Áustria: Hellbrunn

 

Você gosta de tomar aquele banho gostoso? Então você vai adorar um passeio pelos jardins do Schloss Hellbrunn, o Wasserspiele (Jogos de Agua), a 5km de Salzburg.

O castelo foi erguido pelo príncipe-arcebispo de Salzburg, Markus Sittikus, entre 1612 e 1619. Sittikus queria passar suas férias de verão em uma vila italiana, mas não podia sair de Salzburg. Então ele mandou o arquiteto mais famoso daquela época, Santino Solari, o mesmo que projetou a Catedral de Salzburg, fazer o projeto da vila dos sonhos. E conseguiu mais que isso.

Com uma reputação de muitas farras e brincadeiras duvidosas, suas festas eram disputatíssimas. “Carnaval” o ano inteiro e tudo na sua vila italiana.

Para apimentar as famosas festas e brincadeiras, Sittikus criou em seu jardim um parque de diversões, sem os famosos carrosséis, mas um com “surpresas” molhadas pelo caminho.

Sittikus mandou instalar um sistema muito inteligente de canos de água espalhados por todo o jardim, estátuas, grutas, fontes, nas paredes e até no chão, acionados por pressão.
Seus convidados recebiam os jatos de água em momentos inesperados, assim que passavam por determinado caminho, ou admirando alguma estátua, ou até mesmo quando se sentavam em algum banco.

Um guia do Schloss leva os visitantes pelo mesmo passeio que o Sittikus fazia com os seus convidados a 400 anos atrás.

Além das brincadeirinhas e surpresas com a água, o jardim é uma obra prima. No meio do jardim há um teatro em miniatura feito de madeira com 200 peças movidas pela força das águas e que representava a vida em uma pequena cidade.

A mitologia grega tem um papel fundamental nas estátuas espalhadas pelos jardins. Netuno e Cia tem lugar de honra dentro das maravilhosas fontes. Cuidado, os jatos de água da estátua de Netuno, são “fatais”.

O Schloss em si também é muito bonito, os quartos são ricamente decorados com pinturas em todas as paredes; papéis de paredes chineses; salão de baile com lustres pendendo de tetos ornamentados de ouro, tudo no melhor estilo barroco.

As visitas são guiadas e não acredite no guia quando ele dizer que você pode se sentar em qualquer lugar sem medo… Mais informações sobre o Schloss Hellbrunn, como horários atuais e preços, entre aqui.

 Áustria: Hellbrunn

Áustria: Hellbrunn

Áustria: Hellbrunn

Áustria: Hellbrunn

Áustria: Hellbrunn

Áustria: Hellbrunn

 

Mais sobre a Áustria, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.