Como é assistir um jogo de futebol na Alemanha? E os estádios? A torcida?Bem vamos por etapas:
É um show…Pra começar, casa cheia em todos os jogos, faça chuva, sol ou neve. Estádios modernos e bem equipados prontos para realizar qualquer competição internacional, seja uma Copa do Mundo ou uma Eurocopa.

A torcida? A torcida é animada como no Brasil, mas com muito mais respeito. Aqui você não vê um torcedor querendo acertar alguma coisa em outro, ou, torcedores invadindo o campo após o jogo. Vemos sim, torcida adversária junto com o time da casa, e tudo no maior respeito.Quer mais? Um minuto de silêncio, é um minuto de silêncio, prontamente respeitada por ambas as torcidas.

Na hora do intervalo, as pessoas se deslocam ordenadamente para a área de alimentação. Em falar em área de alimentação, em jogos da Bundesliga, a cerveja corre solta (nas competições organizadas pela UEFA, por determinação da mesma, a venda de bebidas alcólicas é proibida), e a nossa parceira nos jogos do Atlético Paranaense, no Brasil, a pipoca no baldinho de papelão, aqui, nem pensar.  O salsichão no pão reina absoluto, nada mais justo se tratando da Alemanha, o país da salsicha!!! Uma delícia!

Morando na Alemanha  e com fanáticos por futebol aqui em casa, é impossível não se empolgar e ir assistir a qualquer jogo que tiver ingresso disponível. É, ingresso aqui é coisa rara. Para vcs terem idéia para conseguir ingresso para os jogos da Bundesliga, por exemplo, é quase impossível, tem que comprar ou o ticket da temporada, ou 5 meses antes. Infelizmente, este ano, não conseguimos ingressos para os jogos da Bundesliga.

Para compensar conseguimos, milagrosamente ingressos para assistir o timão do Gui, o Bayer Leverkusen contra o Villarreal, da Espanha pela Europa League. Um frio danado, numa quinta-feira e mais de 20 mil pessoas. Emoção foi pouca.
Para começar, as pessoas formam filas tranquilamente nas entradas para o interior do estádio, isto quando tem filas, pois os lugares são todos marcados e o torcedor pode chegar 5 minutos antes do jogo começar. A revista policial é obrigatória mas sem maiores complicações e os seguranças estão mais para enfeites do que para cuidar do pessoal.

O hino oficial do campeonato é ouvido por todos com o maior respeito! E na  hora do gol? Vibração contagiante.

Na ala da torcida organizada inúmeras bandeiras tão um show a parte.

Dois super telões filmam o público no intervalo e é impressionante as inúmeras famílias, com criancas pequenas que ficam acenando felizes, mesmo que o Leverkussen estava apenas empatando o jogo. Bonito de ver.

 Curiosidades:

O alemão xinga o juíz durante o jogo? Sim, nada exageradamente, pois a taxa de erro dos juízes daqui é bem menor;

O alemão xinga o  jogador quando ele falha ? Ele xinga bem mais moderamente que no Brasil;

O alemão xinga o bandeirinha por um impedimento que não foi? Claro que sim, ninguém é de ferro;

O alemão fica triste com o gol adversário e sai xingando o visitante? Fica triste mas não xingando e nem batendo em ninguém;
O alemão invade o campo após a partida se seu  time perde? O alemão prefere esfriar a cabeça em casa com os amigos tomando muita cerveja!

Resumindo: O que eu acho mais emocionante no futebol alemão, não são aqueles passes incríveis, ou uma arbitragem correta, ou ver de perto os melhores jogadores do mundo, e sim estar do lado da torcida e sentir o amor que sentem pelo time. Este pode estar perdendo ou sendo rebaixado, nevando terrívelmente ou chovendo canivete, lá está o torcedor com camiseta, cachecol, boné ou sua bandeira surrada. É emocionante!

Portanto, se vier para a Alemanha e quiser assistir a um jogo, vale a pena. Só se organize para a compra dos ingressos. Com certeza você terá a melhor experiência do mundo!

Felipe em frente do BayArena
BayArena
Faltando 10 minutos para começar o jogo. Tranquilidade na entrada
Começou o jogo
Seguranças tranquilamente vendo o jogo (de amarelo)
A torcida organizada
Um dos teloes e o placar
Comemoração do gol do Leverkusen
O goleiro Adler:  vimos bem de pertinho
O Guilherme, preocupado com o jogo. Infelizmente o Leverkusen perdeu de 3X2
Eu e meus meninos: muiiiiiito frio mas com o calor da torcida
Nós, em pleno verão, no Allianz Arena em Munique
Nós, no verão, no Signal Iduna Park em Dortmund