Alemanha: Märchenwald em Altenberg

 

Era uma vez…dois irmãos alemães que adoravam escrever fábulas infantis.

Durante 50 anos, escreveram os mais lindos e emocionantes contos de fadas que conhecemos hoje, e que encantaram gerações, entre eles: Branca de Neve e os Sete Anões; Cinderela; O Gato de Botas; A Bela Adormecida; Os Músicos de Bremen; O Alfaiate Valente; Chapeuzinho Vermelho; João e Maria, e muitas outras.

Os irmãos Grimm, Jacob e Wilhelm nasceram em 1785 e 1786 em Hanau, na Alemanha e estão entre os maiores autores de fábulas infantis, dedicando suas vidas aos estudos de histórias e linguística, recolhendo diretamente da memória popular as antigas narrativas, lendas e sagas germânicas.

Para homenagear os irmãos Grimm, em Odenthal – Altenberg, a 20 km de Colônia, se encontra a Märchenwald, a Floresta dos Contos de Fadas.

Uma floresta mista de pinheiros e carvalhos, cercada por morros e vales espetaculares. Ali você e sua família, caminham por trilhas e irão encontrar pelo caminho, cenários em tamanho natural das principais fábulas dos irmãos Grimm, perfeitos, como ilustrados nos livros!

É simplesmente maravilhoso ver a casinha dos sete anões e poder olhar pelas janelinhas a Branca de Neve servindo o jantar aos anões, depois de um dia cansativo de trabalho na mina. Todo o cenário interno da casinha é muito bem detalhado.

A cada instante do passeio aparece um cenário diferente dos contos de fadas e as crianças vibram e se encantam. Bem, não só as crianças, os adultos também, relembrando sua infância!

Em alguns cenários, há animais vivos que pertencem às estórias, e estão ali para serem alimentados pelos visitantes, como cabras, coelhos, galinhas e ovelhas. As rações são vendidas na entrada do parque.

Alemanha: Märchenwald

Torre da Rapunzel

 

Na Torre da Rapunzel é um show. As crianças gritam a famosa frase: “Rapunzel, jogue suas tranças…”, e como em um passe de mágica, digno dos filmes da Disney, a janela da torre se abre e uma linda Rapunzel começa a jogar suas traças, para delírio das crianças e pais.

A casinha feita de doces pela malvada bruxa do João e Maria está lá, linda, toda enfeitada e dentro dela a famosa cena do João, preso na gaiola, a bruxa querendo ver se o seu dedo já está gordinho e Maria limpando a casa, tudo tão real que parece que entramos na estória. Os bonecos se movimentam a medida que a estória é contada.

Há sensores de vozes espalhados pelos cenários, acionados assim que a criançada começa a chamar pelos personagens. Bonecos se movimentam o tempo inteiro pelos cenários.

O lugar foi fundado em 1931 e é provavelmente, o maior e mais antigo parque de contos de fadas da Alemanha, com mais de 20 cenas de fábulas.

Depois de mais de 1 hora de caminhada por este incrível parque, na saída, há um restaurante acolhedor que serve cafés, bolos caseiros e sorvetes.  Mais sobre o parque, clique aqui.

Alemanha: Märchenwald

Alemanha: Märchenwald

A chapeuzinho vermellho e o lobo mau

Alemanha: Märchenwald

Casinha do João e Maria

Alemanha: Märchenwald

Os músicos de Bremen

Alemanha: Märchenwald

 

Mais sobre a Alemanha, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.