Alemanha: Rothenburg ob der Tauber

O Plönlein

 

Se um de vocês tiver a coragem e poder de tomar, em somente um gole, este cântaro de 3,25 litros de vinho, prometo não saquear e nem destruir esta cidade. ”
(General Tilly)

E foi assim que Nusch, prefeito da pequena cidade de Rothenburg ob der Tauber, em 1631, durante a Guerra dos Trinta Anos, conseguiu salvar a cidade da destruição das tropas do General Tilly.

Os dramáticos acontecimentos de 1631, mas conhecido como Der Meistertrunk, são encenados anualmente desde 1881, durante o festival histórico mais importante da Alemanha, na praça do mercado em Rothenburg, no dia de Pentecostes. A rivalidade entre protestantes e católicos é representada com muita emoção e cheia de suspense. Imperdível!

No Ratstrinkstube mit Kunstuhr, prédio com o famoso relógio astronômico, todos os dias às 11h, 15h, 20h e 22h um bonequinho aparece em uma das janelinhas do prédio e a lendária cena do prefeito bebendo os 3,25l de vinho é encenada! Encantador!

Estas e outras lendas fazem de Rothenburg ob der Tauber um lugar inesquecível.

Cercada por uma muralha de 3 km de comprimento e com suas muitas torres, você pode circular pela muralha e apreciar a vista desta incrível e histórica cidade. Rothenburg é considerada a cidade medieval mais bem preservada da Alemanha. Simplesmente deslumbrante!

 

Alemanha: Rothenburg ob der Tauber

Praça do mercado com a Ratstrinkstube e seu relógio astronômico

 

Rothenburg ob der Tauber

Estreitas ruas de paralelepípedos, pequenas casas de enxaimel com sacadas com flores das mais variadas cores, igrejas, muitas fontes e edifícios antigos dominam a imagem romântica e medieval da cidade. Cafés e lojas que oferecem a típica Rothenburger Schneebälle, uma massa doce em forma de bola com diferentes tipos de coberturas, é uma das lembranças da cidade. Uma tentação!

O clima mágico da cidade deve-se também as charretes que circulam pela cidade, levando o turista a um passeio pela Idade Média!

Construída na parte alta do vale do rio Tauber, Rothenburg foi fundada em 1170 e já foi inspiração e cenário de filmes importantes do cinema: no desenho animado Pinóquio, Walt Disney se inspirou na cidade para criar a vila de Gepeto. Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Rothenburg também serviu de cenário para algumas cenas.

Andando pelas ruas medievais de Rothenburg, encontram-se várias lojas, hotéis, farmácias, cuja fachada exibem letreiros de ferro forjado, onde, além do nome da loja, pode ver representado, o ofício do proprietário ou o que comprar ali, ou mesmo o nome da família que habita a casa.

 

Alemanha Rothenburg ob der Tauber

Hotel em Rothenburg

 

A cidade oferece várias atrações, por isso é recomendável passar 2 dias lá. Não pode deixar de ver a famosa bifurcação, o Plönlein, que é um dos lugares mais fotografados da cidades e está em vários guias de turismo.

Outra grande atração da cidade é a Käthe Wohlfahrt, a loja mais famosa da Europa em decoração natalina. Pequenas peças de decoração de Natal tradicionais feitos de madeira e vidro, várias luzes piscando, presépios e muito mais. São mais de 30 mil peças a venda. Fica aberta o ano inteiro. Ali, também fica o Museu do Natal, que merece uma visita.

 

Alemanha: Rothenburg ob der Tauber

Alemanha: Rothenburg ob der Tauber

Detalhes da loja de Natal

 

Outro maravilhoso museu da cidade é o Museu Medieval do Crime, uma impressionante exposição de instrumentos de tortura e punições dos últimos 1000 anos e o Reichsstadtmuseum, que mostra a história da cidade

Como Rothenburg ob der Tauber é uma cidade bem medieval, ainda pode se encontrar restos da antiga muralha e seus portões. Os portões mais bonitos da cidade são o Rödertor, que é também uma das torres da muralha e o Galgentor que era o antigo local de execuções.

A praça do mercado com sua prefeitura é um charme. Ali você pode subir a torre da incrível prefeitura e apreciar a bela vista de toda a cidade e sua muralha.

A igreja mais bonita da cidade é a Jakobskirche, com o seu fabuloso altar criado por Tilman Riemenschneider. Segundo a lenda, neste altar está guardado uma gota do sangue de Cristo.

Não deixe de visitar o jardim do castelo, o Burggarten. Este jardim está no lugar onde ficava o castelo da família Hohenstaufen  na Idade Média e que hoje não existe mais.

 

Alemanha: Rothenburg ob der Tauber

O Rödertor era a entrada principal da cidade no século XIV

 

Alemanha: Rothenburg ob der Tauber

A linda Jakobskirche

 

Mais sobre a Alemanha, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.

Thalys_ Image Banner 728 x 90