em frente a igreja Nikolaikirche
kiel 21
O Bootshafen (Marina)
Thalys_ Image Banner 728 x 90