Thalys_ Image Banner 728 x 90
Milhares de turistas do mundo inteiro vêm anualmente à Alemanha desfrutar de todas as suas atrações e cidades maravilhosas de um modo diferente: alugam um motorhome e acampam nos inúmeros campings preparados magnificamente, para oferecer tudo do melhor a esta massa de turistas afoitos para esta grande aventura.Muitos destes campings ficam em frente de belos lagos, equipados com piscinas, quadra de tênis ou até um mini campo de golfe. Muita paz e tranquilidade. Os preços variam de 20,00 a 70,00 euros a diária na baixa estação. Na alta estação os valores podem aumentar em até 50%.

E para visitar os pontos turísticos das cidades? Como fazer com um veículo tão grande?

Bem, não é tão simples assim: certas cidades na Alemanha não permitem a entrada de motorhomes pelo seu centro histórico. A maioria das cidades alemãs tem ruas estreitas e não comportariam um congestionamento de motorhomes.

O jeito é deixar o veículo nos campings e utilizar o transporte público das cidades, ou deixar o veículo em um estacionamento feito especialmente para ele, os Stellplatz.

Nos Stellplatz você pode deixar seu motorhome no máximo 24 horas, mais que isso não é permitido. As placas indicando este estacionamento são azuis com a letra P e a figura de um motorhome logo abaixo. Também nestas placas vêm indicado quantas vagas o estacionamento dispõe. O valor varia entre 0,50 a 2,00 euros a hora. Geralmente nestes Stellplatz você pode se servir à vontade de água potável.

Neste site, você encontrará uma lista em ordem alfabética das cidades e aonde há um Stellplatz: http://touring24.info/index.asp

Um Stellplatz
Outro Stellplatz
Preparei um mini-guia que explica tudo direitinho: como alugar, endereços dos principais campings na Alemanha, o que os campings oferecem, preços, cidades para visitar, etc. Tudo bem completo para você pensar seriamente na sua próxima viagem à Alemanha. É uma grande aventura!!!

Como alugar um motorhome:
Não vai achar que alugando um motorhome você economiza no carro alugado e em um hotel. Até pode, mas a responsabilidade é bem maior.

Para alugar há preços diários, mas também semanais.
Tal como acontece com hotéis e apartamentos, alugar um motorhome também tem diferença de preços dependendo da época da sua viagem, os chamados picos de estação.

As diferenças de preços entre estes picos podem facilmente ser de até 50% por dia.

Na alta temporada, entre julho e agosto, normalmente o período mínimo de aluguel é de 10 dias. Os valores das diárias variam de 170,00 a 210,00 euros.
Para o resto do ano, o período mínimo é de 7 dias e as diárias variam de 90,00 a 150,00 euros.
O contrato tem muitas vezes uma quilometragem máxima (por ex. 250 km livres por dia, km extras custam de 20 a 40 centavos)

Custos de combustível: Devido à altura estrutural de um motorhome o consumo de óleo diesel geralmente mais elevado. Calcula-se que a cada 100 km são gastos de 11 a 14 litros.
Mesmo nas famosas autobahns, um motorhome não pode passar dos 100 km por hora. Dá multa.

Para alugar um motorhome, existem custos adicionais: Muitas vezes você também terá que pagar pela água, gás e as instalações sanitárias.
Quando você devolver o veiculo, você também deverá pagar para ele ser limpo. O valor cobrado é entre 80,00 a 150,00 euros, depende da locadora. Ou você mesmo pode limpar. O problema é o tambor de resíduos sanitário. Se você tem nervos de aço, dá para encarar.
O pessoal das locadoras olham os mínimos detalhes da limpeza. Para não esquentar a cabeça, pague!

Caução: normalmente tem que pagar uma caução antes. O valor na maioria das vezes é o da franquia do seguro. Varia entre 750,00 a 1000,00 euros.
Se houver avarias causadas por você, o valor será tirado da caução.
Lembre-se: alugue um motohome de uma empresa especializada no assunto para evitar problemas com o seguro.

Acessórios no motorhome e a entrega do veículo para o locatário: pergunte com antecedência quais utensílios ou acessórios estão incluídos no preço do aluguel. Muitas vezes roupa de cama e a louça estão incluídas no preço, mas nem sempre.
Teste todos os aparelhos antes de partir para a sua aventura.
Como funciona a cozinha? Como você deve substituir os botijões de gás? E a água potável? Como funciona a ducha do chuveiro?
A empresa de aluguel do motorhome leva pelo menos uma hora para mostrar tudo para os clientes e explicar como tudo funciona. Preste bem atenção.

Interior de um motorhome: este é para 4 pessoas
Este é para até 6 pessoas. Diárias à partir de 300,00 euros
Abaixando as poltronas da frente surge uma confortável cama. Este motorhome é para 4 pessoas e custa 120,00 euros a diária
Contrato: leia o contrato com atenção, e leia as letras pequenas também. Aqui na Alemanha é muito importante as regras de cancelamento e as condições de pagamento.

Preste atenção às regras de responsabilidade por danos e acidentes. Quando, e de que maneira o inquilino é responsável. Também deve ser esclarecido o que acontece quando um veiculo reservado não estiver disponível, por exemplo, porque o locatário anterior teve um acidente, ou atrasou na entrega.
Se você atrasar para entregar o motorhome, a locadora cobra de 30,00 a 50,00 a hora de atraso.

KFZ-Schein (documentação do motorhome): verifique os documentos do veículo. Você só estará protegido pelo seguro se o motorhome estiver definido como veículo particular ou como um veículo de aluguel. Como veículo comercial, as regras do seguro são diferentes.

Site para alugar um motorhome:
http://www.mcrent.eu/motorhome-rv

 

A sua carteira tipo B no Brasil lhe dá direito a dirigir um motorhome aqui na Alemanha de até 3,5 toneladas. Isso seria um motorhome de 4 até 6 pessoas.

Para roteiros completos com um motorhome é só entrar em contato e pedir o seu!

– Campings em Berlim e arredores:
http://www.campingplatz-berlin.de/
http://www.hettler-lange.de/index2.html
http://www.zev-berlin.de/cms/cms/front_content.php
http://www.camping-bei-berlin.de/de/camping.html
http://www.camping-potsdam.de/
http://www.wannsee-camping.de/

– Campings na região de Stuttgart e arredores:
http://www.kleinenzhof.de/de/
http://www.camping-romantische-strasse.de/
http://www.breitenauer-see.de/
http://www.camping-schwabenmuehle.de/

– Campings na região do rio Mosel:
http://www.campingpark-zell.de/
http://www.burgstadt.de/index.php?id=camping&L=1
http://www.mosel-islands.de/

– Campings na região de Colônia e arredores:
http://www.eifel-camp.de/
http://www.campheidewald.de/de/
http://www.camping-kalberschnacke.de/
http://www.grosserweserbogen.de/
http://www.rheincamping.com/

– Campings na região de Frankfurt e arredores:
http://www.camping-teichmann.de/index/
http://www.campingplatz-ruedesheim.de/
http://www.campingplatz-mainkur.de/

– Camping na região do Bodensee:
http://www.gitzenweiler-hof.de/
http://www.park-camping.de/
http://www.campingplatz-gohren.de/
http://www.wirthshof.de/

– Campings na região do Königssee:
http://www.allweglehen.de/
http://www.camping-grafenlehen.de/
http://www.muehlleiten.eu/
http://www.camping-simonhof.de/

– Campings na região da Ilha de Rügen:
http://www.caravancamp-ostseeblick.de/
http://www.camping-auf-ruegen.de/
http://www.ruegen-naturcamping.de/

Camping às margens do rio Reno: como um sonho!

Se você quiser um roteiro personalizado completo de sua aventura de Motorhome pela Europa entre em contato!!!