A tradição de montar a árvore de Natal dentro de casa começou em 1530, aqui na Alemanha, com Martinho Lutero.

Lutero foi uma figura muito importante na história, pois foi o precursor da Reforma Protestante na Europa. Devido as suas idéias que eram contrárias as empregadas pela igreja católica, ele foi excomungado. Foi ele que criou as primeiras igrejas luteranas na Europa.

A história conta que em certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvores em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial.

 

 

Cerca de 22 milhões de árvores de Natal enfeitam as residências alemãs. Na maioria dos casos, são pinheiros naturais de vários tipos, formatos e tamanhos e sempre decorados com velas de cera ou com as tradicionais luzinhas elétricas. Tudo muito lindo!!

Duas semanas antes do Natal, os pinheirinhos ficam expostos para a venda, fazendo a festa de toda a família, pois é uma tradição todos irem juntos escolherem o pinheirinho mais lindo que irá enfeitar a noite mágica do seu Natal. Custam em média 15,- a 30,- euros.

A árvore de Natal, independentemente da religiosidade de cada um, é um símbolo de paz e harmonia nas famílias. Afinal, a árvore de Natal trás alegria às crianças e recordações da infância dos adultos.

Feliz Natal à todos!

Mais sobre a Alemanha, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.