A cidade de Bamberg foi documentada pela primeira vez no ano 902 e está situada sobre sete colinas cercada pelo rio Regnitz.
A cidade conseguiu preservar seu estilo medieval ao longo do tempo e apresenta jóias arquitetônicas raras, que foram reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 1993. Por apresentar estrutura única de uma cidade medieval, fascina seus visitantes. A linda prefeitura é um dos edifícios mais importantes que caracteriza o centro histórico de Bamberg.
Os afrescos que adornam a fachada da prefeitura são tão incríveis como a história por trás da construção do edifício: uma qualidade tridimensional conseguida com arquitetura em estilo trompe d’oeil. Um detalhe especial é a perna de um querubim, que fica para fora da parede,como uma escultura, e faz a alegria dos turistas. Segundo a lenda, o bispo de Bamberg não concedeu aos cidadãos os terrenos para a construção de uma prefeitura. Isso levou os habitantes a colocar estacas dentro do rio Regnitz para criar uma ilha artificial, onde foi construída a prefeitura que eles tanto queriam.

O local marca a fronteira antiga entre a cidade episcopal, sobre as colinas, e a cidade burguesa, e foi uma demonstração clara da sede da burguesia ao poder.

A característica principal da cidade, além de seu valor histórico, é a cerveja de excelente qualidade. Ali há nove cervejarias, produzindo mais de trinta variedades, sendo que uma delas (Rauchbier) tem um leve sabor defumado. Nem Munique faz melhor!

Muitas das construções centenárias têm bares onde a cerveja artesanal e a culinária da Francônia e da Bavária são servidas.
“Muita diversidade e antigas tradições” é o lema das nove cervejarias de Bamberg, assim como para os diversos tipos de vinhos e pães da região. Não perca!

Devido ao seu complexo histórico, a influência trazida pela Universidade e pela Igreja na vida cultural de Bamberg, ela oferece uma grande diversidade na vida cultural. Por um lado abriga 13 museus, 10 galerias, 8 teatros, e a mundialmente renomada Orquestra Sinfônica, a Bamberger Symphoniker. Por outro lado, existem festivais em espaços abertos, pelas ruas, praças, bares e clubes, tanto durante o dia como à noite. Os adeptos das atividades físicas também se sentirão em casa: voleibol, peteca, canoagem, tênis, ciclismo, golfe, “skating”, entre outras.

No inverno, na época do Natal, Bamberg se transforma em uma “cidade presépio” cheio de encantamento e todo o esplendor de uma cidade barroca. Difícil não se emocionar.

Bamberg sempre foi cenários de filmes para super-produções americanas. O último foi Os Três Mosqueteiros 3D.

bamberg 4

Bamberg 6

Bamberg 8

 

Bamberg 10

Bamberg 13

 

Bamberg 17