Booking.com

França: Museu do Louvre em Paris

O Museu do Louvre é uma admirável máquina do tempo: num passo apenas, de uma sala para outra, atravessamos séculos, civilizações inteiras. As riquezas do Louvre estão atualmente conservadas num conjunto impressionante de edifícios, que deram a este museu a reputação de ser o maior museu do mundo. Mas mais que um museu, o Louvre também é uma obra arquitetônica excepcional, um monumento moldado ao longo de oito séculos de história agitada, por vezes trágica, que se uniu estreitamente a França e a dos seus soberanos.

O edifício original foi construído em 1190 por Philippe II para proteger a cidade contra ataques dos vikings. Um século depois, Charles V transformou esse edifício em um palácio, e esse foi depois demolido por Francis I e Henry II para construírem um verdadeiro palácio real.

O palácio foi então expandido por Louis XIII e Louis XIV e ele começou a realmente virar um museu já em 1692 quando Louis XIV ordenou a criação de uma galeria de esculturas.Nesse mesmo ano a monarquia francesa se mudou para Versailles e sendo assim a Academia de Belas Artes e a Academia Real de Pintura e Escultura se instalaram ali.
O museu foi então inaugurado como Museu Central das Artes em 1793. Ele não parou de expandir a partir desse ponto.

Hoje essa antiga fortaleza militar é dedicada somente à cultura. Antigos escritórios do governo francês que se encontravam lá, tiveram que ser retirados para poder abrir uma nova exposição. Essa foi uma ordem do presidente francês François Mitterrand e como o museu precisaria de uma nova entrada, o arquiteto I. M. Pei propôs construir uma pirâmide de vidro no centro da Cour Napoléon. A pirâmide e seu lobby subterrâneo foram inaugurados em 1988.

França: Museu do Louvre em Paris

França: Museu do Louvre em Paris

Dentro da pirâmide

O acervo do Museu do Louvre possui mais de 380 mil itens e mais de 35 mil obras de arte estão em exibição permanente, distribuídas em oito departamentos. A seção de pintura é a segunda maior do mundo, logo atrás da do Museu Hermitage, com quase 12 mil peças de arte.

Os oito departamentos são: Antiguidades egípcias; Antiguidades do oriente; Arte grega, romana e etrusca; Arte islâmica; Artes decorativas; Pintura; Gravuras e desenhos; Esculturas.
As obras de arte mais famosas que estão no Louvre são: a Mona Lisa (Leonardo Da Vinci), a Vitória de Samotrácia (Pythokritos de Lindos) e a Vênus de Milo (escultor desconhecido).
França: Museu do Louvre em Paris

A famosa Mona Lisa, pintada entre 1503-1506

 

França: Museu do Louvre em Paris

Vênus de Milo, provavelmente do século II a.C.

 

França: Museu do Louvre em Paris

Vitória de Samotrácia, provavelmente de 200 a.C.

 

França: Museu do Louvre em Paris

Departamento grego, romano e etrusco

França: Museu do Louvre em Paris

Corredores do museu

França: Museu do Louvre em Paris

O Escriba Sentado de 2600-2350 a.C., Egito

França: Museu do Louvre em Paris

Mais sobre a França, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.

Thalys_ Image Banner 728 x 90