Você conhece estes adoráveis soldadinhos de madeira? Não? Então você vai conhecê-los agora! Estes soldadinhos são os enfeites de Natal mais famosos da Alemanha. A sua história remonta de muito tempo atrás!

 

Quebra Nozes

 

 

Originalmente, ele era um simples utensílio para descascar nozes e avelãs. Hoje, está presente em praticamente todas as casas alemãs!
A maior produção destes soldadinhos fica na região serrana de Erzgebirge, na fronteira da Saxônia com a República Tcheca, na pequena cidadezinha de Seiffen.
A tradição artesanal desta região começou no século XVIII, quando a extração de estanho e prata começou a decair em toda a região, fazendo com que muitas famílias saíssem dali e fossem procurar outro lugar para viver.
Mas, muitas famílias permaneceram no local e recorreram à matéria-prima mais abundante daquela região: a madeira.
Foi então que as famílias descobriram uma fonte de renda maravilhosa. Mas, a fabricação do soldadinho, só começou a ser vinculado na época do Natal, somente no século XIX, quando um morador da cidadezinha, se baseou em uma das ilustrações dos contos de Natal, O Rei Quebra-Nozes e o Pobre Reinhold, escritos por Heinrich Hoffmann, surgindo assim, o famoso enfeite que há hoje!
O Quebra-Nozes tornou-se internacionalmente famoso. Turistas e colecionadores do mundo todo vão até a pequena cidade em busca destes tradicionais enfeites de madeira.

 

Quebra Nozes

 

Você pode encontrá-los por toda a Alemanha e outros países também. Mas cuidado, o original é o Quebra-Nozes típicos de Erzgebirge, como são conhecidos.
São mais de 700 modelos nos mais diversos tamanhos, quanto maior, mais caros são! E são caros mesmos. Os preços variam de 8,50 euros até 2000,- euros.
É quase impossível não pensar neles na época de Natal! São lindos e irresistíveis!
Quer dar uma olhadinha na loja virtual oficial em Seiffen? Clique aqui: Weihnachten im Ergebirge.

 

Quebra Nozes

 

Quebra Nozes

 

Quebra Nozes

Esse custa 1762 Euros!

 

Mais sobre a Alemanha, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.