Aachen é uma cidade da Renânia do Norte – Vestfália. Com 260 mil habitantes e a 90 km de Colônia,  é um colírio para os olhos. Há música em todos os seus cantos. Ela vem como o vento, envolvendo-nos em uma dança. Fundada pelos romanos nos séculos I e II, Aachen era famosa por suas fontes de água quente. O povoado desenvolveu-se no século VIII quando Carlos Magno escolheu Aachen para morar, em 768. Ele mandou erguer um complexo que incluía um palácio, uma capela e um pátio enclausurado. Com a coroação de Carlos Magno como imperador em 800, Aachen tornou-se capital do Sacro Império Romano Germânico.

Entre os séculos X e XIV, todos os reis germânicos foram coroados na capela do palácio, a Capela Palatina ou Pfalz. O palácio original de Carlos Magno não existe mais e a única parte que restou foi a Capela Palatina. Inspirada na Igreja de São Vital, em Ravena, na Itália, a Capela Palatina foi erguida por Odo von Metz entre 786 e 800.

A Catedral de Aachen foi construída à partir da Capela, na qual fazem parte também um saguão, que foi reconstruído para abrigar a Rathaus.

Construída no século XIV, a Rathaus abriga um museu e lá estão as réplicas perfeitas da espada e da coroa de Carlos Magno. Toda a história das 30 coroações dos reis germânicos, entre 936 e 1531, estão descritos em um manuscrito. Fascinante! No século XIV, foi adicionado uma torre onde era o complexo de Carlos Magno.

O trono de Carlos Magno está na Capela Palatina, juntamente com o candelabro de cobre, obra de arte de um mestre artesão românico, foi presente do imperador Frederico I, o Barba-Roxa. Também na Capela Palatina se encontra o Ambo, um púlpito feito de cobre e cravejado de pedras preciosas e marfim, foi doado por Henrique II, em 1014. A galeria da Capela Palatina é maravilhosa. Seus arcos feitos de mármore vermelho e pórfiro, foram trazidos de Ravena e Roma.

As portas de bronze da Capela Palatina são da época de Carlos Magno e são o monumento deste tipo mais antigo da Alemanha.
O santuário de Carlos Magno feito de ouro maciço, também pode ser visto na Capela Palatina.

Outra grande atração é a Sala dos Tesouros onde se encontra o Sarcófago de Prosérpia, uma belíssimo exemplo de escultura romana do século 3 a.C, que acredita-se que o corpo de Carlos Magno tenha permanecido alí até sua canonização.

 

Alemanha: Aachen

Restaurantes e a catedral de Aachen ao fundo

Alemanha: Aachen

A Puppenbrunnen

Alemanha: Aachen

Alemanha: Aachen

Alemanha: Aachen

Espada e coroa de Carlos Magno

Alemanha: Aachen

Alemanha: Aachen

Feirinha e a Catedral ao fundo, aqui acontece a feira de Natal

Alemanha: Aachen

Praça em frente a Rathaus

Alemanha: Aachen

Candelabro de cobre

 

Alemanha: Aachen

O púlpito de ouro e pedras preciosas

Alemanha: Aachen

Teto da capela Palatina

Alemanha: Aachen

Santuário de Carlos Magno

Alemanha: Aachen

Sarcófago de Prosérpia

 

Aachen com seus fantásticos restaurantes espalhados pelas ruazinhas estreitas e convidativas é um paraíso para o turista.

A cidade vai surpreender você! Por ser uma cidade antiga e com tanta história, o seu lado moderno se sobressai de um jeito, que não interfere no seu charme original.

Lojas com fachadas modernas, fontes de água que mais parecem obras de artes contemporâneas, livrarias futurísticas e um povo alegre e extrovertido, sinceramente, não dá vontade de ir embora. O moderno e antigo num só lugar!

 

Mais sobre a Alemanha, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.

 

Thalys_ Image Banner 728 x 90