Cidade encantadora e acolhedora! Bonn, com seus cafés, livrarias e praças, ficou mundialmente conhecida em 10 de maio de 1949, quando se converteu na capital da República Federal da Alemanha.

Em 1991, o Parlamento decidiu que Berlim seria a capital do país reunificado. Porém, 7 ministérios ainda estão sediados na cidade.

Um pouco de história:

Bonn foi fundada pelos romanos em 11a.C. e atingiu seu esplendor e grandeza graças aos arcebispos de Colônia.
Mas ficou ainda mais famosa por causa de Ludwig van Beethoven, que nasceu em Bonn , em 1770, e Robert Schumann, que nela passou seus últimos anos de vida.

Há a casa de Beethoven, em que ele viveu até os 22 anos, e que agora é um museu. É um prédio lindo, erguido no século 18 em estilo barroco.
Beethoven nunca mais voltou a Bonn quando deixou a casa, mas há no museu um acervo maravilhoso relacionado com toda a sua obra.

 

Alemanha: Bonn

Casa de Beethoven

 

O que fazer em Bonn?

A praça central de Bonn é única. Em formato triangular com uma mistura de arquiteturas modernas e barroca.
O maior destaque é a prefeitura (Rathaus), construída em estilo barroco.

No centro da praça tem uma fonte em forma de obelisco a Marktbrunnen, erguida em 1777 em homenagem ao príncipe Maximilian Friedrich.

A Catedral de Bonn, a Münster St. Martin , é um exemplo de arquitetura românica. A igreja foi construída entre 1150 e 1230 no lugar da antiga catedral do século 11, da qual ainda resta uma cripta de nave tripla.

A Rheinufer é uma rua situada na beira do Reno, linda!! Com muitos restaurantes convidativos e barcos ancorados para passeios pelo Reno. Alí perto situa-se o Alter Zoll, a antiga alfândega, instalada em um dos baluartes da muralha da cidade, do século XVII.

Bonn abriga também vários museus e um teatro para óperas, às margens do Rio Reno, muito famosa.

 

Alemanha: Bonn

Alemanha: Bonn

 

Alemanha: Bonn

O Rheinufer

 

Alemanha: Bonn

Barcos ancorados para passeios pelo Reno

 

Alemanha: Bonn

Parte da antiga muralha da cidade

 

A Universidade de Bonn é um castelo construído entre 1607 e 1705 e virou Universidade em 1818. Ocupa um dos edifícios educacionais mais bonitos da Alemanha. Bonn é um cidade-universitária: a quantidade de estudantes, do mundo inteiro, impressiona.

Perto de Bonn tem uma cidade chamada Poppelsdorf, onde há outro castelo, o Schloss Clemensruhe, que é outro campus da Universidade de Bonn. Alí há os cursos de botânica, zoologia, biologia, mineralogia, entre outros. No próprio Schloss tem um magnífico Jardim Botânico da própria universidade.

 

Alemanha: Bonn

A Universidade e seus jardins

 

Alemanha: Bonn

O Schloss Clemensruhe, em Poppelsdorf

 

Alemanha: Bonn

Jardim Botânico

 

Outra grande atração de Bonn é a cidade-balneário chamada Bad Godesberg, que foi incorporada a Bonn em 1969. Lá, no alto da montanha Godesburg há um castelo do século 13, em ruínas desde o século XVI. Hoje é um hotel e restaurante, mais a torre ainda esta em pé e é fantástica.

 

Alemanha: Bonn

A cidade de Bad Godesberg e a torre das ruínas do castelo

 

Alemanha: Bonn

Schloss Godesberg

 

Alemanha: Bonn

Restos de ruínas romanas no centro de Bonn

 

Mais sobre a Alemanha, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.

Booking.com