A cidade de Stade fica a 45km de Hamburg e encanta os visitantes por sua beleza exuberante.Stade é uma das cidades mais antigas do Norte da Europa, fundada por volta do ano 800.Até o século XIII a importância de Stade era sua posição, como o único ponto de cruzamento do baixo rio Elba. As rotas de comércio entre a Dinamarca e o sul da Alemanha passavam por cima do rio Schwinger, que atravessa a cidade de Stade.

Depois da extinção dos condes de Stade a cidade ficou pertencendo a Henrique, o Leão. Em 1209 o imperador Otto IV concedeu à Stade privilégios de cidade, juntamente com o direito ao mercado marítimo.

Na Idade Média (de 1200 até 1601), Stade foi um membro importante da Liga Hanseática, mas perdeu sua importância e se tornou protegida de Hamburgo.
Em 1279 o conselho deu à cidade sua própria constituição, os “Estatutos de Stade”. A reforma protestante foi introduzida em 1522.

Após a Guerra dos Trinta Anos, Stade foi ocupada pela Suécia em 1645 e ficou assim até 1712. A cidade funcionou como capital dos territórios suecos no nordeste da Alemanha e alguns dos edifícios construídos pelos suecos ainda podem ser vistos até hoje.

No grande incêndio de 26 de maio de 1659, dois terços da cidade foram destruídos. Ainda naquele ano, a cidade foi reconstruída como a original.
Em 1355 e 1712, Stade sofreu a epidemia da Peste Negra, que matou 40% de sua população.

Stade 2

Stade 29

Stade 30

A parte antiga de Stade é uma das mais bonitas da Alemanha. Localizada em uma ilha no rio Schwinger é cercada de antigas fortificações suecas, com ruas estreitas e fachadas imponentes. É uma cidade cheia de vida!

O pitoresco porto antigo hanseático (Alter Hafen) forma também o centro histórico da cidade, com muitas adegas e restaurantes ao ar livre no verão. Antigamente ele era o centro econômico da cidade.

Os edifícios mais importantes da cidade são as duas igrejas, a St. Cosmas e Damiani, fundada após o incêndio de 1659, e a St. Wilhadi, do século XIV.

O governo sueco deixou muitos prédios na cidade como herança, entre eles o Schwedenspeicher (celeiro sueco) que hoje é um museu que conta a história do sistema de defesa da cidade na Idade Média, além de muitas antiguidades expostas. A antiga prefeitura foi construída em 1667, é belíssima e vale uma visita.

Stade é mais uma bela cidade da Alemanha que você não tem vontade de ir embora: recepção perfeita!

Stade 32
O Schwedenspeicher

Stade 26

Stade 24
Antigo porto da cidade

Stade 21

Stade 20
Antigo guindaste no antigo porto da cidade

Stade 18

Stade 17
Estátua da “Vendedora de Peixes”, no centro antigo de Stade

Stade 14

Stade 13
Torre da St. Cosmas e Damiani
Stade 11
A antiga prefeitura de Stade

Stade 8

Stade 15

Stade 6

Thalys_ Image Banner 728 x 90