Booking.com
A Ligúria é uma região no noroeste da Itália, que tem como capital Gênova. O seu litoral é mais conhecido como a Riviera Italiana.
Famosa em todo o mundo pelo seu clima, é um dos destinos favoritos não só no verão, mas também no inverno, pelas suas amenas temperaturas.
Conhecida pela riqueza de suas vistas mágicas, quase como em um conto de fadas, apresenta pequenas aldeias medievais com suas antigas torres, muralhas e igrejas que se estendem para a imensidão azul-celeste do grandioso Mar mediterrâneo.Plantações de videiras e oliveiras invadem esta paisagem que é de tirar o fôlego.
Nas cidadezinhas há tratorias e restaurantes, onde o visitante pode desfrutar de deliciosos pratos da culinária da Liguria, regados ao delicioso e famoso azeite de oliva produzidos na região ou pelos próprios restaurantes. Imperdível.

As praias da Liguria são impressionantes: limpas e organizadas, onde o visitante não esquenta a cabeça em armar seu guarda-sol ou cadeira em lugares amontoados. Estas já estão montadas à espera do turista. Você pode reservar estes lugares à beira-mar pelo período que desejar e nenhuma outra pessoa vai pegar este “abençoado” espaço.

A região da Liguria é dividida entre 4 províncias: Impéria, Savona, Gênova e La Spezia.Na província de La Spezia estão as famosas Cinque Terre, constituídas de cinco cidadezinhas maravilhosas: Corniglia, Manarola, Monterosso Al Mare, Riomaggiore e Vernazza que terão um post muito especial aqui no site.
O post de hoje começa na província de Impéria mostrando  algumas de suas maravilhosas e mais famosas cidades.
Região da Liguria com a divisão de suas províncias
Vamos começar por Cervo, um verdadeiro paraíso.
Registrada durante anos como uma das “mais belas aldeias da Itália”, Cervo preserva suas características autênticas de uma aldeia medieval intacta à beira-mar.Dominada por um castelo medieval que foi a antiga residência dos Marqueses de Clavesana, a vila está protegida por torres e muralhas do século XVI e rodeada por colinas verdes, apinhadas de plantações de oliveiras. Aliás, a cidade sobrevive da venda de deliciosos azeites.
Os portões da antiga cidade abrem-se para ruas estreitas, difíceis de percorrer. Nos sentimos em plena Idade Média, e andar por estas estreitas ruazinhas é como estar dentro de um grande labirinto.Artesãos e artistas acumulam-se nestas estreitas ruazinhas tranquilamente, conversando animadamente com os visitantes ou com os moradores. É contagiante.
Uma das imagens que se destacam nesta linda cidadezinha  é a Igreja barroca de San Giovanni Battista, também conhecida como a igreja do “Corallini”, com a sua fachada côncava.
A culinária é um show à parte:  restaurantes espalhados pela medieval cidade são um colírio para os olhos, e para o estômago nem se fala… Uma variedade de pratos da Liguria, principalmente frutos do mar, perfumam com seu aroma de ervas maravilhosos, as pequenas vielas. Irresistível.
Lá do alto, ao lado da igreja barroca, o Mar Mediterrâneo, majestoso, nos brinda com belas paisagens. É apaixonante!
A medieval Cervo
Ana na praia de Cervo
O Mar Mediterrâneo, do alto da cidade medieval de Cervo
Cervo
Igreja barroca de San Giovanni Battista, em Cervo
Ruazinhas de Cervo
Ruazinhas de Cervo
Minha família e o castelo de Cervo
Marcelo, Guilherme e Felipe em uma das ruazinhas medievais de Cervo
Mais ruazinhas de Cervo
Ruazinhas de Cervo
Pequeno porto de Cervo
Ruazinhas de Cervo
Eu, Felipe e Ana nas escadarias da Igreja barroca de San Giovanni Battista, em Cervo
 
Outra cidadezinha imperdível é Bordighera. Esta cidade foi fundada por volta do século IV a.C. É linda e suas flores e palmeiras são muito famosas na Europa toda, pois são usadas no Domingo de Ramos na Basílica de São Pedro, em Roma e outras igrejas.No inverno é um  resort  favorito, especialmente para os visitantes e aposentados da Inglaterra, pelas suas temperaturas amenas.
É conhecido pela sua paisagem encantadora, ruas e casas enfeitadas com muitas flores e excelentes restaurantes.
A cidade fica pertinho de Mônaco e da linda Sanremo.

Imperia, outro inesquecível paraíso, é formada por dois bairros históricos: Porto Maurizio e Oneglia, que ficam entre um rio que deságua no Mar Mediterrâneo. Unidas, elas tem um único nome, Impéria,  mesmo nome da província.Porto Maurizio está situado em uma península a oeste do rio, que se estende ao longo da costa. É o distrito mais colorido e rico da cidade. Tem ruazinhas estreitas e a sua economia gira em torno da indústria do turismo.Oneglia encontra-se em uma planície aluvial a leste. É mais moderna e possue algumas indústrias. A cidade tem praças lindas e sua praia lota no verão.
Muitas lojas de grifes internacionais estão espalhadas em seu centro. Uma tentação!!!
Um imenso calçadão, ao lado da praia, é o lugar favorito dos visitantes para uma agradável caminhada e apreciar o pôr do sol.
Bordighera e o mar Mediterrâneo
Centro antigo de Bordighera
Porto Maurizio, Imperia
Marcelo e Ana na praia de Oneglia, Imperia
Oneglia, Imperia
Fonte no centro de Oneglia, Imperia
 A interessante Dolceacqua é uma típica aldeia medieval. A parte mais antiga da cidade, chamada de La Terra, no sopé do Monte Rebuffao, é dominada pelo Castelo Doria, construída no século XIII. A parte mais nova, do outro lado do rio La Nervia, é chamada pelos habitantes de Borgo, e as duas são unidas por uma linda ponte em arco, construída no século XV.
A cidade é maravilhosa e dá a sensação que um cavaleiro medieval aparecerá a qualquer momento.

A subida até o castelo é mágica: muitas ruazinha medievais estreitas e fascinantes. Cuidado para não se perder em nenhuma delas.
É uma destas lindas cidadezinhas que não pode deixar de ser visitada.

Dolceacqua
Dolceacqua e o castelo no alto do Monte Rebuffao
Ruazinhas de Dolceacqua
Ruazinhas de Dolceacqua
Marcelo e Felipe nas ruazinhas de Dolceacqua, durante a subida até o castelo
Prédios medievais nas ruazinhas de Dolceacqua
Pertinho de Cervo está a encantadora San Bartolomeo al Mare que  tem cerca de 9 km quadrados e é uma estância balneária importante, caracterizada pelo clima ameno e constante durante todo o ano.

Cercada por deliciosos restaurantes à beira mar, San Bartolomeo é um convite ao descanso.
A cidade é um grande centro produtor de azeite de oliva extra virgem.
Caminhar pelo seu calçadão e apreciar as lindas paisagens é irresistível.

Praia incrivelmente limpa de San Bartolomeo
Pequeno porto de San Bartolomeo
San Bartolomeo al Mare vista de Cervo
Pé de oliveiras em San Bartolomeo al Mare

A famosa Sanremo foi fundada no tempo dos romanos, e a cidade é mais conhecida pelo seu festival de música, o Festival de Sanremo.
Sanremo também ficou muito famosa por sediar o Rally de Sanremo que fazia parte do Campeonato Mundial de Rally FIA entre 1973-2003. Foi substituído pelo Rally d’Italia Sardegna na ilha da Sardenha.
Outra atração de Sanremo é o seu Casino Municipal,fundado em 1905 e que está sempre lotado.
A cidade é linda e muito atraente: goza de condições climáticas especiais durante todo o ano, devido à sua proximidade com o Mar Mediterrâneo. O clima da cidade é descrita como uma “perpétua primavera”, com dias quentes e noites frias, com pouca variação de temperatura no ano todo.
Estas condições tornam Sanremo um dos destinos turísticos mais procurados da Riviera italiana.
Muitas lojas estão no centro da cidade, além de restaurantes que servem as especialidades da cidade, entre elas: a Focaccia alle Cipolle, uma massa tradicional de Focaccia recheada com cebolas refogadas no azeite de oliva com ervas.Uma delícia!!!!!
Sanremo tem muitas atrações e sugiro reservar pelo menos 2 dias  para explorar esta emocionante cidade.

Porto de Sanremo

 

Porto de Sanremo
Nós e o mar Mediterrâneo em Sanremo
Praia de Cervo
Ana em Dolceacqua
Em 1884, Claude Monet esteve em Dolceaqua para retratar a linda ponte da cidade
A famosa ponte de Dolceaqua
Imperia
Cervo
Fonte no centro de Sanremo