Nuremberg (Nürnberg) é considerada símbolo histórico da Alemanha. E não é por causa das suas salsichas ou pães de Mel famosas. Entre 1945 e 1949 foram realizados os julgamentos de líderes nazistas, o maior acontecimento da época, atraindo atenções do mundo todo. Nuremberg foi um centro importante do comércio em 1050 e transformou-se em um dos mais importantes centros culturais da Europa.

Um dos mais notáveis pintores do Renascimento, Albrecht Dürer, nasceu em Nuremberg em 1471. Em 1531, três anos depois de sua morte, o municípo adquiriu a casa onde nascera e transformou-o em uma prensa de livros. Hoje o local remonta aos tempos de Dürer e ali há cópias de suas gravuras, oferecendo uma valiosa amostra do trabalho deste famoso cidadão de Nuremberg.

Todos os anos, o mercado central da cidade serve de cenário para a famosa feira de natal, a Christkindlesmarkt. É maravilhosa! Os famosos pães de mel são vendidos dentro de lindas latas decoradas em alto relevo com cenas da cidade de Nuremberg em diversos anos de sua história. As salsichas, deliciosas, bem como o vinho tinto com especiarias (Glühwein) bem quentinho, são presenças marcantes da feira e fazem a festa dos turistas, além de aquecer.

 

Alemanha: Nuremberg

Casa de Dürer

 

Alemanha: Nuremberg

Praça principal com barraquinhas da Feira de Natal

 

Alemanha: Nuremberg

O que fazer em Nuremberg?

No principal portão da cidade, o Königstor, está o Handwerkerhof,  centro de artesanato  que foi criado em 1° de Abril de 1971, por ocasião do 500° aniversário de nascimento de Albrecht Dürer. Vale a pena uma passada por lá!

A principal atração de Nuremberg é a fonte gótica Schöner Brunnen (fonte bonita), erguida em 1385, mas substituída no século XX por uma réplica. A construção consiste em um obelisco de 19 metros com belos entalhes, dentro de uma piscina octogonal, cercado por grade renascentista que inclui o famoso “anel de ouro”, que segundo a tradição local, se você der três voltas ao redor dele, você voltará a visitar Nuremberg.

Outra maravilhosa fonte é a Ehekarussell, a a maior fonte construída no século XX, localizada perto da Weißen Turm e da Elisabethkirche.

A Frauenkirche é um espetáculo. Foi encomendada pelo imperador Carlos IV em 1352-58. Ela esta bem no centro da praça central da cidade, onde acontece a feira de natal. Todos os dias, ao meio dia, o relógio toca exibindo uma procissão de príncipes que rendem homenagem ao imperador Carlos IV.

Mas o mais fantástico e impressionante da cidade é o Kaiserburg. São três castelos que ficam no ponto mais alto da cidade, enormes, que proporcionam uma vista de Nuremberg extraordinária!

Nuremberg é uma delícia. Andar por suas ruas estreitas e medievais é como voltar ao passado. Seus restaurantes são bem tradicionais e a decoração destes locais impressiona.

O zoológico de Nuremberg é imperdível! É um dos mais importantes da Alemanha. Lá nasceu a ursa polar Flocke que foi rejeitada pela mãe, ficando mundialmente famosa. O zoo é enorme e com várias atrações. O show dos golfinhos e leão-marinho é sensacional!

Também vale muito a pena visitar o Reichsparteitagsgelände, as áreas dos desfiles do Partido Nazista em Nuremberg, um impressionante complexo de edifícios usados até 1938.

Alemanha: Nuremberg

A Frauenkirche

 

Alemanha: Nuremberg

Castelo no alto

 

Alemanha: Nuremberg

Um dos lindos restaurantes de Nuremberg

 

Alemanha: Nuremberg

Flocke com seu marido Rasputin

 

Alemanha: Nuremberg

Show de leão marinho

 

Mais sobre a Alemanha, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.

Booking.com