Maastricht é a capital da província holandesa de Limburg e está localizada no extremo sudeste da Holanda, entre a Bélgica e a Alemanha, em ambos os lados do rio Maas.
Maastricht foi fundada por romanos e é considerada a cidade mais antiga da Holanda. Com um bonito centro da cidade, uma antiga Basílica, praças, ruas estreitas, museus impressionantes, muitos shopping-centers modernos, cafés e restaurantes, Maastricht impressiona por sua diversividade.

A cidade “convida” você a ficar!

Ponte St. Servatius Maastricht
Ponte St. Servatius e a cidade

Vrijthof é a praça central da cidade. Ali estão a Basílica Sint Servaas (Basílica de São Servatius) e logo ao lado a igreja Sint-Janskerk (São João).
Em torno desta praça há muitos cafés e restaurantes, principal ponto de encontro de turistas e principamente estudantes, pois Maastricht possui uma maravilhosa universidade com mais de 12 mil estudantes, sendo 20% estrangeiros.

A praça Vrijthof, a Basílica de St. Servatius, à direita, e a igreja de St. Janskerk, à esquerda Maastricht
A praça Vrijthof, a Basílica de St. Servatius, à direita, e a igreja de St. Janskerk, à esquerda

 

Praça Vrijthof Maastricht
Praça Vrijthof

A Basílica de St. Servatius é considerada a igreja mais antiga da Holanda, possui 3 torres e foi construída sobre o túmulo de São Servatius. São Servatius morreu em 384 e ali, foi erguido uma capela memorial de madeira.
Pouco depois, em 549 foi substituída por uma igreja de pedra com uma cripta. Durante os séculos seguintes, a igreja tomou proporções maiores, recebendo suas torres e tornando-se o que é hoje. Em 1955 sofreu um incêndio, mas logo passou por obras de preservação. Em 1985 a igreja foi elevada a Basílica Menor pelo Papa João Paulo II.
A fachada oeste da igreja de St. Servatius é considerada um dos prédios mais interessantes do século 12, com várias esculturas de pedras.

 

Ana e Marcelo em frente a St. Servatius
Eu e Ana na lateral da Basílica
Escultura de pedra, original do século XII
Estátua de São Servatius em frente a Basílica

A St. Janskerk é uma igreja protestante construída em 1218, em estilo totalmente gótico. É muito bonita. Está localizada ao lado da Basílica de St. Servatius.
Sua velha torre desabou em 1366 durante uma tempestade. Na segunda metade do século 15 foi construída a nova torre, com 79m de altura, e está lá até hoje.

A linda torre da igreja de St.Janskerk, á direita em vermelho

 

Praça em frente a igreja de St. Janskerk

A ponte de St. Servatius é uma das pontes mais antigas da cidade. Foi construída entre
1280 e 1298. Tem um total de 8 arcos de pedra. A ponte atravessa o rio Maas, ligando a cidade de um lado a outro e possui 160 metros de comprimento. Ela é o cartão postal da cidade.
Ao longo dos séculos, a ponte de São Servatius foi muito danificada, principalmente na Segunda Guerra Mundial.

Eu, Marcelo e a ponte de St.Servatius

 

Ana e Marcelo em cima da ponte
Detalhe da escultura de pedra em um dos arcos da ponte

 

Ana, de surpresa, na foto

O Dinghuis está localizado no centro da cidade. Construído no século XV, em estilo gótico, possui um lindo relógio. Foi a Câmara Municipal da cidade, no século XV e depois, Tribunal de Justiça. Em seu interior possui várias câmaras de tortura. Hoje funciona como ponto de informações turísticas.

O Dinghuis

Maastricht foi uma cidade fortificada até o século XIX. O Helpoort (Portões do Inferno), foram os portões da cidade antiga, junto com a muralha que praticamente envolve toda a cidade. São os portões de cidade mais antigos que restaram na Holanda. Fica perto de um magnífico parque!! Passeio obrigatório. Os 5 canhões em frente a muralha, transportam você ao passado. Lindos.
Estes fantástico portões foram construídos em 1229 para serem o principal sistema de defesa da cidade.

Os canhões

 

O lindo parque

 

O Helpoort

 

O Helpoort
Eu e a Ana junto à torre da muralha

 

O Helpoort visto de uma das ruazinhas
Lindo parque em volta da fortificação

Antigo convento, construído em 1647

A Liebfrauenbasilik, ou Basílica de Nossa Senhora é uma igreja católica e fica no centro de Maastricht. Ela foi construída contra a parede externa de um acampamento romano no século XII e fazia parte da muralha de Maastricht. Ela é linda e em 1933, o Papa Pio X proclamou-a Basílica. Esta maravilhosa Basílica fica em frente a uma praça muito agradável, com muitos restaurantes e que leva o mesmo nome.

Entrada da Liebfrauenbasilik

 

A Liebfrauenbasilik

 

Praça em frente a Basílica

 

Igreja Franciscana do século XIV. Foi construída com blocos de pedra calcária

 

Ana nas ruazinhas da Stokstraatquartier

 

Praça principal
Estacionamento de bicicletas

 

Ruazinhas de Maastricht

 

Fachada de um famoso restaurante da cidade

 

Universidade de Maastricht

Você mesmo pode escolher o roteiro para conhecer Maastricht. É só ir até o Dinghuis e comprá-los. Há dois bem interessantes: um dura 2h e você percorre toda a cidade antiga (3km); outro, você percorre 4km em 2,5h, conhecendo todas as fortificações da cidade.
Maastricht fica a 113km de Colônia, entäo é uma ótima opção de bate-e-volta!

TGV Image Banner 728 x 90