Alemanha: Freising

Vista para Freising

 

Freising fica exatamente a 37 km de Munique, no estado da Baviera, às margens do Rio Isar.

A Baviera é o maior estado da Alemanha e reuniu muitos bispados no passado. Tanto que o Papa Bento XVI foi Bispo de Freising e Munique.

A história da fundação da cidade está relacionada a São Corbiniano, que fundou o bispado no início do século VIII.

Conta a lenda que no ano de 724, São Corbiniano, quando estava a caminho de Freising para fundá-la, foi surpreendido por um urso e este acabou matando o seu cavalo. O Santo mandou o urso ajudá-lo a carregar sua bagagem até Freising, como castigo! Chegando lá, o santo deixou o urso voltar para a floresta, perdoando-o!

E a cidade, até hoje, homenageia o urso que “ajudou” o santo, com estas estátuas.

Alemanha: Fresing

Um dos diversos ursos espalhados pela cidade

A Catedral de Freising

O santo morreu em 725 e seus restos estão na cripta da catedral de Freising, magnífica, ordenada de ouro dos “pés a cabeça”, literalmente.

No local da catedral existia uma outra igreja, construída em 715, que foi consagrada por Boniface m 739. A igreja foi destruída completamente depois de um incêndio em 1159.

A construção da catedral atual começou em 1159 e terminou em 1205, mas durante os séculos foi reforma diversas vezes até chegar a sua aparência atual.

Também chamada Santa Maria ( Mariendom), é uma Basílica românica. Fica em um morro na parte antiga da cidade com suas duas torres sineiras de 56m cada, visíveis por quilometros com um conjunto de 11 sinos.

A parte interna foi reformada em estilo barroco pelos irmãos Asam em 1724-25. Os irmãos Asam eram na época, importantes pintores e arquitetos e suas principais pinturas estão na Igreja Asam em Munique e na Catedral de St. Jacob em Innsbruck.

No centro da cripta, onde o São Corbiniano está enterrado, há uma das esculturas mais ilustres da Europa chamada Bestiensäule ( a coluna das bestas), esculpida em pedra na alta idade média.

A Catedral é única. Ela possui uma porta de entrada bem discreta, linda, totalmente entalhada em madeira e muito espessa e, certamente, pesada! Quando você entra, vê em primeira mão um lobby.

Uma escadaria leva para o interior. O altar é ainda maior e também acessível através de escadas.
Seu interior é maravilhoso, ricamente detalhada no melhor estilo barroco. A Catedral inteira tem inúmeras esculturas, quadros e ursos (símbolos da cidade).

Alemanha: Freising

A linda catedral

Alemanha: Freising

Dentro da catedral

Alemanha: Freising

Detalhe no altar

Freising tem 40.000 habitantes e sua principal atração é a Marienplatz, onde nas quartas-feiras e sábados acontece uma feira deliciosa, com frutas, verduras e flores fresquinhas dos produtores locais. Linda e vale a pena visitar.

Outra grande atração de Freising, que fica na extremidade sudoeste da cidade, é um antigo mosteiro onde funciona a cervejaria mais antiga do mundo, a Weihenstephan, datada do ano de 1040, a cerveja é muito gostosa e muito tradicional.

Alemanha: Freising

O antigo mosteiro e cervejaria Weihenstephan

Alemanha: Freising

Centro de Freising

 

Alemanha: Freising

Praça principal com a Rathaus (prefeitura)

 

Mais sobre a Alemanha, suas cidades e suas atrações, veja aqui.

Loja do Por que não? Travels com roteiros e guias à venda, veja aqui.

Roteiros personalizados para toda a Europa, clique aqui.

Curta a página do Por que não? Travels no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos do Por que não? Travels no Instagram.

Siga as informações do Por que não? Travels no Twitter, @alemanhapqnao.

 

Thalys_ Image Banner 728 x 90