No canal entre os rios Main e Danúbio, existem muitos castelos. E um deles é o Schloss Prunn, que fica no vilarejo de Prunn, e é um dos mais famosos castelos da Baviera, devido ao seu local. Ele fica em um planalto rochoso, em um precipício nas montanhas. É uma combinação harmoniosa de um cenário natural e arquitetônico. O Schloss Prunn foi mencionado em documentos pela primeira vez em 1037, e não se sabe ao certo a data de sua construção. É majestoso e imponente. Passou nas mãos de várias famílias nobres, mas desde 1976 é administrado pelo estado da Baviera.

Alemanha: Schloss Prunn

Lateral do castelo

Alemanha: Schloss Prunn

 

Alemanha: Schloss Prunn

Vista do alto do castelo

 

Há uma estória muito bonita que se passou no castelo, e contada até hoje para os turístas que o visitam.

O nome da estória é ” O Cavalo Branco de Prunn”, e é mais ou menos assim:
“Era uma vez um rico cavaleiro de Prunn, que não teve filhos homens, somente uma linda filha. O velho cavaleiro estava horrorizado com a idéia de deixar sua fortuna e seu castelo para qualquer aventureiro que fosse casar com sua filha. Como eram muitos que apareciam no castelo para pedir a mão da moça e o cavaleiro estava ficando velho, podendo morrer a qualquer momento, ele propôs um desafio para os jovens pretendentes: só daria a mão da linda filha se o rapaz desse a volta no seu castelo, pelo lado do precipício, na grande muralha.
Muitos desabaram precipício abaixo, amarrados a uma longa corda, outros achavam que o cavaleiro era louco. Como dar a volta no castelo pelas muralhas? Era fundo, sem fim! Muito perigoso!

Um dia, um belo jovem cavaleiro, montado em seu belíssimo cavalo branco, parou na cidade para descansar, quando ouviu do povo a estória da filha do rico cavaleiro. Curioso, foi até perto do castelo, quando viu em uma das janelas do castelo, a linda moça obsevando-o. Bem, foi amor à primeira vista.
O rapaz ficou 3 dias analisando o terrível penhasco e como iria dar a volta na parede, interminável, do castelo. Não conseguia ver nada lá em baixo, muitas árvores, provavelmente sem fundo!
No terceiro dia, já desanimado, viu descendo de uma das janelas laterais do castelo,bem escondida, um papel e a linda jovem sorrindo para ele. Pegou e leu a mensagem que a  jovem enviou: ” Os muros do castelo tocam o chão”. Animado, ele pegou seu cavalo branco desceu a montanha e deu a volta nas paredes do castelo, ao lado da montanha.
Nesta altura, toda a cidade e o velho cavaleiro observavam o dilema do rapaz e a festa que fizeram quando ele deu a volta no castelo. O velho cavaleiro, admirado pela inteligência do jovem, deu a mão de sua filha a ele.” Hoje, está pintado na lateral do castelo, um cavalo branco em homenagem ao cavaleiro.

Alemanha: Schloss Prunn
Alemanha: Schloss Prunn

Mais sobre a Alemanha, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.